O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Por: hugo.leonardo • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.029 Palavras (9 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................
2 A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA VIDA DO ADMINISTRADOR ..................................................................................................... 4
3. O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES........................................................................................................5
4. O SISTEMA TRIBUTÁRIO NO BRASIL E O IMPACTO NAS EMPRESAS ..........6
5 5. MEDICAMENTOS PINHO...................................................................................07
5.1 RAMO DE ATIVIDADE.........................................................................................07
5.2 TRIBUTOS INCIDENTES.....................................................................................07
6. JUROS...................................................................................................................08
6.1 REGIME DE JUROS SIMPLES............................................................................08
6.2 REGIME DE JUROS COMPOSTOS....................................................................09
7. EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS ............................................................................10
8. AMORTIZAÇÃO ....................................................................................................11
9. CONCLUSÃO ........................................................................................................12
REFERÊNCIAS ..........................................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
Da pra notar, que no meio profissional, não baste se ater somente ao conceito direto de sua área. É imprescindível que para que um bom profissional alcance seu objetivo tenha conhecimento de mundo e de outros assuntos afins.
E não é diferente com o administrador de empresas. Esse profissional que lida diretamente com o planejamento financeiro e pessoal, e é essencial para o sucesso da empresa, deve estar a par de meios estratégicos essenciais, entre eles a matemática financeira, contábil e fatores tributários.
A Matemática Financeira, é de extrema importância para o processo de tomada de decisões na empresa, e sua aplicação traz maior rentabilidade, maximizando os resultados.
2. A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA VIDA DO ADMINISTRADOR
Dentre as competências que são necessárias ao administrador, está a de saber lidar com a matemática financeira, que aflora as habilidades para utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores, formulações e estabelecendo relações formais e causais entre acontecimentos.
Na administração, a matemática é útil em diversas situações: desde o planejamento, perpassando pelo fluxo de mercadorias até a gestão de recursos humanos. Não diferente, a matemática financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa, e, sua aplicação, quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados. Podemos conceituá-la, como o ramo da matemática que tem como escopo estudar o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro, levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo. As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo.
Avalia-se a forma como o dinheiro está sendo ou será empregado, de maneira a ampliar o resultado, o qual se almeja positivo. Com as ferramentas adequadas, pode-se também comparar duas ou mais alternativas, buscando aquela que trará mais benefícios a empresa. Na atual economia, que se diz globalizada, não se prossegue com qualquer projeto em que o aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para sua execução.
Destarte, pode-se perceber tamanha importância que ela (a matemática) acarreta na vida da organização, cujo faturamento acaba dependendo da sua boa aplicação, que determina os efeitos e o grau de precisão com que os cálculos devem ser feitos.
3. O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Outra aliada à matemática financeira é a contabilidade, que por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas dentro da empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão, apesar de na maioria das vezes ser vista como uma obrigação a ser cumprida perante a Lei. Acredita-se que a contabilidade não pode apenas atender às necessidades legais servindo basicamente às financeiras, pois assim sua utilidade para a administração praticamente desapareceria. Por isso, cabe ao administrador reconhecer que a contabilidade financeira pode (e deve) se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar no processo decisório, de forma mais segura e proativa.
A contabilidade gerencial tem em seu papel principal fornecer ferramentas para a administração da empresa, procurando suprir informações que se encaixem de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador e para isso se utiliza de instrumentos para auxiliar na interpretação dos resultados levantados, como a análise e a interpretação das demonstrações contábeis, os indicadores financeiros e não financeiros, entre outros, que em conjunto tendem a propiciar ao usuário uma melhor compreensão dos fatos ocorridos na empresa em determinado momento, ressaltando a importância da participação do gestor na elaboração e validação dos relatórios gerenciais, sendo, portanto, determinante para o sucesso das atividades, as quais constituem parte integrante do processo decisório da empresa.
...