O Henry Ford
Por: 5153 • 6/6/2019 • Resenha • 791 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
Henry Ford
Henry Ford (1863-1947) foi um grande empresário norte-americano e fundador da Ford Motors Copmpany, Foi o primeiro a implantar uma esteira de linha de produção na fabricação de automóveis. Produziu seu primeiro carro em 1892. Faleceu em 7 de abril de 1947, na cidade de Dearborn- Michigan.
Henry Ford, desde criança era muito inteligente, morava numa fazenda com seus pais, mas nunca gostou da vida campestre. Aos 12 anos sofreu uma grande perda, Mary, sua mãe morreu. Seu primeiro contato com um automóvel, foi aos 13 anos, quando conheceu um trator, sem trilhos, e logo despertou seus interesses mecânicos, então aos 16 anos começou a trabalhar na Dock Company, uma fábrica de barco de ferro e por 3 anos adquiriu muitos conhecimentos. Mas Henry estava insatisfeito e passou a trabalhar na Companhia Westingnhouse ampliando seus conhecimentos ainda mais.
Em 1888, casou-se com Clara Bryant, onde viria ter seu único filho, Edsel Bryant Ford, ele foi criado para cuidar dos negócios de seu pai, mas aos 49 anos, morreu vítima de um câncer. Em 1896, ele criou o primeiro veículo, um quadriculo movido a gasolina, nos fundos de sua casa e ao passar do tempo, Ford se juntou com alguns sócios e fundaram a Detroid Automobile Company, mas tarde viria a fechar por desentendimento com seus sócios. Depois de enfrentar algumas dificuldades, Ford viu na competição de corrida automobilística, a oportunidade de ter sua própria empresa, conseguiu acumular um capital, e abriu a Ford Motor Company. Ford correu atrás do prejuízo e fabricou seu primeiro automóvel na sua própria empresa, o Modelo A.
Em 1904, após dois fracassos, Ford aos 40 anos, já tinha fabricado 500 modelos A, e passou a ter tanto sucesso que 1908, foi apresentando um novo modelo que viria trazer várias mudanças que influenciaria nos veículos de hoje em dia, o Modelo T.
Henry, estava com tanto sucesso, ciente de todo seu ego que decidiu se envolver na política, na guerra que no momento atual se encontrava, fabricou tanques e aviões de guerra, construiu escolas com ensinamento na mesma linha de entendimento, uma revista própria para expor seus pensamentos, enfim, tornou-se um dos homens maiore e mais influente. Então depois de duas décadas a grande Potência Ford, encontrou na General Motors a concorrente que seria seu declínio, que veio investindo em grandes modelos de carros com variadas cores, despertando o um interesse e maior poder de compra na sociedade.
Henry Ford conhecido como O homem que revolucionou a indústria criando a linha de montagem”. O empresário começou a testar o sistema de produção cuja principal característica, a fabricação em massa, foi duramente criticada por causar distúrbios sérios nos operários. Existem depoimentos impressionantes de funcionários que falam sobre como a criação daquela esteira rolante que virou um grande símbolo foi cruel para eles. Ambos já bem idosos, lembram-se com exatidão que não conseguiam dormir quando chegavam em casa porque as mãos doíam, a cabeça estalava. Ford é sem dúvida era um visionário, desde pequeno fadado ao sucesso. Ao mesmo tempo uma pessoa fria, focada no seu próprio empreendimento o tempo todo, que só se demostrava em afeto em família, com filhos e netos. A relação entre ele e seu filho era bem difícil devido Henry não compreender suas personalidades opostas, Esdsel Ford era um pensador moderno, mas seu exigia que fosse como ele.
...