TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional Gravadora

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

Disciplinas:

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distância – CEAD - da Universidade Anhanguera UNIDERP, como parte de requisito de avaliação nas disciplinas de Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional do 1º bimestre.

Bauru/SP

Março/2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .....................................................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................5

2.1 PASSO 1 - PERFIL DOS OPONENTES – PERFIL DO NEGOCIADOR ...................6

2.2 PASSO 2 - HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES............................6

2.3 PASSO 3 - ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO......................................7

2.4 PASSO 4 - CULTURA ORGANIZACIONAL .................................................................8

2.5 PASSO 5 - PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES ....................................................................9

2.6 PASSO 6 - PROPOSTA FINAL ........................................................................................9

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................11

1- INTRODUÇÃO

O presente desafio trata-se da negociação entre uma Gravadora de música que pretende instalar-se em um bairro de classe média na cidade Buriti localiza no interior do estado de São Paulo e a Associação de moradores do referido bairro, que tentam impedir a vinda desse empreendimento alegando pontos negativos oriundos dessa implantação aos moradores em questão.

Vamos abranger a negociação para acordar medidas que sejam favoráveis para ambas às partes. Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.

Os moradores, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos mesmos devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança do bairro em razão da quantidade de artistas a frequentar o local. O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO (Chief Executive Officer) da Gravadora, foi designado para dar início às negociações.

2. DESENVOLVIMENTO

O senhor Carlos Henrique, líder e defensor da Associação de moradores do bairro, não aceita a instalação da Gravadora de música Novo Som, alegando a perturbação da tranquilidade dos moradores devido barulho, prejuízo da segurança devido à quantidade de pessoas estranhas que irão frequentar o local bem como perigo no trânsito ocasionado pela maior circulação de veículos.

Outro questionamento é que no bairro residencial a maioria dos moradores são pessoas da terceira idade, conservadoras e questionadoras, que prezam pela tranquilidade para o descanso. Por fim, cita que o bairro não necessita de progressos advindos deste empreendimento para melhorar.

Segundo o modelo de Jung, os moradores do bairro, representados pelo senhor Carlos Henrique, adotam um modelo restritivo, onde pensam em seus próprios interesses sem levar em consideração as necessidades da gravadora, ou mesmo seu modelo de tratamento com o bairro onde estão planejando trazer uma nova Sede.

Em defesa de seus interesses, eles se apoiam em questões fundamentais sem embasamento, pois os pontos negativos da gravadora são irrisórios se comparados aos benefícios, onde no caso, eles usam um representante em defesa de seus interesses e tentam rebaixar as vantagens da gravadora a fim de conseguir barrar sua instalação.

De outro lado, o senhor Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da gravadora de música Novo Som, vem defender a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Para isso, apresenta propostas para fazer uma negociação amigável, sem prejuízos para a população envolvida no caso e apresentando os prós do projeto, confiando na mudança de postura dos moradores do bairro.

O modo de tratamento do negociador da gravadora é considerado ideal, pois expõe pontos fortes do projeto ao mesmo tempo em que sabe defender as críticas dadas pelo grupo de moradores do bairro, mas sem ser agressivo, dando margem às respostas e definindo limites na negociação, eliminando itens desnecessários como o problema do barulho.

2.1 Passo 1

Perfil dos Oponentes – Associação de moradores do bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza a tranquilidade, sendo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com