O E-COMMERCE: COMÉRCIO ELETRÔNICO ON LINE
Por: miihfayfer • 2/5/2015 • Monografia • 5.986 Palavras (24 Páginas) • 187 Visualizações
PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM[pic 1][pic 2]
Estado de Minas Gerais
SEMED – Secretaria Municipal de Educação
Alessandra Dias Marques
Amanda Nubia Ferreira
Andre Luiz da Silva Rosa
Elvis dos Reis Silva
Karina Rodrigues Machado
Michelle Fayfer Nato Alves Ferreira
E-commerce aplicado à logística
Betim
2014
Alessandra Dias Marques
Amanda Nubia Ferreira
Andre Luiz da Silva Rosa
Elvis dos Reis Silva
Karina Rodrigues Machado
Michelle Fayfer Nato Alves Ferreira
E-commerce aplicado à logística
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao curso de Técnico em Logística, como requisito parcial para aprovação no 4º Módulo.
Orientador: Hamilton Viana
Betim
2014
Dedicamos este trabalho as pessoas que acreditaram em nós e contribuíram para nossa formação profissional. E, sobretudo a Deus, pois sem ele, nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, o que seria de nós sem a fé que temos nele.
A família que com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que chegássemos até esta etapa de nossa vida.
Ao professor Hamilton Viana pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste projeto.
A todos os professores do curso, que foram tão importantes na nossa vida acadêmica e no desenvolvimento deste trabalho.
Aos amigos e colegas, pelo incentivo e apoio constantes.
Sumário
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 - O E-COMMERCE: COMÉRCIO ELETRÔNICO (ON LINE)
1.2 Contribuições do comércio eletrônico
1.3 Cenários atuais do comércio eletrônico
1.4 A Logística do Comércio Eletrônico
CAPÍTULO 2 - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA
2.1 Exposições de dados da pesquisa
2.2 Análise e discussão dos dados da pesquisa
Considerações Finais
Referências
INTRODUÇÃO
O comércio eletrônico ou e-commerce foi o tema escolhido para o desenvolvimento deste projeto, pois além de ser uma temática muito ampla, é também importante conhecermos um pouco mais a fundo quais são as estratégias que este tipo de comércio utiliza em suas atividades, é um assunto que esta em alta, porém poucos sabem suas reais funções, estratégias e problemas contidos neste comércio que a cada dia aumenta seu número de adeptos. Então focamos na importância da logística para comércio eletrônico e competividade das empresas.
Quais são os impactos do comércio eletrônico para o consumidor final e qual o grau de satisfação destes consumidores com relação à logística da plataforma online.
Tivemos como objetivos analisar os principais problemas encontrados nas compras via web e propor sugestão de melhorias para que as empresas se tornem cada vez mais competitivas.
A metodologia que foi utilizada para a concretização deste trabalho foi de classificação básica, de cunho qualitativo com relação ao problema. Foi uma pesquisa explicativa e quanto aos procedimentos metodológicos à pesquisa foi bibliográfica.
CAPÍTULO 1 - O E-COMMERCE: COMÉRCIO ELETRÔNICO (ON LINE)
Este capítulo fará uma contextualização teórica sobre o E-Commerce – o comércio eletrônico, suas contribuições para sociedade, desafio logístico com uma das maiores questões a serem sanadas, dentre outros.
1.1 O Comércio Eletrônico e sua história
O comércio eletrônico vem se expandido e auxiliando as pessoas a realizarem suas compras via internet. Segundo Albertin (2004, p. 15) o comércio eletrônico é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio.
Hoje em dia, além das conexões com os clientes serem mais amplas, muitas empresas está conquistando vantagens com novas tecnologias que lhes permitem se conectar mais diretamente com seus clientes. Praticamente todos os produtos estão agora disponíveis sem que seja necessário ir à loja – por meio de telefone, catálogos, quiosques, e comércio eletrônico. As compras business-to-business na Internet têm aumentado mais rapidamente do que as compras feitas on-line por consumidores. (KOTLER apud DANTAS; 2010 p. 10)
Diante do exposto, percebe-se que muitas organizações utilizam o comércio eletrônico para atrair mais clientes, colocando seus produtos ou serviços à disposição dos mesmos através da internet. Além disso, o comércio eletrônico possui três categorias de aplicações, que O’BRIEN (2004, p. 244) define como:
- E-commerce de empresa-a-consumidor (BSC) – as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir seus consumidores e vender produtos e serviços a eles.
- E-commerce de empresa-a-empresa (B2B) – envolve mercados eletrônicos e ligações diretas de mercado entre as empresas.
- E-commerce de consumidor-a-consumidor (C2C) – são a propaganda pessoal eletrônica de produtos ou serviços para compra ou venda por consumidores em sites de jornais eletrônicos, portais de e-commerce de consumidores, ou websites pessoais.
Através dessas três categorias o comércio eletrônico vem se difundido e se ampliando. Por isso, Kalakota e Whinaton (apud Luciano; Testa; Freitas, 2003, p. 2) coloca que o comércio eletrônico pode ser definido sobre várias formas, de acordo com diferentes perspectivas:
...