O Papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações
Por: cristyga • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.727 Palavras (11 Páginas) • 274 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho de administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Matemática Financeira e Comercial, Planejamento Tributário e Contabilidade.
Orientador: Prof. Marcelo Caldeira Viegas; Paula Cristina O. Klefens; Regiane A. Brignoli; Karen H. Manganotti; Regis Garcia; Luciana Barbosa Fukuy.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O Papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações 5
2.2 Situação tributária no Brasil 6
2.3 Empresa Relevante para o Desenvolvimento da Região. 7
2.4 Diferença entre Juro Simples e Composto 8
2.5 Equivalência de capitais e sistemas de amortização. 9
3 Conclusão 11
3 referências 12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre matemática financeira e o quanto a sua aplicação é essencial na tomada de decisões e pode ser o diferencial de um profissional, assim como a contabilidade é primordial em uma empresa seja no cumprimento da legislação mesmo no processo de tomada de decisões a inda alguns conceitos.
No presente trabalho serão abordados ainda temas muito relevantes para que uma organização obtenha sucesso e bons rendimentos a exemplo da pesquisa feita em campo abordando o ramo de atuação de uma empresa e seus tributos. E ainda aborda um apanhado da situação tributária no Brasil. Teremos aqui o entendimento sobre juros simples, juros compostos, equivalência de capitais e como funcionam os sistemas de amortização.
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.
2 DESENVOLVIMENTO
A Matemática Financeira é um ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Esse tema avalia a forma como esse dinheiro é ou será empregado. Quando utilizada de maneira eficiente, minimiza custos e aumenta os resultados obtidos por uma empresa é uma ferramenta de extrema importância que fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custos e investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.
Empregada como ferramenta é aplicada em todo e qualquer sistema, de produção, controle da qualidade, projetos, prospecção de novos negócios, etc. Para compreender os cálculos financeiros e as funções das situações propostas e solucionar problemas.
A matemática financeira fornece o instrumento necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital. Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico. Você deve decidir se paga à vista, mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor. Nas avaliações econômico-financeiras existe o binômio risco-retorno. Avaliação ou apuração do retorno de investimentos é um problema da Matemática Financeira. Já o Risco é um problema da Estatística e pode ser definido como a possibilidade de perda. Diz respeito apenas à possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado. Decisões com base em dados contábeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados.
Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, à luz das novas tendências e dos fluxos de caixa projetados. Na área de Recursos Humanos, para medir crescimento da folha, variação/evolução salarial, custo de benefícios, encargos sociais, entre outros. A Matemática Financeira é ferramenta para qualquer obra.
Ao se aprimorar o conhecimento matemático dentro de sua área de atuação o profissional potencializa e tem maiores subsídios para um melhor desempenho de suas funções se torna mais ativo no processo autônomo na tomada de decisões.
2.1 O Papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem registros em que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis, sua finalidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos acorridos patrimônio, fornecendo assim informações sobre a sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da gestão da riqueza de seu patrimônio.
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio seu campo de duração é amplo, uma vez que a complexidade das atividades industriais, agrícolas, comerciais, bancários e de prestação de serviço no mundo hoje, fez com que inúmeros registros e controles fossem criados.
O objetivo de estudo da contabilidade é o patrimônio. Patrimônio é: o conjunto de bens, devidos e obrigações pertencente a uma empresa ou pessoa. Ele é composto de bens, valores a receber, denominados de direitos a receber e também das obrigações que, são representadas pela divida gerada pela empresa ou pessoas física para adquirir seus bens ou direitos. Tem ainda o objetivo de fornecer informações úteis e relevantes a respeito do patrimônio das organizações, de forma a auxiliar os interessados por essas informações a tomarem decisões seu objetivo básico pode ser resumido em fornecimento de informações econômicas para os usuários de forma a lhes assegurar decisões racionais.
Os princípios que norteiam a contabilidade são: Principio da Entidade onde o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários e o Princípio da continuidade em que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Assim podemos concluir que a contabilidade esta intimamente ligada às rotinas contábeis da empresa e uma de suas finalidades é cumprir as exigências impostas pela legislação.
Segundo
...