O Mapeamento Biblioteca
Por: valderrsb • 23/5/2015 • Artigo • 1.302 Palavras (6 Páginas) • 146 Visualizações
A concepção de Reddin: a teoria 3D
Os estilos básicos
A teoria de Reddin, ou da eficácia gerencial, é chamada teoria 3D, porque introduz uma terceira dimensão no plano cartesiano da grade gerencial visando à obtenção da eficácia.
Reddin diz que a principal função do administrador é a obtenção de resultados, isto é, o administrador deve ser, antes de tudo, eficaz. Ele faz uma distinção entre a eficácia do líder – o grau no qual o líder influencia seus seguidores na realização dos objetivos do grupo – e a eficácia gerencial: o grau no qual um gerente alcança as exigências de sua posição.
Os quatro estilos básicos de gestão – separado, relacionado, integrado e dedicado – podem ser apresentados no plano cartesiano de grade gerencial.
Os estilos básicos de Reddin podem ser assim caracterizados:
- O gerente separado:
- Cauteloso, cuidadoso, conservador, ordenado;
- Prefere as coisas escritas, procedimentos, fatos;
- Busca princípios estabelecidos;
- Exato, preciso, correto, perfeccionista;
- Constante, deliberado, paciente;
- Calmo, modesto, discreto.
- O gerente relacionado:
- As pessoas vêm em primeiro lugar;
- Enfatiza o desenvolvimento pessoal;
- Informal, tranquilo, passa inadvertido;
- Grandes conversações;
- Simpático, aprovador, acolhedor, amistoso;
- Cria uma atmosfera de segurança.
- O gerente dedicado:
- Resoluto, agressivo, confiante em si mesmo;
- Ativo, possante, iniciador;
- Fixa tarefas individuais, responsabilidades, padrões;
- Seguro, independente, ambicioso;
- Emprega recompensas, punições, controles;
- A tarefa vêm em primeiro lugar.
- O gerente integrado:
- Obtém sua autoridade por meio de metas, ideias, políticas;
- Integra o indivíduo com a organização;
- Quer participação, pouca diferença de poder;
- Prefere objetivos e responsabilidades divididos;
- Interessado pelas técnicas motivacionais.
Um esboço da teoria 3D.
Até aqui, a teoria 3D seria uma variante da grade de Blake e Mouton. As inovações de Reddin consistem em perceber que esses estilos básicos se modificam em outros semelhantes e no reconhecimento do fato de que não existe estilo ideal, o qual depende do ambiente em que atua o gerente. Esses estilos básicos se transformam em outros similares mais ou menos eficazes.
Estilos mais ou menos eficazes
Estilo básico | Estilo gerencial menos eficaz | Estilo gerencial mais eficaz |
Integrado | Transigente | Executivo |
Dedicado | Autocrata | Autocrata benevolente |
Relacionado | Missionário | Promotor |
Separado | Desertor | Burocrata |
Esses oito estilos, variantes dos básicos, representam oito tipos adicionais de comportamento, isto é os quatro estilos básicos, usados de forma adequada ou inadequada. Podemos representar doze estilos de gestão, incluindo um terceiro eixo cartesiano para representar a eficácia.
Reddin afirmava que tudo indica que a noção de um estilo ideal único não é válida, não havendo evidência consistente de que um estilo seja mais eficaz do que outro. O gerente ideal deve ter flexibilidade para mudar o estilo de acordo com os ambientes, interno e externo, em que atua.
Fatores a considerar na determinação do estilo gerencial mais adequado.
Expectativas dos subordinados:
Estilo da alta administração – Tradições e cultura da empresa – Objetivos e estratégia da empresa – Estilo do antecessor (Chefe anterior).
Tipos de subordinados:
Qualificação profissional dos subordinados – Tipo (sofisticação) da tecnologia usada – Qualificação pessoal dos subordinados, isto é, maturidade, personalidade e educação, entre outros.
Características do ambiente externo:
Ambiente sociocultural do local – Estágio do desenvolvimento do país – Condições do mercado de trabalho.
As características de cada fator tendem a tornar mais eficaz um ou outro estilo. Esse conjunto de fatores indicará como mais adequado um determinado estilo gerencial, que é representado na grade cartesiana por uma área de atuação dentro da qual o gerente teria um comportamento apropriado. Num ambiente sociocultural sem sofisticação, em país pouco desenvolvido, com mercado de trabalho favorável à empresa, com subordinados pouco qualificados, numa empresa que favoreça a disciplina e use tecnologia pouco avançada, o estilo mais adequado será o do gerente dedicado, que deverá ser mais eficaz no estilo autocrata benevolente.
Imaginemos outra empresa, que utilize tecnologia sofisticada, num ambiente sociocultural desenvolvido, em que o mercado de trabalho não seja favorável à empresa, a qual privilegie inovação e criatividade. O estilo mais adequado para um gerente dessa empresa, se tiver subordinados qualificados e maduros, deverá ser o relacionado, sendo que será provavelmente mais eficaz atuar como promotor, isto é, alguém que saiba motivar e trabalhar com os outros, tenha confiança nas pessoas, perceba seu trabalho como relacionado com o desenvolvimento dos trabalhos dos outros, assegurando uma atmosfera que conduza ao compromisso de seus subordinados com o trabalho.
...