O PLANO DE MARKETING
Por: SheilaCRG • 6/1/2022 • Trabalho acadêmico • 2.780 Palavras (12 Páginas) • 116 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
11/2021
[pic 4]
Sumário
INTRODUÇÃO 4
CONTEXTO E OBJETIVO 4
ESTRUTURA DO PLANO DE MARKETING 5
DESENVOLVIMENTO 6
APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DA EMPRESA.......................................................................................6
ANÁLISE AMBIENTAL DA EMPRESA 8
1. Análise do Macroambiente 8
2. Análise do Microambiente 9
3. Matriz Swot 9
PESQUISA DE MERCADO E POSSÍVEIS RESULTADOS 11
ANÁLISE COMPETITIVA 12
PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
Introdução
Contexto e Objetivo
Segundo a Agência Brasil, a pandemia do novo coronavírus e a crise econômica dela decorrente levaram os empresários do comércio a registrarem perda média de faturamento acima de 50% no ano passado. (1)
Desde então, lojas do comércio (de todos os segmentos) ficaram sujeitas à aplicação de medidas restritivas como: frequência de público limitada, horário de funcionamento restrito ou então, de forma mais crítica, tiveram por diversas vezes seu fechamento provisoriamente decretado.
A empresa Rochinha Sorvetes é uma das muitas afetadas pela pandemia e por esse motivo detectou-se a necessidade de promover um plano de marketing onde incentive a compra de sorvetes por seus consumidores por meio de plataformas de delivery.
Este trabalho, que tem por objetivo elaborar um plano de marketing para a empresa Rochinha Sorvetes que possui lojas em todo território Brasileiro.
Estrutura do Plano de Marketing
Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações a serem tomadas / promovidas para alavancar um produto, linha de produtos, marca ou uma loja.
Segundo Teixeira, Elson na apostila Marketing da FGV, Plano de Marketing é o mapa que documenta o planejamento de marketing. Deve ser, portanto, um documento de fácil compreensão, preciso e detalhado, além de prático e consciente quanto ao estabelecimento das possíveis metas a serem atingidas. Esse documento exige certa flexibilidade para que seja possível acompanhar as mudanças do mercado e assegurar o desenvolvimento nos médio e longo prazos, traduzindo as decisões em ações. (2)
Desenvolvimento
Apresentação e Histórico da Empresa
Rochinha Sorvetes (figura 01) é uma empresa do ramo alimentício cujo foco principal é a criação e comercialização de sorvetes. Com fabricação e produtos próprios, seus sorvetes podem ser classificados em uma categoria popular.
Com mais de 37 anos de história, a Rochinha Sorvetes ficou famosa nas areias das mais belas praias do litoral de São Paulo, graças a sua qualidade e sabor natural derivado das frutas frescas utilizadas na produção.
A fábrica em São José dos Campos mantém, ainda hoje, mantém alguns processos produtivos manuais, que conserva o que a fruta tem de melhor em sabor e nutrição. A produção do carro chefe, o picolé de coco branco, entre outros sabores, é feito com generosos pedaços de frutas.
O sorvete sempre marcou a vida dos brasileiros de maneira positiva, remetendo aos momentos felizes em família, feriados, reuniões e até mesmo aquela sobremesa de dar água na boca.
A empresa tem sabores para todos os estilos e momentos.
A missão da empressa é entregar a todos os estilos de consumidores sorvetes genuinamente brasileiros, de alta qualidade, gostosos e que remetam a momentos inesquecíveis.
A empresa pretende ser líder no segmento de sorvetes artesanais, preservando suas receitas e trazendo novas tendências de consumo para pessoas de todos os estilos.
O valor da empresa é ter orgulho das suas origens, compromisso com nossos colaboradores e alto comprometimento com sustentabilidade. (3)
A empresa hoje possui lojas em todo o território brasileiro, além de comercializar seus produtos em establecimentos como Casa Santa Luzia, Supermercados St Marche, Dia, Extra, Coop, Pão de Açúcar, Mambo, lojas Petz entre outras.
[pic 5]
Figura 01: Imagem extraída do site web com logo e marca.
[pic 6]
Figura 02: Imagem extraída do site web - Unidade Rochinha Sorvetes.
Análise Ambiental da Empresa
A empresa esta sujeita às variações existentes no mercado, à crises econômicas e principalmente às sanções impostas durante o período de pandemia, que será o foco do plano de marketing apresentado.
Segundo Teixeira, Elson na apostila Marketing da FGV, o macroambiente é formado por forças que interferem no microambiente e cujas interações são de difícil controle. É fácil percebermos que a empresa não tem nenhuma influência sobre assuntos ligados à economia, à demografia, à natureza, ao avanço tecnológico, à política e à cultura, mas sofre diretamente os efeitos de todos esses fatores. O mundo globalizado, como se apresenta hoje, torna a competição de mercado tão acirrada que, se a empresa não for flexível e adaptável, provavelmente sucumbirá. A princípio, não há como intervir em fenômenos naturais que podem alterar a oferta de matéria-prima, por exemplo. Dessa forma, a melhor maneira de se proteger das ameaças oferecidas pelo macroambiente é estar preparado para elas. Além disso, a análise minuciosa desse ambiente pode apontar para mudanças que surpreendam o cliente e façam a empresa se distinguir pela inovação.
...