O Conceito de Tecnologias de Informação e Comunicação
Por: steeve2018 • 14/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 145 Visualizações
Conceito de Tecnologias de Informação e Comunicação
As TICs são um processo de transformação de dados em informação, utilizada para tomada de decisões que proporciona uma sustentação administrativa que optimiza os resultados esperados pela empresa.
A partir de 1990, as TICs começaram a ter um impacto na gestão das empresas pequenas, médias e grandes como ferramenta de melhoria de desempenho e como força que molda as empresas. Exemplo: os produtores de bens de consumo usam as TICs para transmitir informação sobre vendas directamente dos armazéns das fábricas, para assegurar que as fábricas para assegurar quês as fábricas produzam os artigos que os clientes precisam de comprar reduzindo custos de stockagem (armazenamento).
Desafios das TICs
- Determinar como melhor usar os computadores para acelerar e melhorar a forma de produzir e prestar serviços.
- Proporcionar aos trabalhadores uma educação e treino necessários para operar com as TICs e delas tirar vantagens.
- Usar as TICs para apoiar e melhorar o desempenho humano.
- Geri, efectivamente, o acesso à informação necessária e possível através das TICs.
Vantagens do uso da Internet
O uso da internet (rede mundial de comunicação composta por várias redes de computadores), um dos dispositivos das TICs, traz as seguintes vantagens:
- Redução de custos de deslocação e resolver problemas ou tarefas de forma rápida, relacionando o tempo nas negociações, pois as pessoas comunicam-se em qualquer lugar one estiverem.
- Otenção de informação sobre milhares de assuntos, de formaimediata, em qualquer lugar do mundo.
- Alavancar o desenvolvimento de novos produtos e serviços; o contacto diário entre organizaçoes; a forma como as pessoas desenvolvem os seus trabalhadores; a pesquisa de informações; a forma como se comunicam, trabalham em equipa e ainda no uso da internet como fonte de entretenimento.
- Habilitar as empresas fornecedoras de produtos ou prestadoras de serviços o acesso imediato aos seus clientes, em qualquer localidade e a qualquer distância, podendo contarem com um sistema que funciona 24/24 horas, a baixo custo.
- Permitir os usuários a partilharem dados e informação, colaborarem em pesquisas e trocarem mensagens entre si.
- Eliminar barreiras geográficas entre as empresas e seus stockeholders.
- Promover a consciencialização e interesse do consumidor, fornecer a informação, facilitar a comercialização entre empresas clientes, estimular a experimentação de produtos, habituar os clientes e colocar pedidos e medir a eficácia de campanhas publicitárias específicas.
- As empresas desenvolvem a fidelidade dos clientes enviando por este meio, cartões de aniversário, do natal e do final do ano.
Uso do Website
O Website é um arquivo digital de dados e de informação armazenados num computador servidor, com acesso disponível para todo mundo, via internet.
Com uso do Website os funcionários de uma organização têm acesso a dados e informação interna. Como perfis de clientes e stocks de produtos, o que não aconteceria antes de se criarem e desenvolverem as TICs pois a informação era oculta em bancos de dados a que somente técnicos tinham acesso.
A presença das organizações na internet, por meio do Wibsite, tem de ser explorada para que ofereça conteúdos do interesse do seu público-alvo, bem como contribuir de forma decisiva para o alcance dos objectivos específicos das relações públicas.
Pelo Website, os clientes libertam-se do seu papel tradicional de simples receptores passivos de comunicação de marketing, conferindo-lhes um maior controlo sobre a colecta de informação e processo de aquisição, tomando-se em participantes activos nos processos de mercado.
As empresas que usam o serviço website conseguem:
- Atingir o seu público-alvo longe das zonas geogr’aficas onde estão implantadas, isto é, explorarem oportunidades de mercado em todas as regiões do mundo que desejam.
- Informar as seus clientes sobre potenciais produtos e serviços, e características que as diferenciem da concorrência.
- Divulgar informações do interesse dos clientes sobre produtos e serviços oferecidos para gerarem credibilidade e promoverem a imagem e a marca.
- Proporcionar o acesso à informação a qualquer hora.
- Informar os clientes sobre a qualidade dos produtos e serviços e apresentarem novos produtos e serviços.
- Ter maior número de clientes.
- Melhorar o relacionamento do negócio entre a empresa e os seus clientes.
- Proporcionar serviços que geram satisfação aos clientes, aumentarem a produtividade e melhorarem o seu desempenho.
- E facilitar com maior acesso à informação sobre produtos e serviços para gerarem confiança que satisfaça as espectativas dos clientes.
- Substituir o trabalho manual pelo electrónico, que ocorre a uma velocidade instantânea.
- Efectuar vendas e fazer publicidade dos seus serviços, comprar e vender acções.
Vantagens do uso do e-mail (correio eletrônico) nas TICs
O uso do e-mail traz consigo as seguintes vantagens:
- Redução do tempo e número de reuniões, resolve questões e determina o custo de acção sem que os seus participantes tenham que deixar os seus postos de trabalho.
- Telemóveis e vídeos-conferência aumentaram e melhoraram o fluxo de informação com vista ao melhoramento do desempenho, tanto das pessoas, como das empresas.
- Com as exisgências das mudanças ambientais e mudanças dos padrões de qualidade, aumenta a rapidez da transmissão de ideias.
- Auxiliar as empresas entre si de forma independente, administrar o fluxo de mercadorias e serviços.
- Permitir ao homem comunicar-se com o mundo num instante, divulgando inovaçoes e progressos científicos, poupando tempo e sem incorrer em custos elevados.
- Garantir a confidenciabilidade dos dados reclhidos, tomar uma posição mais neutra na recolha e interpretação de dados e da informação; redução de custos melhoria de competitividade; alterarem o ambiente competitivo e criarem novas oportunidades de negócio.
- Antes das TICs, oprocesso de trasmissão de ideias era lento e consumia muito tempo. Era feito através de memorandos (documentos em papel) que circulavam hierarquicamente em diferentes sectores das empresas, mas hoje o e-mail reduziu drasticamente o tempo da circulação das ideias e informação.
Vulnerabilidade das TICs
Embora as TICs ajudem a resolver problemas das empresas, elas são muito mais vulneráveis do que os sistemas manuais. Eventos, como incêndios ou falta de energia elétrica, podem provocar grandes danos porque muitos dos recursos de informação das empresas estão conectados em um só lugar. Dados valiosos podem ser destruídos se o computador funcionar mal, ou se alguém adulterar os arquivos guardados nos computadores.
...