O GESTÃO DESAFIO
Por: wesleydefaria • 24/5/2015 • Projeto de pesquisa • 4.505 Palavras (19 Páginas) • 154 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO SANTO ANDRÉ – UNIA FSA – CAMPUS II
[pic 1]
curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA – GESTÃO DO CONHECIMENTO
Profº EAD – Profª. Me. Ademir Cavalheiro Leite
Profº. Tutor Presencial – Esp. Sátiro Souza
ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA SOBRE AS DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Alessandra Monticelli de Souza – RA 7983722277
Claudia Aleixo – RA 6580282412
Gian Carlos Peres – RA 7958693159
SANTO ANDRÉ / SP
NOVEMBRO/2014
ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA SOBRE AS DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
DISCIPLINA – GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atividade Prática Supervisionada apresentada como requisito de avaliação parcial da disciplina de Gestão do Conhecimento, do 4º Semestre, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação do Profº. Tutor Presencial Sátiro Souza.
Profº EAD – Profª.Me. Ademir Cavalheiro Leite
Profº. Tutor Presencial – Esp. Sátiro Souza
SANTO ANDRÉ / SP
NOVEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho faremos uma dissertação sobre a gestão do conhecimento e seu desdobramento e a sua importância dentro das empresas atualmente. Fazendo um contraponto sobre a era da informação que foi o período onde o capital humano ganhou suma importância para as organizações. Mesmo com o avanço tecnológico são as pessoas que fazem programação e operam máquinas, solucionam problemas, resolvem conflitos e se organização, além de valorizar ajudar a reter talentos.
A gestão do conhecimento vem como o objetivo mapear o conhecimento, gerar conhecimento, disseminar o conhecimento, assimilar e o usar o conhecimento e preservar o conhecimento dentro de uma organização.
De acordo com o estudo teórico, foram propostos alguns modelos de processos de criação do conhecimento que podem ser utilizados pela gestão do conhecimento. Assim visando e analisando uma crescente valorizando do desempenho da organização e colaboradores.
2. Conceitos sobre Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento pode ser entendida como um conjunto de processos que definem a geração, apropriação e utilização do conhecimento para atingir os objetivos propostos da organização. Sendo, de certa forma de olhar a organização em busca de pontos dos processos de negócios nos quais o conhecimento possa ser usado como uma vantagem competitiva.
Ainda se pressupõe um bom nível de organização, uma capacidade de visão sistêmica, preocupação com competitividade, uma base tecnológica e um bom investimento de tempo, energia e dinheiro.
A Gestão do conhecimento possui cinco etapas, segundo (CARBONE, 2006).
ETAPAS DO PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO | |
CONTEÚDO | OBJETIVO |
Definir o objetivo de conhecimento: definir as necessidades atuais de conhecimento organizacional. | Descrever as necessidades futuras de conhecimento organizacional. |
Identificar o conhecimento disponível: discutir e avaliar os conhecimentos existentes internamente | Tornar transparente o conhecimento disponível. |
Registrar o conhecimento: documentar e registrar o conhecimento em mídias apropriadas. | Manter o conhecimento existente (inclusive o adquirido fora da organização). |
Disseminar o conhecimento: controlar a distribuição de conhecimento em todos os lugares da empresa. | Definir metas de distribuição de conhecimento relevante para os lugares corretos. |
Utilizar o conhecimento: aplicar o novo conhecimento em todos os lugares da empresa. | Garantir o sucesso permanente dos processos de aprendizagem. |
.
Questionário:
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Na qualificação de seus colaboradores ministrando pesquisas, palestras, reuniões, processos de integração e workshops, desta forma a empresa estará trabalhando de forma clara, dinâmica, objetiva e competitiva.
b) Como fazer como que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Como já vimos em outras atps, criando um plano de carreira bem estruturada e fundamentada e ferramentas para que os colaboradores alcançarem o seu sucesso profissional.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Criar um bônus para os funcionários quanto ao tempo de profissão, ao nível de escolaridade, mostrando o valor que ele tem para a organização.
Outra forma de reter esse conhecimento é a distribuição dos funcionários dentro da própria empresa, fazendo com que aprendam diversas funções.
Descrever os quatro processos de conversão do conhecimento – processo SECI – e fazer um desenho ilustrativo.
1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização;
2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização;
3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação;
4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização.
Socialização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito
A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, com isso, de criação de conhecimento tácito, tais como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. O indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros, sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática.
...