O Homem e Sociedade
Por: kusho • 15/3/2017 • Artigo • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 237 Visualizações
PMO & Best Practices |
Por: Aplicando as melhores práticas para garantir resultados empresariais O papel do PMO cresce nas organizações em função da explosão na quantidade de projetos, bem como a importância que novos projetos assumem na busca de metas empresariais. Já que a procura da prosperidade e própria sobrevivência das organizações dependem do portfólio de projetos bem-priorizado e bem-gerenciado, cabe ao PMO o papel de capitanear e facilitar as melhores práticas de gerenciamento de projetos para garantir o cumprimento de metas e a perpetuação da organização. Segue uma analogia que demonstra a importância destas melhores práticas Os jogadores de tênis, de todos os níveis, sabem como aprimorar seus jogos. Trata-se de melhorar sua técnica e colocar-se em boa forma para praticar o esporte. Esta busca das melhores práticas de tênis resulta em aumentar a probabilidade do jogador vencer seus jogos. As Melhores Práticas As técnicas e abordagens que funcionam na vida real são consideradas as melhores práticas. No tênis, essas práticas atuam de modo vívido pelos campeões quando se confrontam em um grande torneio Grand Slam. Os treinadores transmitem experiência e passam dicas sobre como jogar melhor. Por se espelharem no estilo de grandes profissionais e por seguir os conselhos dos treinadores, os jogadores de tênis melhoram sua performance – e assim vencem mais jogos. [pic 1] Das Melhores Práticas à Melhoria de Valores O conceito de melhores práticas, quando combinado com engenharia de valores, passa a constituir a abordagem VIP (Value Improvement Practice), ou seja, Práticas de Melhorias de Valor ou Práticas de Valor Agregado aos Projetos. Na lógica de processos, essa abordagem é freqüentemente chamada de melhoria contínua, em que valor de engenharia e técnicas orientadas à qualidade como 6 Sigma fazem parte do jogo. Aplicada inicialmente em indústrias de processos complexos na busca de melhorar a eficiência em projetos de expansão de capital, o conceito VIP logo se tornou aplicável a projetos em outras indústrias também. |
O Papel Fundamental do PMO
Qual papel do PMOs – Project Management Offices neste cenário? O que deveria o PMO fazer sobre as melhores práticas e melhoria de valor nos projetos?
Parece óbvio que o papel do PMO é fundamental: o PMO diz respeito a tudo que coloca melhorias em prática. Aliás, a própria missão de um PMO pode ser descrita assim: “Identificar, estimular e apoiar a utilização das melhores práticas de gerenciamento de projeto de tal forma que a organização possa implementar suas estratégias e alcançar seus objetivos”. E já que nas estruturas organizacionais convencionais não há outro lugar lógico para posicionar esta função crítica, surge o Escritório de Projetos, PMO, para facilitar a aplicação das melhores práticas de gerenciamento de projeto.
Existem, evidentemente, uma variedade enorme de tipos de PMO, desde um simples grupo de apoio para planejamento e controle até o conceito poderoso de Chief Projet Officer, colocado no nível de diretoria. Alguns PMOs podem se impor com base no poder hierárquico enquanto outros podem precisar fazer uso de persuasão e influência mais sutil para ter seu impacto na organização. Independentemente da base de poder do PMO, os responsáveis pelo Escritório de Projetos precisam promover amplamente as melhores práticas em gerenciamento de projetos na organização como um todo.
...