O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
Por: dandix • 26/8/2018 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
Com o advento do gerenciamento de resultados nas organizações ofereceu aos gestores maior confiabilidade nas tomadas de decisões, a fim de atender diretamente sobre os proventos alcançados pelas empresas. Segundo (GOULART, 2007), os incentivos para a prática do gerenciamento de resultados contábeis no sistema financeiro ocorrem principalmente devido à busca dos gestores pela constância de lucros e distanciamento de riscos, caracterizado pelo income smoothing. A base de estudo do que foi apresentado no artigo, são as cooperativas de crédito no Brasil e como o gerenciamento de resultados tem trazido efeitos dentro do cenário financeiro de tais instituições, principalmente a partir do uso da discricionariedade na constituição da PCLD. Considerando que as cooperativas de crédito apresentam características diferentes dos bancos, no que se refere aos seus propósitos, à imagem dos administradores, ao custo do capital e à remuneração dos dirigentes, também podem apresentar comportamentos distintos em relação à prática do gerenciamento de resultados contábeis. O setor financeiro é uma esfera claramente analítica para estudos de gerenciamento de resultados sobretudo, em que essas informações possam vir ocultar possíveis riscos que tragam consequências negativas e eventuais problemas nos bancos para a economia como um todo.
Mediante os estudos realizados sobre a prática do gerenciamento de resultados nas cooperativas de crédito Meinen e Port (2014) ressaltam que os lucros para essas entidades são, na verdade, excedentes ou “sobras” apurados pelo resultado de produtos e serviços no fim de cada ciclo anual.
Em termos conceituais a PCLD é um dos principais instrumentos de gerenciamento de resultados contábeis em instituições financeiras. Portanto, verifica-se que a prática do gerenciamento de resultados contábeis em instituições financeiras com o uso da PCLD acontece devido utilização da parcela discricionária, dada a possibilidade de julgamentos subjetivos por parte da administração tendo em vista os incentivos.
Diante da pesquisa exposta perfaz que através da aplicação da PCLD discricionária a premissa de que as cooperativas de crédito, considerando os incentivos já destacados, utilizam a parcela gerenciamento de resultados contábeis, em particular o income smoothing. Foi demonstrado, assim forma equivalente ao que já foi fartamente documentado na literatura, também utilizam a discricionariedade na constituição das provisões para perdas em operações de crédito para fins de gerenciamento de resultados.
No ponto de vista da amostra apresentada, com a incorporação das cooperativas de crédito de menor expressão, é recomendável que pesquisas futuras procurem outras características específicas das cooperativas de crédito, de forma a ampliar as variáveis de controle dos testes empíricos.
...