TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do CEO e Gerenciamento de Resultados

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.056 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

Tema: Características do CEO e o Gerenciamento de Resultados em Empresas

Problema: Qual a influencia das Características do CEO no Gerenciamento de Resultados?

Objetivo: Verificar a relação das características do CEO com relação ao Gerenciamento de Resultados.

Justificativa: Esta pesquisa se justifica por elucidar ou no mínimo, trazer maiores informações acerca de quais características possuem os CEO’s do setor petroquímico, das empresas listadas no BM&FBovespa e qual a tendência no Gerenciamento de Resultados. Esta e a importância do estudo mesmo havendo pesquisas significativas não se obtiveram uma conclusão definitiva sobre o tema.

Variáveis: Verificar se a remuneração, as características pessoais (idade, gênero), características do poder concedido e forma de eleição, se relacionam e principalmente, impactam no Gerenciamento de Resultados das empresas.

Empresas: Período de 2014 a 2016 (12 empresas) - Setor Petroquímico, listadas na BM&FBovespa.

COSAN LIMITED        

COSAN S.A. INDUSTRIA E COMERCIO

DOMMO ENERGIA S.A.

ÓLEO E GÁS PARTICIPAÇÕES S.A.

PETRO RIO S.A.

PETROBRAS DISTRIBUIDORA S/A

PETROLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS

QGEP PARTICIPAÇÕES S.A.

REFINARIA DE PETROLEOS MANGUINHOS S.A.

ULTRAPAR PARTICIPACOES S.A.

LUPATECH S.A.

OSX BRASIL S.A.

RESUMO

Sabe-se que os resultados alcançados pelas companhias, impactam na decisão dos investidores, no mercado e na administração da empresa. De acordo com Slagmulder (1997), o processo estruturado de análise de investimentos de longo prazo demanda um conjunto de instrumentos relacionado com o sistema de controle gerencial das organizações.

Alguns gestores podem se utilizar da discricionariedade no processo de mensuração e evidenciação contábil para gerenciar os resultados da empresa em que atua. Visando compreender as circunstâncias que estão relacionadas à essa prática no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as características do Chief Executive Officer (CEO) e o gerenciamento de resultados em empresas listadas na BM&FBovespa, mais especificamente empresas do ramo Petroquímico.

O estudo se justifica por elucidar ou no mínimo, trazer maiores informações acerca de quais características possuem os CEO’s do setor petroquímico, das empresas listadas no BM&FBovespa e qual a tendência no Gerenciamento de Resultados, sendo que as variáveis, remuneração, características pessoais (idade, gênero), características do poder concedido e forma de eleição, se relacionam e principalmente, impactam no Gerenciamento de Resultados das empresas.

Palavras-chaves: Gerenciamento de resultados; CEO.

  1. INTRODUÇÃO

O gerenciamento de resultados pode ser realizado pelas empresas adotando práticas previstas na legislação. No entanto, algumas companhias tendem a utilizar o gerenciamento de forma inidônea. Considerando o gerenciamento como instrumento legal, pode-se ter o reconhecimento e mensuração das contas patrimoniais e de resultado em momentos e formas distintas.

Dentre as variáveis que influenciam na maneira de se gerenciar os resultados estão: a remuneração, as características pessoais (idade, gênero), características do poder concedido e forma de eleição.

A remuneração pode ser um dos motivos para a realização do gerenciamento de resultados. Segundo Watts e Zimmerman (1978); Healy (1985); Gaver, Gaver e Austin (1993); Garen (1994); Holthausen, Larcker e Sloan (1995); Balsan (1998); Bergstresser e Philippon (2005); Shuto (2007); Vassoler (2010) foi obtido como conclusão da pesquisa que há relação entre gerenciamento e remuneração, pois a remuneração funciona como incentivo para que os gestores gerenciem os resultados contábeis com a finalidade de aumentar sua própria compensação financeira. Goulart (2007) expõe que dentro do ambiente empresarial os envolvidos podem agir por interesses próprios com a finalidade de atender seus próprios interesses. Para Byrd, Parrino e Pritsh (1998) dizem que a única maneira para evitar que os gestores tomem decisões em favor de seus próprios interesses é concepção de contratos que sejam capazes de prever particularidades em todas as situações possíveis.

Outra causa provável para esta prática pode estar relacionada a idade e gênero do CEO. Vroom e Pahl (1971) e Peterson, Rhoads e Vaught (2001) apontaram que os indivíduos tendem a ser mais éticos e conservadores com o passar do tempo. Os achados de Hua-Wei, Ena e Chih-Chen (2012) corroboraram com esta ideia, evidenciando que CEOs de mais idade tendem a gerenciar menos os resultados. Cornett, Marcus e Tehranian (2008) evidenciaram que quanto maior a idade do CEO, menor o GR (Gerenciamento de Resultado). Peni e Vähämaa (2010) encontraram que CEO do gênero feminino estão associadas a menor uso de accruals discricionários, ou seja, CEOs do gênero masculino fazem maior uso dos accruals discricionários e consequentemente, gerenciam mais os resultados.

Desta forma, a pesquisa tem como objetivo verificar a associação das características do CEO com relação ao Gerenciamento de Resultados. E, assim, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a influencia das Características do CEO no Gerenciamento de Resultados?

Este estudo permite identificar as particularidades brasileiras, além de complementar a literatura prévia ao incluir variáveis pouco relacionadas com o perfil e a remuneração do CEO.

Nesta seção foi realizada a contextualização do tema a ser estudado. Na seção 2 será abordada a fundação teórica que dará sustentação a pesquisa. Na seção 3 será apresentada a metodologia. Na seção 4 serão coletados e analisados os dados. E, na última seção, será retratada a conclusão com recomendações de futuras pesquisas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1.  GERENCIAMENTO DE RESULTADOS

Segundo FIPECAFI (2010), as demonstrações contábeis são um conjunto de informações divulgadas pela empresa como sendo uma “prestação de contas”, que tem o objetivo de evidenciar de forma verdadeira a posição patrimonial assim como financeira da mesma.

Muitos gestores usam de seus próprios julgamentos na escolha de uma das alternativas possíveis dentro das normas para a elaboração das Demonstrações Contábeis. Essa escolha pode diretamente alterar a composição do patrimônio da entidade assim com seu alterar seu valor, distorcendo a informação real da divulgada conforme relatado por Garcia-Ayuso e Zamora (2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (109.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com