O Gerenciamento de Riscos
Por: vanessa523 • 11/1/2017 • Trabalho acadêmico • 2.712 Palavras (11 Páginas) • 200 Visualizações
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Ednelma M. Martins,Vanessa Castro, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Carlos Eduardo M. Duarte
RESUMO
Atualmente o Gerenciamento de Riscos possui um papel decisivo dentro do processo das conformidades, pois ele influencia seguramente na condução dos processos de qualidade e de produtividade.Os processos e modelos de Monitoramento fazem parte do universo que possibilita o incessante o aprimoramento das conformidades dentro das empresas, que a todo instante necessitam alterar suas sistemáticas e procedimentos na tentativa de obter maiores níveis de competitividade. Num sentido mais amplo o conceito de Conformidades é a avaliação feita para verificar se o processo atende ao requisito pré- estabelecidos que interessa abordar permitindo uma analise mais critica do contexto ao qual a atividade é exercida com menor custo possível para a organização.Utilizou-se como metodologia, a pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados , a fim de abordar o assunto da pesquisa em sua melhoria continua, e seus objetivos propostos consolidando a padronização de praticas sistematicas . É neste contexto de Monitoramento que busca-se atender os clientes oferencendo –lhes qualidade nos serviços prestados e mostram se uma empresa que preserva a relação de confinaça e compromisso. Com os benéficos gerados através do GR utilizando as conformidades facilitando o desempenho de todos dentro da organização a fim de gerar lucro, minizar custos e otimizar todo o processo de qualidade com muita eficiência e comprometimento nas regras propostas.
Palavras Chaves: Geranciamento de Riscos.Conformidade.
Primavera do Leste -2016
ABSTRACT
RISK MANAGEMENT
Risk Management currently plays a decisive role in the compliance process, because it surely influences the conduct of quality and productivity processes. The processes and models of Monitoring are part of the universe that enables the incessant improvement of the conformities within the companies,
who at all times need to change their systems and procedures in an attempt to obtain higher levels of competitiveness. In a broader sense the concept of Conformity is the assessment made to verify if the process meets the pre-established requirement that it is important to address, allowing a more critical analysis of the context to which the activity is carried out with the least possible cost to the organization.
The methodology used was descriptive, bibliographic and data collection research, in order to address the subject of the research in its continuous improvement, and its proposed objectives consolidating the standardization of systematic practices. It is in this context of Monitoring that we seek to serve the clients offering them quality in the services provided and they show themselves a company that preserves the relation of confidence and commitment. With the benefits generated through GR using the conformities facilitating the performance of all within the organization in order to generate profit, Minimize costs and optimize the entire process of quality with great efficiency and commitment in the proposed rules.
Keywords: Risk Management. Compliance.
1-INTRODUÇÃO
O Gerenciamento de Riscos , surgiu como técnica nos EUA, no ano de 1963,com a publicação do livro RISK MANAGEMENT IN BUSINESS ENTERPRISE, de Robert Mehrebob Hedges,o termo Risco é proveniente do latim que significa ousa,entende-se “risco” como possibilidade de “algo” não dar certo),mas seu conceito atual envolve a quantificação e qualificação da incerteza,tanto no que diz respeito as “perdas” como aos “ganhos”,com relação ao rumo dos acontecimentos planejado .Seguramente uma das formas de consulta ou de inspiração dos autores foi um trabalho de Henri Fayol,divulgado na França em 1916. A origem do Gereciamento de Riscos é a mesma da Administrão de Empresas, a qual por sua vez , conduziu aos processos de qualidade e de produtividade.
Por ser uma técnica realtivamente nova , sua divulgação a adpatção pelos Países variou de acordo com as necessidades de momento, das experiências dos técnicos que a dinfundiram da fase de desenvolvimento pela qual estava passando o País e outros motivos mais.Surgiu no Brasil na segunda metade da década de 1970,com aplicação voltada especificamente para área de seguros com vistas a prevenção de riscos em bens patrimoniais segurados pelas empresas do setor desta forma seus conceitos começaram a se propagar juntamente com os conceitos prevencionistas do mercado segurador brasileiro,principalmente no que dis respeito ao risco de incêndio.
Porem,com o intercambio entre os países e a melhor compreensão da técnica vislumbrou-se um melhor futueo para a mesma. Quase ao final da década de 70 com o desenvolvimento da engenharia de confiabilidade de sistemas,ou a engenharia de segurança de sistemas, alguns conceitos comuns passaram a se mesclar, dando nova configarção ao Gerenciamento de Riscos. Segundo Antonio Navarro,o processo Gerenciamento de Riscos tem por função , controlar os riscos, reduzir perdas e minimizar seus efeitos, com isso ele assume a exitencia de perdas em todos os processos, como um fato perfeirtamente natural. Etretanto por meios de técnicas , basicamente pos meios de inspeções e de analises,porucra se evitar que essas perdas ocorram com uma certa frequência , ou reduzir o efeitos dessas perdas, limitando-as a valores aceitáveis ou dentro de um perfil estipulado pela empresa em seus orçamentos anuais.Não existe um método único de Gerenciamento de Riscos, ou um método padrão. Ele é um continuo processo de busca de defeitos, ou de quase- defeitos com vistas a sua prevenção. Esses defeitos são chamados Riscos .
2-METODOLOGIA
A metodologia utilizada sera de forma analítica com pesquisas bibliográficas, cujos os objetivos proporcionam maior conhecimento das temáticas discutidas, portanto pode ser considerada básica. Esse trabalho possui a natureza qualitativa de caracter descritivo,por descrever a complexidade do Gerenciamento de Riscos para as organizações e apresentar ferramentas para a condução deste tema para as empresas.
3 – Gerenciameto de Riscos
Gerenciamento de Riscos é o processo de Planejar, organizar,dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre esta organização. Segundo Navarro (1996), Riscos são todos os insucessos ocorridos em uma determinada fase ou época e não de todo esperados.
...