O Estagiário
Por: Ina0311 • 14/2/2019 • Resenha • 573 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
Andreína Figueira. Nº 2022617.
Gestão. Turma 1
O Estagiário
“O Estagiário” é um filme americano dirigido por Nancy Meyers, que se estreou em 2015. Está carregado com ensinamentos muito úteis especialmente para profissionais da área da gestão.
Jules Ostin é a fundadora de “About The Fit”, uma loja de roupas online. É uma executiva a tempo completo tão ocupada que deixa a sua vida pessoal e familiar de lado para assumir toda a carga do seu novo empório. Tudo parece estar a correr bem para ela até que os acionistas, em vista do rápido e inesperado crescimento, decidem que será melhor contratar um diretor para aconselhar e dirigir a Jules na empresa, o que representa uma preocupação para ela uma vez que, como é evidente, tem grandes problemas para delegar o trabalho.
Ben Whitaker é um homem viúvo e reformado que está aborrecido da sua vida monótona, então decide se candidatar em "About The Fit" quando vê um anúncio onde estão a procura de um estagiário sénior para cumprir com um programa de consciencialização na comunidade. No seu primeiro dia de trabalho é escolhido para trabalhar diretamente com Jules e, embora ela não esteja totalmente de acordo, ele vai acabar se tornando o seu grande amigo e a apoiará em todos os problemas que vão se apresentar.
Jules e Bem nos ensinam que ter certos cargos numa empresa não significa que não podemos ir mais longe e resolver outros problemas que não sejam expressamente da nossa responsabilidade. Ao longo do filme vemos a Jules atender o telefone, ensinar aos funcionários do armazém envolver as peças e resolver problemas diretamente com os clientes. Também vemos como Ben decide não se sentar durante todo o dia à espera de Jules designar-lhe alguma tarefa, e prefere tomar a iniciativa e, por exemplo, arrumar um escritório do qual ninguém se importava.
A importância de avaliar a experiência é outro aspeto que vemos refletido aqui, também, o deixar de lado os estereótipos. Ben é uma pessoa com muitos anos de experiência laboral, portanto, tem muitas coisas para ensinar a todos os seus colegas, principalmente em relação aos seus relacionamentos interpessoais de modo a criar um melhor ambiente de trabalho e controlar o stress. Além disso, vemos a importância de ter um grupo de funcionários com características diversas para permitir o surgimento de novas ideias e métodos de trabalho e também, como líderes de equipa, saber identificar os pontos fortes e fracos de cada membro e aprender a confiar, apreciá-los e reconhecer os seus logros.
Destaca-se a importância da comunicação, de ter conhecimento de tudo o que está a acontecer no nosso ambiente para conseguir identificar falhas e encontrar soluções.
Outras coisas, não menos importantes, que podemos aprender com o filme é que todos os membros de uma equipa precisam ter um equilíbrio na sua vida para que nem tudo seja trabalho, assim como a importância de um bom ambiente laboral para aumentar a eficiência e o bem-estar dos funcionários. Também tentar trabalhar com pessoas que nos inspirem e nos aconselhem e, quando nos seja possível, em coisas que nos apaixonem e, finalmente, a importância de reconhecer os nossos erros.
...