O Olha crítico do administrador
Por: raitheodoro • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1][pic 2]
O OLHAR CRÍTICO DO ADMINISTRADOR
Quando terminei o ensino médio, me deparei com a grande questão: Qual profissão vou escolher? Mas então parei para pensar em que tipo de trabalho seria gratificante e que eu gostaria de lidar. No meu caso, passei a vida inteira decidida em fazer administração, já que sempre quis empreender e com isso administrar bem meu futuro negócio e hoje tenho a total certeza que escolhi bem, fui cada vez mais me identificando com o curso, pois gosto de lidar com pessoas, pensar estrategicamente, planejar e tomar decisões. Quero me tornar uma administradora muito capaz com capacidade para organizar, planejar e orientar bem o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos de uma empresa, buscar as melhores soluções para todo tipo de problema administrativo.
As matérias escolhidas abaixo foram as quais me identifiquei e levo para a vida profissional e pessoal, de tal forma, que aprendi e melhorei meu planejamento, e tomada decisão a partir das informações que obtive nas aulas destas matérias.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Tive a oportunidade de desenvolver uma visão ampla da ciência da administração, do seu processo formativo, constituição, evolução e estruturação. Apliquei esta matéria no dia a dia quando consegui identificar os diversos pensamentos administrativos observando a gerência de uma organização. Passei a associar as correntes do pensamento à prática empresarial do meu gestor.
TGA (TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO)
Esta matéria auxiliou de forma que pude relacionar a teoria da administração com os contextos vivenciados nas organizações, as influências internas e externas do ambiente social, político e econômicos. Também aprendi os diversos tipos de liderança identificando nos meus gestores e me avaliando, observando no meu grupo de amigos de faculdade se existe a liderança. A interdependência das funções para o alcance dos resultados, e que, a interação, a transparência e o bom relacionamento são muito importantes para que o processo funcione bem e alcance seu objetivo.
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Proporcionou noções sobre a amplitude de uma empresa, e sua complexidade de forma que inicialmente não entendia. Criei minha própria opinião sobre tal amplitude ao pensar em plano de carreira, no ambiente de trabalho, seus processos, o clima organizacional, a cultura da empresa, de forma que, me identifiquei com a missão, a visão e os processos da organização em que atuo, e faço parte do ambiente. Hoje consigo entender um fluxograma, uma estrutura organizacional e saber minha posição e importância dentro desta estrutura.
MACROECONOMIA
Uma das matérias mais importantes, pois na área em que atuo vejo e acompanho de perto muita coisa que aprendi com essa matéria e também levo para vida pessoal, pois conheci sobre o mercado econômico desde a primeira relação de troca e definição de moeda. Aprendi sobre as demandas de salários, empregos e preços. Quando investir e quando comprar de acordo com a taxa de juros. Através da teoria da inflação, do consumo, e política monetária sei quando é o momento certo para economizar, investir na poupança ou na compra de bens.
GESTÃO DE PROCESSOS
Percebi que muitas vezes a burocracia atrapalha no processo de uma organização e que todo processo necessita de uma melhoria contínua para alcançar uma boa qualidade e ficar à frente da concorrência. Aprendi sobre Gestão da qualidade total, sua evolução no contexto da história da administração. Desenvolvi habilidades para as principais técnicas de qualidade seus e certificados importantes como os da ISO. Hoje sou mais atenta aos processos da empresa em que trabalho, de forma que, havendo oportunidade dou minha opinião para melhorias, e otimização do processo, me interesso em saber quais são os setores, e quem são as pessoas envolvidas no mesmo processo que eu, e o que podemos fazer juntas para conseguir chegar no objetivo final.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Apesar de ainda estar cursando a disciplina já consigo diferenciar a contabilidade gerencial da contabilidade de custos. Durante as aulas, tenho aprendido o processo de identificar, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais. E futuramente caso abra um negócio, terei conhecimento para tomar as melhores decisões em relação aos custos, despesas, avaliação de desempenho (lucro), determinação de preço e ponto de equilíbrio. Hoje não realizo esta atividade, mas estou começando a visualizar um relatório financeiro e identificar se houve lucro no final de um período, e se é vantajoso diminuir o recurso de um setor e aumentar de outro sabendo o valor de seus custos e despesas que muitas vezes pouco se alteram se a mudança for pequena.
DIREITO EMPRESARIAL
Conheci os direitos do cliente e empregador, em relação a contratos de serviços e produtos, títulos de crédito, sociedades e falências. Utilizo no meu cotidiano, sendo muito mais atenta quando leio um contrato, entendo melhor o processo de relação de serviço e compra com o cliente, sabendo os direitos da empresa e do cliente.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Com matemática financeira, aprendi cálculos financeiros e análises de investimentos. E é uma matéria que observamos sua aplicação em qualquer empresa para a tomada de decisão na gestão financeira das empresas e das pessoas. Hoje aplico diariamente esta matéria nas minhas atividades. Na realização de cálculos de juros simples e compostos, sem o aprendizado desta matéria, não seria possível realizar tal atividade. E antes de realizar compra de produtos ou serviços com valores altos, passei a calcular e avaliar qual forma de pagamento será mais vantajoso, e o prazo de pagamento em relação à juros.
...