O Forno de Minas - História
Por: IsabelleACardoso • 16/6/2021 • Artigo • 546 Palavras (3 Páginas) • 145 Visualizações
Fundada em 1990, a forno de minas tornou-se a marca líder em venda de pães de queijo no Brasil.
Uma receita que começou com a Dona Dalva, em Minas Gerais.
“É a receita tradicional de família de várias gerações, com ingredientes selecionados naturais. E o queijo, que é o principal ingrediente é produzido pela próprio Forno de Minas com muito cuidado (Dona Dalva).
Naquele ano (1990) ela e dois dos seus filhos (Helida e Helder Mendonça) resolveram transformar a receita em negócio. Um negócio que deu muito certo.
A empresa transformou-se em referência de qualidade em pão de queijo, sendo atualmente uma das maiores marcas do ramo alimentício no pais.
Em 1992, Vicente Caminote se junta a sociedade. Com a crescente demanda foi preciso expandir ainda mais. Em 1995 foi inaugurado a atual fabrica da Forno de Minas, também em Contagem (MG), um espaço de 24.000 ².
Com a nova sede, a produção passou de 1.000 para 10.000 mil quilos de pães de queijo por dia, dando início as atividades de exportação.
A Forno de Minas segue as normas estabelecidas pela agencia nacional de vigilância sanitária (ANVISA) garantindo que a produção seja realizada com boas práticas de fabricação, que incluem limpeza industrial, controle de pragas, inspeção de perigos físicos, controle de fornecedores e principalmente a higiene pessoal. Toda fabrica é climatizada à 12°C, mantendo constantes as condições do processo de produção e a cadeia de frio, evitando-se à proliferação de microrganismos. O produto acabado é estocado a uma temperatura de -18°C
A fábrica conta com um moderno laboratório de análise microbiológica e físico-química, que avalia desde as matérias primas até o produto acabado.
Em sua cozinha experimental são testados todos os produtos, buscando orientar o consumidor quanto a melhor forma de prepara-los. Além disso é na cozinha experimental que é formulado novos produtos,
Com o objetivo de garantir a qualidade e o autêntico sabor caseiro dos seus produtos, a Forno de Minas possui uma moderna indústria de laticínios, responsável por produzir o queijo na especificação ideal de suas receitas. Também são fabricados produtos customizados para o mercado.
A indústria conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, equipamentos modernos e laboratório de controle de qualidade.
No laticínio estão situadas as marcas Leiteria de Minas e Gran Condessa.
Em 1999 um grupo estrangeiro assumiu a Forno de Minas. Dez anos depois (2009) a família Mendonça readquiriu a empresa, retornando a receita original do pão de queijo da família, retornando assim o sabor e qualidade já conhecidos no mercado.
Nesta nova etapa, a Forno de Minas fez investimentos para expansão da fábrica, com aquisição de equipamentos e novas tecnologia, formação, capacitação das equipes e diversificação da variedade de produtos. Todo esse investimento tem como objetivo manter a fábrica trabalhando com alto padrão de qualidade.
Para atender a crescente demanda, a empresa estabeleceu filiais em diversas cidades brasileiras. E para que os produtos cheguem com qualidade aos seus consumidores, a Forno de Minas conta com uma frota de veículos frigoríficos que fazem a distribuição. Seus produtos são comercializados em todo o Brasil através das redes de supermercados, padarias, lanchonetes, cafés e restaurantes.
Devido a estes cuidados, a Forno de Minas tem conquistado crescente espaço também fora do Brasil. Uma das ferramentas que tem contribuído para esse crescimento é o SAC (serviço de atendimento ao consumidor} se pode ouvir sugestões e tirar dúvidas de nossos consumidores.
...