O Desafio Anhanguera
Por: RitinhaB • 20/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.052 Palavras (9 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SENHOR DO BONFIM/ BA
Curso Superior em Recursos Humanos - 2° semestre
DESAFIO PROFISSIONAL
RITA DE CÁSSIA GOMES BASTOS
RA: 3392609904
TUTOR:
ELVIO VIANA JUNIOR
SENHOR DO BONFIM/BA
MAIO/2017
DESAFIO PROFISSIONAL
RITA DE CÁSSIA GOMES BASTOS
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, no Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob a orientação do Tutor Elvio Viana Junior.
SENHOR DO BONFIM/BA
MAIO/2017
INTRODUÇÃO
Todos os dias os gestores de Recursos Humanos (RH) enfrentam inúmeros desafios. Lidar com pessoas compreende muitas variáveis e dificuldades. De questões legais à promoção de saúde e bem-estar há muito para fazer. É preciso realizar funções como planejamento, recrutamento, assessorar as gerências e diretorias, fazer recomendação de atitudes aos colaboradores e ainda fazer o controle da produtividade.
A Gestão de Pessoas impacta diretamente no desempenho de todos os setores da empresa. Por isso há a grande responsabilidade em manter um bom ambiente de trabalho, um clima agradável entre os colaboradores e consequentemente cuidar para manter a satisfação e a motivação das pessoas.
Diante disso, se torna evidente que o Sr. Almeida está passando por inúmeras dificuldades dentro da sua referida empresa. Trazendo isso para a realidade desta empresa, o primeiro passo quando pensamos em implantar uma área de Recursos Humanos é conhecer a empresa e o departamento atual. É fazer um diagnóstico, “uma anamnese”, internamente e externamente para determinar a situação atual, onde deveremos dar mais atenção e o que (se existir) podemos usar como âncora para avançar. Esse passo é essencial!
É notória a falta de planejamento estratégico que deveria se manter dentro da instituição, a falta de uma estrutura do setor de Recursos Humanos, a ausência de comprometimento organizacional dos colaboradores e a falta de comunicação entre eles, bem como problemas quanto à segurança do trabalho, baixa qualidade dos serviços prestados e pouco comprometimento e motivação dos funcionários.
Saber selecionar bem os funcionários para preencher as equipes é o que a empresa espera do setor de Recursos Humanos. E neste momento é preciso muita atenção para se fazer boas escolhas. O grande desafio é buscar talentos e profissionais que tenham mais que o perfil da vaga, que tenham afinidade com a empresa. Uma dificuldade no recrutamento é a falta de tempo: com muitas atribulações, os profissionais de RH enfrentam a correria para conseguir fazer um processo seletivo. Além deste desafio inicial, ainda é preciso posteriormente, treinar, integrar e motivar este novo membro da corporação.
PROCEDIMENTOS
Quanto aos fins, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Foi coletado os dados da empresa VBS Logística Ltda e feito um levantamento dos possíveis diagnósticos e posteriormente um planejamento estratégico para a melhoria no processo de gestão da empresa e no aumento da sua produtividade.
Diante deste diagnóstico, o planejamento estratégico surge como uma valiosa ferramenta de ajuda para a alta direção de uma organização, pois permite nortear as ações gerencias da empresa dentro de um plano previamente determinado, de estratégias e metas diminuindo consideravelmente a possibilidade de tomadas de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo.
É muito comum que as empresas não deem tanta importância para o planejamento estratégico. Entretanto, com o passar do tempo, o mercado tende a se tornar mais competitivo, onde surgem novos concorrentes, produtos, serviços, tecnologias, e todos eles tem o potencial de impactar profundamente o contexto de uma empresa.
O comprometimento organizacional é uma relação que há entre o colaborador e a empresa onde trabalha. É quando o funcionário tem o desejo de fazer parte da organização e de participar do crescimento e dos objetivos da empresa. Para que haja um ambiente onde as pessoas se sintam motivadas, é imprescindível que haja comprometimento tanto por parte dos funcionários quanto da empresa. É fundamental que o colaborador esteja comprometido fortemente com a empresa para que clientes e fornecedores, ao sentirem isso, possam transmitir boas opiniões sobre a organização, seus produtos e/ou serviços e sobre o bom atendimento prestado pelos seus empregados. Além disso, a falta de uma estrutura contribui, também, para um clima de desmotivação dos empregados, clima gerado pela falta de perspectiva de crescimento e carreira.
A maioria das áreas de Recursos Humanos pouco dá valor à importância da comunicação interna. E isso traz resultados totalmente desastrosos e impactantes para os funcionários e para a própria imagem do departamento
Diante disso, há algumas formas de comunicação com o funcionário que podem ser as mais eficientes e que trazem bons resultados:
1ª Manter um canal direto, diário e eficaz de comunicação com o seu cliente interno, seu colaborador. O ideal é implementar uma Central de Atendimento ao Cliente Interno, com uma pessoa focada apenas no atendimento, na resolução dos problemas, na resposta às dúvidas e questões do dia-a-dia do funcionário. A Central, de preferência, deve ser uma área à parte da Folha de Pagamento, ou da área de Administração de Pessoal, assim poderá dedicar melhor e mais tempo ao funcionário.
...