O Homem visto pela sociologia
Por: curuca • 13/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 360 Palavras (2 Páginas) • 1.671 Visualizações
A Sociologia defende que o homem é capaz de construir seu habitat com sua capacidade de desenvolver idéias, haja vista ser um ser racional, detentor de inteligência plena, desenvolve seus próprios projetos, constrói o ambiente em que vive, ou queira viver, é detentor de reações de todo tipo, de emoções de todo tipo, é capaz de ser imprevisível em atitudes e posturas, que o homem é um ser que não se pode medir até onde sua capacidade intelectual possa chegar, desenvolvendo sua religião, definindo seu caráter, seus valores morais, criando costumes e crenças.
A Antropologia é quem estuda e melhor define o homem, porém, a Sociologia nos afirma que o homem tem capacidade racional para modificar até mesmo a natureza, ajudando-a ou prejudicando-a.
Como ser pensante, pode auto definir-se, tanto para o bem, para bons costumes, honestidade, ser verdadeiro, ter compaixão ou mesmo para o mal, embrenhar-se para tudo de ruim, ser desonesto, falso, injusto.
Admirador da beleza, também pode transformá-la, inventá-la, pode se auto esculpir dando a si mesmo os tons que queira ter, da forma que sonha.
É livre para se rebuscar, se locomover e se direcionar, sabe discernir o bem do mal, o verdadeiro do hipócrita, o justo do injusto e assim por diante. O cérebro humano é infinitamente desconhecido, por isso tantos estudos, o homem se dedica a compreender o próprio homem, através da ciência, através de suas próprias experiências de vida. Através de sua maturidade na compreensão de sua própria existência.
Tem a capacidade plena de se organizar em sociedade.
De construir e definir seu próprio território.
...