Homem Sociedade Unidade 1
Trabalho Universitário: Homem Sociedade Unidade 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhoowzerah • 23/9/2014 • 2.085 Palavras (9 Páginas) • 1.566 Visualizações
Pergunta 1
Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: <http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>. Acesso em: 30.5.2009.
a.
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros”.
b.
“Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo”.
c.
“Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto”.
d.
“O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”.
e.
E aqui na América já existiam centros cerimoniais no Peru.
0,5 pontos
Pergunta 2
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
a.
A antropologia social não considera as explicações das demais ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.
b.
A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.
c.
Não podemos utilizar as referências de uma cultura para julgar a mesma.
d.
A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma construção mental.
e.
Os povos constroem seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos, tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o etnocentrismo.
0,5 pontos
Pergunta 3
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
a.
Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
b.
Na impossibilidade de tudo explicar cada sociedade, originalmente, é preciso complementar suas referências com aquelas de outras culturas.
c.
Não há fatos culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser generalizados.
d.
Nada em uma sociedade pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas explicações locais para os fatos e processos naturais.
e.
Como nenhum lugar e nenhum povo é igual a outros, também não pode haver processos universais.
0,5 pontos
Pergunta 4
Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:
a.
Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.
b.
A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.
c.
A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.
d.
É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.
e.
Há grande
...