O INSS na Construção Civil
Por: Mariana Carvalho • 22/10/2020 • Artigo • 6.295 Palavras (26 Páginas) • 119 Visualizações
O INSS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Nome do Acadêmico[1]
RESUMO: Na sociedade moderna a globalização faz parte do processo de gestão de toda e qualquer organização e com a concorrência acirrada é preciso fazer com que os gestores possam utilizar-se de toda e qualquer ferramenta gerencial na busca do sucesso organizacional, para tanto as organizações devem planejar-se para o recolhimento de tributos e para a assistência aos seus trabalhadores. Deste modo, é que a gestão da construção civil precisa adequar-se aos processos de gestão organizacional para alcançar o merecido destaque, tornando o processo decisório mais seguro e pró ativo. Assim, este trabalho tem por objetivo explanar acerca da importância da gestão do INSS e seu modo de atuação para a construção civil, analisando seus procedimentos bem como suas limitações, por meio de indicadores assistenciais. Através de pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, procurou-se abordar o tema identificando as suas vantagens e desvantagens para a gestão empresarial. Assim, por meio deste estudo foi possível observar que a utilização de técnicas de planejamento, organização direção e controle são úteis para a construção civil, pois auxilia ao gestor no processo gestão empresarial de modo a preencher as lacunas do tempo, visto que seu estudo é de extrema importância para uma administração de transparência e qualidade, com melhorias na produtividade e o aumento da lucratividade da organização.
Palavras-chaves: Construção Civil, Gestão Empresarial, Indicadores, Planejamento.
INTRODUÇÃO
O setor da construção civil no país tem grande poder, pois este é um setor que vive em constante desenvolvimento. Todavia, apesar de toda a influencia na economia este é um setor que precisa de muito desenvolvimento.
A necessidade da informação da importância da gestão de empresas voltadas para esta área ocorre claramente, valorizando a sua complexidade e sua estrutura dinâmica. A arte de construir reúne um conjunto de profissionais, máquinas, equipamentos e materiais que, associados, produzem com efeito a obra desejada, para tanto se faz necessário a utilização de técnicas de gestão cada vez mais difundidas, tais como planejamento, direção, organização e controle.
A medição de desempenho vem despertando um crescente interesse tanto por parte da indústria como da comunidade acadêmica, sendo considerado um elemento essencial para o gerenciamento das empresas.
As medidas de desempenho vem sendo cada vez mais utilizadas tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial, sendo considerado um elemento importante para o processo de gerenciamento das empresas, visto que auxiliam no processo de planejamento e controle gerencial.
Araújo e Meira (1998), Quelhas (2003) e Domingos (2008) analisaram e destacaram a importância de tratar acerca da gestão empresarial na construção civil, já que este tipo de organização está obtendo cada vez mais destaque na economia brasileira e que muitas decisões são tomadas para o alcance do sucesso organizacional.
No entanto, apesar da sua importância, observa-se que muitas empresas, tanto do setor industrial quanto na construção civil, não possuem qualquer tipo de sistema de medição de desempenho ou, quando possuem, existem deficiências em muitos dos sistemas implementados.
Neste cenário de mudanças, o problema encontrado por esta pesquisa trata acerca de: Qual é a importância do INSS para a construção civil?
Em resposta a este questionamento podemos afirmar que todas as empresas devem alinhar os interesses organizacionais com os interesses de sua gestão onde por meio de ferramentas administrativas, dados e informações poderão proporcionar benefícios a todos os envolvidos, estabelecendo vínculo na relação organização e finanças e criando novas alternativas diante das adversidades advindas com a globalização.
Assim este trabalho tem por objetivo explanar acerca da importância da gestão do INSS e seu modo de atuação para a construção civil, analisando seus procedimentos bem como suas limitações, por meio de indicadores assistenciais. Como objetivos específicos estão: analisar as empresas e a gestão da área da construção civil num contexto geral, conceituando e tratando acerca da sua legalidade, verificando como ocorre seu processo de gestão empresarial; discorrer por meio de uma análise acerca da importância do INSS para o âmbito da construção civil, verificando sua influência nos resultados empresariais, através de suas características e metodologias utilizadas para o seu procedimento ser bem sucedido.
A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho está orientada pela pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva baseada nas premissas teóricas de autores acerca do tema ao se tratar de um estudo qualitativo e interpretativo. Os procedimentos técnicos utilizados são: análise de textos, documentos.
O interesse por esta pesquisa se deu pelo fato da contribuição perante as mudanças organizacionais advindas com o uso de técnicas originadas com a globalização e que necessitam de análise pelo fato de que o processo de integração do gestor juntamente com seus colaboradores exerce papel fundamental e estratégico, visto que deve utilizar racionalmente os recursos a ela destinados. Assim, espera-se que possa estar contribuindo de modo essencial, academicamente e profissionalmente, a todos que possa interessar, pois visa proporcionar uma melhoria nas atividades de gerência dos recursos organizacionais realizadas pelo Gestor.
A motivação desta pesquisa ocorreu pelo fato de que grande parte dos profissionais somente utiliza os dados financeiros e contábeis para fins de comprovação fiscal, desconhecendo a importância da mesma como ferramenta gerencial. Além disto, motivado, também, por algumas reflexões e através do convívio cotidiano por meio do exercício profissional, esta abordagem tornou-se um desafio a ser conquistado diante da expectativa de mercado e da freqüente competitividade encontrada em um mundo globalizado.
1 CONSTRUÇÃO CIVIL: caracterização e análise
A caracterização da indústria da construção civil como conservadora e tradicional no Brasil ocorre pelo fato de que até o final de década de 70 houveram grandes investimentos por parte do Estado. Ao longo dos anos os procedimentos foram evoluindo, contudo a mão-de-obra por ser, na grande maioria, de semi-analfabetos vem a ser mais despreparada e desqualificada, característica esta que apesar das intensas mudanças ainda persiste.
Até o início da década de 80, a indústria da construção civil via seus processos somente sob a óptica do princípio da Transformação, o que vinha se mostrando insuficiente. Isto porque não é somente a transformação por si só que agrega valor ao produto, mas sim, o encontro com os requisitos especificados pelo consumidor. O conceito de Transformação também não é capaz de possibilitar a eficaz identificação ou redução do uso excessivo de recursos, necessitando considerar simultaneamente o conceito de Fluxo.
...