O Exercício Avaliativo
Por: Mariana Sena • 17/6/2021 • Relatório de pesquisa • 406 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
RESENHA - ÉTICA, CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
O vídeo Ética do Cotidiano levanta várias questões discutidas pelos filósofos Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho. A conversa irá conduzir o público a entender o conceito de ética através de uma reflexão sobre a mesma nos dias atuais.
Em um primeiro momento, a ética nos remete a norma, liberdade e responsabilidade. Falar em ética significa falar de liberdade, pois não há sentido falar de norma ou de responsabilidade se não partimos da suposição de que o ser humano é realmente livre para agir. Clóvis cita a ética como liberdade de escolha, a possibilidade de escolher como queremos conviver e a nossa convivência pode ser diferente do que ela é, ou seja, pode ser melhor do que é. Cabe a nós a tarefa de refletir e argumentar o aperfeiçoamento da convivência.
Entretanto, essa liberdade pode gerar sentimentos de angústia, devido a sensação de ser livre e perceber que sua vida depende de suas próprias ações e para escolher é preciso atribuir valor as possibilidades de escolha, assumir a responsabilidade das nossas decisões. A ética pode ser um conjunto de princípios e valores que podemos usar como guia de nossas condutas, mas não como uma tabela onde pretensamente se separe o certo do errado de forma absoluta, mas sim proposições que uma vez discutidas e acordadas por aqueles que convivem, nos possibilitem rejeitar escolher o que possa manchar o sentido daquilo que consideremos o bem agir.
A moral se refere ao conjunto de regras e normas que norteiam o comportamento humano, que são provenientes dos valores próprios. Logo, a Ética vem ao meio da sociedade como normas que precisam ser seguidas para que haja uma boa convivência entre os homens. Ou seja, orientar a sociedade como um todo sobre os valores e morais a serem seguidos e conservados.
Dessa forma, é sempre importante fazer uma análise de como a ética se faz presente em nossa vida, pois se observa que certos valores que cada indivíduo assimila no decorrer de sua formação como pessoa, muitas vezes adquiridos em sua família, escola, enfim, tais valores procuram guiar através de nossas escolhas, entre o certo e o errado, o bem e o mal. Possuímos uma liberdade de escolha que nos faz mais responsáveis por nossas ações e que vem a nos incentivar a colocar em prática nosso respeito e dignidade, levando em conta o bem comum de todos a nossa volta.
Mariana Sena Pedrosa – 2019/1BADMG
...