O Desenvolvimento de Negocio
Por: fabianaluciedla • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 125 Visualizações
QUESTÃO 01
a) Apresente as INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES sobre DUAS destas três etapas de um PLANO DE NEGÓCIOS:
(1) Identificação da oportunidade de negócio;
Na atualidade, qualquer produto ou serviço, para ter sucesso, precisa atender uma necessidade ou um desejo do consumidor. Nesse contexto, as oportunidades são muitas, e elas existem em diversos setores, e estão espalhadas por todos os cantos, camufladas nas imperfeições do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços, nos desejos e necessidades mal satisfeitas, nos estados de humor e espírito dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências. Portanto, a identificação da oportunidade de negocio é fundamental levantar informações atualizadas como: funciona seu produto ou serviço em todos os seus aspectos, quem são meus clientes finais, ou seja, quem vai se beneficiar diretamente do uso de meu produto ou serviço, se existem influenciadores na decisão de compra que não são os clientes finais, mas podem recomendar nosso produto, quanto tempo se leva para fechar um negócio, o que realmente é levado em conta compra e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização da nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço, além do produto ou serviço ser viável e possui uma equipe qualificada para torna a empresa competitiva no setor de atuação. Enfim, a oportunidade é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, pois um bom aproveitamento das oportunidades são condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado.
(2) Pesquisa de mercado; e
A pesquisa de mercado é fundamental no mercado, seja na fase de concepção do negócio ou já na implementação, pois irá ajudá-lo a entender seus potenciais clientes, conhecer seus concorrentes e validar se de fato existem pessoas dispostas a pagar por seu produto ou serviço e é através do processo de coleta e análise de informações que auxiliaram as organizações na tomada de decisões estratégicas. Portanto, ela deverá abordar questões que respondam a perguntas do tipo: Há mercado para meu produto ou serviço, esse mercado está em ascensão, estagnado ou em decadência, qual é meu público alvo, que dificuldades encontrarão para entrar nesse mercado, que preços praticam meus concorrentes, quais são esses concorrentes, que diferencial cada concorrente tem em relação ao outro, entre outras perguntas. Após obter as respostas da pesquisa, analise se vale realmente a pena entrar nesse mercado, com base no que você espera de retorno de seu investimento. E avalie também possíveis estratégias que permitam garantir o sucesso dessa empreitada. Enfim, as pesquisas de mercado existem basicamente dois métodos que são: a pesquisa primária e a pesquisa secundária. Na pesquisa primária os dados são coletados especificamente para seu negócio, e podem fornecer ideias sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações. Você consegue essas informações através de entrevistas, questionários ou reuniões com grupos de potenciais clientes. Já a secundária é a utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver o seu problema, e estão quase sempre na internet, em sites do governo, de associações e especializados. Com isso, o processo de pesquisa de mercado pode ser dividido em cinco etapas: definição do seu problema, planejamento, investigação, coleta e análise dos dados e informações.
(3) Viabilidade.
b) EXPLIQUE qual a importância da elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS para aumentar a competitividade de uma organização.
O plano de negócios é uma ferramenta tão importante que se aplica não só em lançamento de novos empreendimentos, mas também em organizações consolidadas. Nesse sentido, ele possibilita a diminuição da probabilidade de morte precoce das empresas, uma vez que uma parte dos riscos e as situações operacionais adversas serão previstas no seu processo de elaboração e serve como um instrumento de apresentação da empresa para diferentes públicos, além de ser uma ferramenta que permite tanto o estabelecimento da visão, posicionamento da empresa frente à visão e os objetivos estratégicos da empresa, quanto para delinear a estratégia. Portanto, o plano de negócio serve também como instrumento de comunicação entre a empresa e os vários agentes externos como clientes, bancos, investidores, agências de financiamento e empresas de capital de risco, pois um banco requer uma informação diferente daquela exigida por uma empresa de capital de risco e a informação apresentada a um cliente é diferente daquela apresentada a uma agência de financiamento, e assim por diante. Enfim, o plano de negocio engloba 3 planos distinto que são: Plano de Marketing, Operacional e Financeiro. Com isso, cada plano desenvolve uma área distinta, onde o plano de marketing será colocado às ideias de produtos a serem vendidos, clientes, potencial de vendas da região onde a empresa será estabelecida, concorrentes, fornecedores e desenvolver algumas estratégias promocionais, como divulgação, comercialização e treinamento para os funcionários. Já no plano operacional os pontos mais importantes a serem destacados são os de layout, no caso de decidir como será a empresa, como será a divisão de escritórios, arranjo físico e capacidade produtiva, quantidade de funcionários, entre outros. E ainda, o plano financeiro, que irá dar a ideia da quantidade de capital necessária para estoque, material, entre todas as outras despesas da organização.
QUESTÃO 02
a) ESCOLHA UM dos métodos mais empregados para Avaliação de Desempenho (1 - Avaliação por resultados / 2 – Comparação / 3 - Importância dos indicadores / 4 - Avaliação de competências / 5 - Gráficos) e apresente as INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES sobre o método escolhido por você.
A avaliação de competências é um sistema que busca impulsionar os colaboradores na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. Além de ser uma ferramenta que identifica as competências essenciais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional e também as lacunas de qualificação do funcionário para tarefas específicas e fornece recursos para aperfeiçoar suas capacidades. E sua iniciação começa pelo mapeamento, que irá permitir colher dados relativos às competências necessárias para o bom desempenho das atividades e perfil do funcionário quanto a estas competências, categorizando-as em três blocos, que são: Competências Conceituais, que são conhecimento e domínio de conceitos e teorias que embasam as técnicas, Competências técnicas, que são domínio de métodos e ferramentas específicas para determinada área de trabalho e Competências interpessoais que permitir que as pessoas se comuniquem e interajam de forma eficiente e eficaz. Portanto, a avaliação de competências identifica as competências essenciais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional, e também as lacunas de qualificação dos colaboradores para tarefas específicas e fornece recursos para aperfeiçoar suas capacidades. E é também uma maneira simples de melhorar o desempenho, pois torna seu quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos e sempre alinhados às competências primordiais da organização. Além de representar uma mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão dos funcionários.
...