O Cooperativismo Agropecuário
Por: fausto.hartmann • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 113 Visualizações
Curso: Cooperativismo Agropecuário
Profa. Msc. Adriana Peruzzi
Aluno: Fausto Hartmann_________________________________ RGM 529.077________
Atividade Aula 01 – Origem e Princípios do Cooperativismo
Atividade Aula 02 – Empresa Cooperativa, Gestão e Governança
- Responda as questões abaixo:
- Cite e comente 2 princípios cooperativista que você julga mais importante? (Valor 1,5 pontos)
R: Autonomia e Independência; Educação Formação e Informação.
- Foi observado que a região Sudeste possui 2.357 cooperativas e 5,1 milhões de cooperados e a região Nordeste possui 1.755 cooperativas e 551 mil cooperados (Fonte OCB, 2014). Embora a região Nordeste esteja em segundo lugar em número de cooperativas, a região está em quarto lugar em número de cooperados. Sugira uma razão para este acontecimento. (Valor 1,0 pontos)
R: Devido o grande numero de recursos naturais, a grande maioria das famílias tiram sua renda por exploração destes recurso, com isso foi criadas inúmeras cooperativas de famílias para agregar valor nos recurso utilizados e com isso ter uma maior rendimentos dos seus trabalhos.
Atividade Aula 02 – Empresa Cooperativa, Gestão e Governança
- Responda as questões abaixo:
- Por que o objetivo de uma cooperativa é a prestação de serviços a seus associados, ou seja, o “trabalho”, e não o lucro? (Valor 1,25 pontos)
R: A cooperativa é uma sociedade de pessoas e rege-se pelos princípios da sociedade simples. Para melhor caracterizá-la, será feita uma comparação entre ela e sociedades empresariais. A sociedade cooperativa possui características que lhe são peculiares e isso já é o bastante para diferenciá-la das demais sociedades, visando o lucro dos seus cooperados, agregando valor aos seus produtos ou serviços.
- Por que a Governança Corporativa/Cooperativa é o modo de gestão indicado atualmente para as cooperativas agropecuárias? (Valor 1,25 pontos)
R: A Governança corporativa trata de um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos cooperados.
Curso: Cooperativismo Agropecuário
Profa. Msc. Adriana Peruzzi
Aluno: Fausto Hartmann__________________________________ RGM 529.077____________
Atividade Aula 03 – Agronegócio e Negócio Cooperativo
- Por que há uma cooperativa e por que não há um outro tipo de empresa na agropecuária, sendo que poderiam ser uma sociedade anônima ou uma empresa de capital? (Valor 1,25 pontos)
R: Inicialmente pode-se verificar que a cooperativas é uma empresa muito importante para o nível de renda dos seus associados, e aparentemente muito mais eficiente que uma sociedade anônima, ou limitada. A cooperativa é importante para regular preços regionais. Assim, a existência da cooperativa exerce uma influência positiva diminuindo o preço pago pelos produtores aos insumos e aumentando o nível de preços recebidos de seus associados.
...