O MERCADO COMPETITIVO
Por: Matheus do Carmo • 24/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 881 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
MATHEUS DO CARMO SILVA
MERCADO COMPETITIVO
PROFESSOR: CESAR AKIRA YOKOMIZO
SÃO PAULO
AGOSTO/2016
Sumário
INTRODUÇÃO
LIDERANÇA
MODELO DE FIEDLER
ANALISE SWOT DO MODELO MOTIVACIONAL DE FIEDLER
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Buscando entender mais sobre teorias motivacionais dentro das organizações, por meio de informações públicas oriundas de livros e outras fontes, o presente trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar uma das principais teorias motivacionais, o modelo de Fiedler e suas vertentes no âmbito administrativo.
LIDERANÇA
A liderança é a capacidade de influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, sendo fundamental para organizações no âmbito de gestão de pessoas para atingir metas e objetivos.
O ato de liderar é uma tarefa complexa, na qual poucos indivíduos dentro de uma organização saberão lidar, tendo eficiência e eficácia. Muitos pensam que liderança está vinculada somente a uma autoridade formal, contudo liderar está conectado a outros fatores, que podem influenciar de diferentes maneiras os seguidores ou colaboradores de um grupo.
Existe uma pequena discrepância entre autoridade formal (chefe) e liderança, porém tal discrepância pode influenciar fortemente dentro de um grupo de indivíduos que trabalham por um objetivo final. Enquanto uma autoridade formal se baseia em leis para influenciar outras pessoas a executar uma determinada tarefa, o líder influencia os indivíduos por meio da crença de seus seguidores. Em outras palavras, é cabível afirmar que indivíduos obedecem um chefe por obrigação, enquanto indivíduos seguidores de um líder, segue o mesmo pela obediência do respeito ao líder, a missão, e pela crença vinculada a tal liderança.
MODELO DE FIEDLER
Sendo um dos modelos de liderança mais tradicionais dentro das organizações, e inclusive em equipes esportivas, grupos coesos, entre outras organizações de indivíduos. Em 1967 o estudioso Fred Fiedler foi um dos primeiros a introduzir a influência da situação para determinar o sucesso da liderança em sua obra “A Theory Of Leadership Effectiveness” (Teoria da efetividade da liderança).
O estudo serviu de inspiração para diversas outras teorias que surgiriam mais afrente com o decorrer dos anos, afinal o modelo de Fiedler é um pioneiro na área de liderança.
Para a execução do modelo de Fiedler, existem 6 passos fundamentais. Em primeiro plano é necessário determinar um estilo de liderança pessoal sendo vinculado a uma tarefa ou ao relacionamento, variando do estilo de liderança, e daquilo que o líder deseja obter como resultado. Após isso é preciso determinar a situação, pois, de acordo com o modelo de Fiedler, é exigível que o líder tenha conhecimento do “favorecimento situacional”, que remonta a síntese de três fatores, sendo eles: as relações entre o líder e os membros, a estrutura da tarefa e do posicionamento e o poder do líder dentro do grupo.
Após determinar o estilo de liderança e a situação, o líder já possui subsídios adequados para aplicar de maneira pratica o modelo de Fiedler, alinhando seu estilo de liderança a situação e motivando a equipe quando necessário, e disponibilizando os recursos para que seja possível realizar a respectiva tarefa.
ANALISE SWOT DO MODELO MOTIVACIONAL DE FIEDLER
Após estudos sobre o modelo motivacional de Fred Fiedler, o grupo percebeu a viabilidade de observar o modelo Fiedler de outra maneira, com uma visão mais ampla e objetiva. Desta forma usamos a analise SWOT para obter tal visão macro de Fiedler analisando seus possíveis pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades.
...