O Empreendorismo
Por: mrs1975 • 26/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
DISCIPLINAS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E EMPREENDEDORISMO
NOME: MARCELO RICARDO DOS SANTOS RA: 2809640499
NOME: MILTON ROGÉRIO CUSTÓDIO RA: 1966221413
São José dos Campos / SP
2015
NOME: MARCELO RICARDO DOS SANTOS RA: 2809640499
NOME: MILTON ROGÉRIO CUSTÓDIO RA: 1966221413
Professor tutor presencial: Eliana Dias
Professor tutor à distância: Maria Grasiele Lourenço
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência da Disciplina: administração e ciências contábeis para a obtenção de nota, sob orientação da Professora Maria Grasiele Lourenço
São José dos Campos / SP
2015
SUMÁRIO EXECUTIVO
Introdução.......................................................................................04
Momento crítico .......................................................................... 05
Pesquisa de Insucesso ................................................................... 06
Plano de Negócios para o Restaurante SMAK.............................07
Ferramenta SWOT........................................................................ 08
Diagnóstico do restaurante............................................................ 09
Considerações finais ...................................................................... 10
Referências bibliográficas ............................................................. 11
INTRODUÇÃO
Nas páginas a seguir será feita uma avaliação de aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante SMAK, com o auxílio da ferramenta SWOT. Nesta ferramenta apontaremos as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo.
Em seguida faremos um diagnóstico do restaurante com os seus problemas e sugerindo propostas de soluções. Na sua fase final faremos uma proposta de mudança para que o restaurante se profissionalize e seja reconhecido como o melhor da região.
Momento crítico: Muitas empresas fecham nos primeiros anos de vida
As pequenas e médias empresas têm inúmeras dificuldades para se estabelecer nos seus primeiros anos de vida. Sofrem por não conhecer direito o setor, por não saber lidar com clientes ou por não dominar aspectos financeiros básicos para gerir seu caixa. Um grupo de pesquisadores do Ibmec São Paulo e do SEBRAE São Paulo estudou quase 2 mil empresas abertas e registradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) entre os anos de 1999 e 2003, em busca de evidências dos principais motivos que justificam a alta mortalidade das empresas nascentes e as características comuns das empresas que sobrevivem a este período mais crítico. Um dos fatores que levam à sobrevivência da empresa é o seu tamanho. Quanto maior o tamanho da empresa, menor a probabilidade de fechamento. As empresas maiores estruturam melhor as práticas gerenciais. Elas também gozam de maior facilidade para obtenção de linhas de crédito e têm mais flexibilidade para suportar incertezas do ambiente externo.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
PESQUISA SOBRE MOTIVOS DE INSUCESSO
- Falta de planejamento – Ausência de um plano de mercado. O proprietário não tem as informações básicas do seu negócio. Sem referência sua empresa progride. Segundo o SEBRAE, um bom planejamento e uma gestão administrativa, embasada em decisões assertivas, favorecem as pequenas e médias empresas que almejam sucesso. Sem um bom plano de negócios não há longa vida para empresa.
- Copiar modelo existente – Copiar um modelo de uma empresa de sucesso, sem implementar, a curto ou longo prazo, inovações, pode comprometer o futuro do Negócio. É necessário que o produto tenha mais atrativos que o da concorrência.
- Não Acompanhar a rotina da empresa – O proprietário precisa ter conhecimento de todas as necessidades do negócio para tomar decisões em tempo hábil.
- Descontrole no fluxo de caixa – Registros ausentes ou desatualizados de lucros e despesas, ausência de reservas para eventuais investimentos.
- Falta de divulgação da marca – Propaganda sem eficácia, público alvo não atingido. Fragilidade da marca em relação a concorrência
- Não se adaptar as necessidades do mercado – Estar alienado as mudanças do mercado, estático, enquanto a concorrência inova em seus produtos e serviços.
PLANO DE NEGÓCIOS: RESTAURANTE SMAK
PROPRIETÁRIA: IRENA PARTALA
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Restaurante. Situado no Município Vale da Felicidade, que se originou através da migração polonesa na década de 1950. Serve comida tradicional polonesa. Possui duas linhas de clientes:
- Habitantes regionais, descendentes de imigrantes poloneses.
- Turistas que vem aos fins de semana para passeio aos pontos turísticos remotos.
Localizado no centro da cidade, próximo ao desembarque dos turistas do final de semana. Existem três outros restaurantes concorrentes, cujo cardápio é diversificado.
...