O FORDISMO E SEU LEGADO
Por: Kátia Leodoro • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.146 Palavras (9 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
KÁTIA LEODORO
[pic 3]
[pic 4]
CARIACICA
2015
KÁTIA LEODORO
O FORDISMO E SEU LEGADO
[pic 5]
SUMÁRIO 1INTRODUÇÃO........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 4
2.1 Conceitos do Fordismo aplicados à atualidade.....................................................4
2.1.1 Princípios de Henry Ford...................................................................................4
2.1.2 O trabalho Informal............................................................................................5
2.2 Comunicação e Linguagem.................................................................................6
2.2.1 Necessidade humana e satisfação....................................................................6
2.2.2 Estilo de cultura organizacional do McDonald’s.................................................6
2.3 Homem, cultura e sociedade......................................................................... .......7
2.3.1 Ideologia, segundo Marx....................................................................................7
2.3.2 O Capitalismo e as mudanças do indivíduo.......................................................8
2.4 Comportamento Organizacional............................................................................8
2.4.1 Transformação de acordo com a Tecnologia da Informação.............................8
2.4.2 Transformações na comunicação e linguagem..................................................9
3. Considerações Finais............................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
ESTRUTURA DO TRABALHO
1. INTRODUÇÃO
Ford revolucionou a maneira de trabalhar dentro de fábricas de produção em massa, criou sistemas mais rápidos de produção, motivava seus funcionários com salários mais altos em comparação com outras fábricas e ainda vendia seus carros em um sistema de prestações, algo que nem era imaginado para época. Não é por acaso que a Ford chegou a produzir 800 carros por dia, um recorde para aquele tempo.
Explanaremos como o trabalho informal tornou-se uma característica tão forte nos dias atuais e a influência do Fordismo nesse contexto.
A comunicação, a linguagem, abertura do mercado e a cultura se tornaram fatores primordiais para a criação de uma nova ideologia e pensamento humano.
Em todo este trabalho, podemos verificar desde os fundamentos da produção até os dias de hoje em como a tecnologia tem revolucionado todos os campos do mundo globalizado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional
2.1.1 Conceitos do Fordismo aplicados à atualidade.
No mundo atual, os princípios de Ford estão mais vivos do que nunca, o que mais se faz dentro de empresas no modelo atual é produzir mais em menos tempo, gastando menos e ganhando mais. Desta forma, podemos observar abaixo a aplicação dos três princípios na corrida de Fórmula 1.
a) Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração como emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado.
b) Princípio de economicidade : consistia em esgotar todo estoque de matéria prima na produção em massa e vender o produto antes que fosse fabricado, assim o dinheiro para as despesas fixas e variáveis da empresa entraria antes que o produto saísse. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O consumidor, na Terça-feira, à tarde".
c) Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem.
De uma forma bem objetiva e clara, podemos visualizar os três princípios em uma corrida da F1 – Fórmula 1, mais precisamente no “pitstop”. Aqui, o mercado é a corrida e o produto é o carro com piloto. O objetivo de cada equipe é vencer a corrida e quanto mais rápido acontecerem as paradas para o abastecimento e troca dos pneus, melhor. Naquele momento uma grande equipe é mobilizada e cada pessoa ou componente faz um trabalho específico a fim de que gaste o menos tempo possível. Hoje, inclusive, podemos verificar que as paradas duram menos de um minuto!
Intensificação, Economicidade e Produtividade reunidos num mesmo evento.
2.1.2 O trabalho Informal.
Podemos observar o fordismo no trabalho informal, trabalho esse que não possui vínculo empregatício, sendo apenas um trabalho para a sobrevivência a espera de uma oportunidade formal.
Pessoas que trabalham dessa forma, são talvez as que mais necessitam dos princípios de Ford, porque se não produzirem não ganham nada, se não forem rápidos ganham pouco e se investirem muito na matéria prima não terão como sobreviver. Encontramos pessoas assim no nosso dia a dia, são as diaristas que trabalham fazendo limpeza em várias casas, são os pedreiros que ganham por dia trabalhado, são os chamados “chapas” que trabalham carregando e descarregando caminhões que chegam nas empresas para fazerem entregas, são aqueles vendedores ambulantes que entram nos ônibus e saem deixando um saquinho com balas e chocolates no colo dos passageiros, e depois voltam recolhendo ou recebendo o dinheiro pela compra, tudo isso entre um ponto e outro, tudo cronometrado.
...