O FAYOL ADMINISTRAÇãO
Por: TiagoMax • 8/9/2015 • Projeto de pesquisa • 941 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
Enfoque comportamental na administração.
Raízes do enfoque comportamental:
O importante em uma organização é o sistema social. O sistema é formado por pessoas com suas necessidades, sentimentos e atitudes, e o comportamento dessas pessoas influenciara no desempenho da organização.
Existem temas básicos de estudo comportamentais como, as características que diferenciam as pessoas das outras e o comportamento coletivo das pessoas em grupos dentro das organizações e sociedade.
O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores:
O movimento se deu durante a revolução industrial. As condições de trabalho eram tão difíceis que algumas pessoas e instituições se mobilizaram em busca de melhorias. Nessa mobilização obtiveram cinco tendências para se melhorar as condições: (1) Sindicatos, criados para defender os trabalhadores e melhorias nas condições de trabalho. (2) Experiências humanistas. (3) O marxismo que tinha como objetivo acabar com a desigualdade, tornando uma sociedade mais justa. (4) Doutrina social da igreja a favor da justiça social, alguns pontos colocados pela igreja: “Em sua grande maioria os pobres vivem em condições miseráveis e degradantes”, “Trabalhadores não merecem ser tratados como escravos”. (5) Pensamento humanista na escola clássica tinha preocupação com as condições das pessoas no ambiente de trabalho.
O estudo do fator humano no papel dos gerentes:
Chester Barnard executivo de uma empresa de telecomunicações nos anos 30. Fez uma analise sobre as funções do executivo, que influenciou o pensamento de muitos autores.
Segundo Barnard, organizações são sistemas cooperativos, onde pessoas cooperam pelo objetivo da empresa. Essa cooperação é alcançada quando se tinha benefício dado pelo esforço do individuo. Portanto para se ter o funcionamento da organização não basta apenas ter o esforço tem de haver benefícios dado pelo esforço do empregado.
Psicologia industrial:
Muito importante para o entendimento do comportamento das pessoas, onde psicólogos faziam a seleção e o treinamento, passando a tratar de assuntos como relações humanas, processos de supervisão, liderança e a satisfação no trabalho.
Dinâmica de grupo e liderança:
Foi criada uma dinâmica para saber tipos de liderança, usaram estudantes de 10 anos que foram submetidos a três tipos de liderança: autoritário, democrático, e liberal. 1º autoritário observou que era decisivo e muito direto não aceitando decisões de outras crianças, 2º democrático já procura fazer parte do grupo discutindo decisões e debates, 3º liberal procura deixar que tomem suas próprias decisões.
Escola das relações humanas:
Experimento de Hawthorne revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos, porem o objetivo era outro de explicar a influencia do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores. O experimento era orientado pelo professor Elton Mayo, que anos depôs fez nascer à escola de relações humanas, buscando fatores importantes para o desempenho do trabalhador, vendo que o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho. Empresas então deveriam ser vistas como sistema social, não apenas econômica ou industrial.
Para compreender melhor o funcionamento de seu estudo, podem-se agrupar essas teorias em quatro categorias como: (1) Efeito Hawthorne onde o bom tratamento por parte da administração, reforça o sentido do grupo, gerando melhor desempenho. (2) Lealdade ao grupo que determina o resultado do individuo, podendo ser, mas leal ao grupo do que a administração. (3) Esforço coletivo a administração deve desenvolver bases para o trabalho coletivo. (4) Conceito de autoridade baseia-se não na coerção, e sim na cooperação e na coordenação.
Ciências do comportamento:
Existem diferentes tipos de ciências do comportamento, tendo conceitos de ética, a qualidade do ser humano, felicidade e muitos outros. Essas questões hoje se transformaram em estudos de personalidade, cultura organizacional, conflito, motivação, entre outros.
Veremos seguintes proporções no estudo do comportamento organizacional: (1) Onde cada ciência, conhecimento oferece uma contribuição com o estudo seja na psicologia ou na sociologia. (2) Nenhuma ciência tem propriedade exclusiva de aspectos específicos, pos fazem parte do estudo da psicologia, sociologia e ciência política. (3) Nem todos aspectos do comportamento humano são observáveis ou passiveis diretamente. Como a personalidade, inteligência, atitudes, não são tangíveis podem apenas ser inferidas. (4) Não existem verdades absolutas sobre o comportamento humano é impossível prever o comportamento de uma pessoa no próximo momento.
...