O Estudo de Caso - PULL SPORT
Por: Andressa Serrador • 27/4/2022 • Trabalho acadêmico • 3.172 Palavras (13 Páginas) • 1.502 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO ADMNISTRAÇÃO
ANDRESSA NASCIMENTO SERRADOR - 27444350
PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL
PULL SPORT DO CASE
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO PAULO
2021
ESTUDO DE CASO – PULL SPORT
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor Eduardo Freitas
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO PAULO
2021
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo analisar a situação da empresa Pull Sport, apontando e/ou identificando, mediante aos conhecimentos propostos na área da administração, possíveis falhas que possam ter contribuído para que viesse a falência. Basicamente os métodos utilizados para a análise foram: princípios da administração, tipos de liderança, gestão comportamental, sistema e organização de processos, organograma e hierarquia, gerenciamento estratégicos entre outros.
Palavras-chave: Administração – planejamento – organização – crescimento.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1. Hierarquia 6
2.2. Divisão de tarefas 7
2.3. Princípios da administração 8
2.4. Gestão geral 8
2.5. Estilo de liderança 9
2.6. Recursos humanos / departamento de pessoal 10
2.7. Cultura organizacional 11
2.8. Uso de poder 11
2.9. Considerada boa empresa? 12
2.10. Atuação do consultor 12
2.11. Pontos positivos e negativos da empresa 13
3. CONCLUSÃO 14
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
Infelizmente algumas pessoas jurídicas não conseguem permanecerem ativas no mercado por falta de: conhecimento, atualizações, organização, adaptações, regras e tantos outros problemas que podem ser causados por uma má administração. Desde o pequeno empresário até um maior, esse fato é recorrente, pois dificilmente estamos abertos a mudanças que, inevitavelmente, precisam acontecer para um constante crescimento.
Não diferente disso, a Pull Sport, uma empresa do ramo têxtil de grande reconhecimento na década de 60, responsável pela confecção de malhas e releitura de modelos da alta costura, teve suas atividades encerradas por não estarem aptos ou preparados a essas mudanças. A empresa contava com quatro sócios, sendo o Sr. David Zeiger - um conhecido e bem sucedido empresário que havia atuado no ramo de capa de chuva -, este que possuía o maior comando na empresa, e outros três que atuavam mais na parte de moda e estética, sendo os responsáveis por trazer as novidades europeias para releitura e confecção. Em determinado momento reconheceram a necessidade em buscar auxilio profissional, como de um consultor que, com conhecimento, visa, administrativamente, ajudar nos processos de planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Através deste estudo de caso relativo à Pull Sport será relatada a atuação organizacional da empresa nos quesitos:
- Hierarquia
- Divisão de tarefas
- Princípios da administração
- Gestão geral
- Estilo de liderança
- Recursos humanos / Departamento pessoal
- Cultura organizacional
- Uso de poder
- Considerada boa empresa?
- Atuação do consultor
- Pontos positivos e negativos da empresa
DESENVOLVIMENTO
- Hierarquia
De acordo com o novo dicionário da língua portuguesa, hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância, ou seja, distribuição ordenada de poderes entre membros de uma organização.
Partindo desse principio é possível notar que não havia distribuição de poderes. A Pull Sport não tinha uma escala hierárquica, mesmo, aparentemente, havendo supostos responsáveis por cada departamento. As decisões eram tomadas pelo próprio Sr. David, de acordo com o que convinha no momento, sem pensar nas consequências que tal ato poderia ocasionar para o conjunto geral. Nota-se também que a responsabilidade para alguém, vinha de acordo com a necessidade daquele período, não importando se daria ou não certo, se estava ou não preparada, se era ou não apta para o trabalho e nem queria dizer que assim ficaria. Não, era apenas para o momento. Sem qualquer planejamento.
...