O PLANO DE MARKETING
Por: Fofuxow • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.955 Palavras (8 Páginas) • 174 Visualizações
PLANO DE MARKETING
Angelito Moraes
Bartolomeu Lombardi Martins
Leandro Hols
Leonardo Gabriel Laux
Prof. Alice Brum Martins Mathias
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0407) – Prática do Módulo III
13/11/2014
RESUMO
A finalidade deste trabalho é definir o marketing e pontuar como funciona o plano de marketing, demonstrando também a sua importância. A metodologia aplicada é a de prática real, onde os acadêmicos coletaram informações através de entrevistas. Optou-se por realizar as entrevistas na empresa HS Informática com sede em Sertão Santana - RS, onde concluímos que a mesma executou excelentes estratégias de marketing, através de pesquisas direcionadas diretamente ao seu público alvo.
Palavras-chave: Plano de Marketing. Marketing. Estratégias.
1 INTRODUÇÃO
Diante de um cenário, onde a competitividade não para de aumentar, devido em muito a globalização, toda e qualquer empresa que deseja ser constituída ou lançar algum produto, bem como se mantiver competitiva ao mercado, deverá observar constantemente suas estratégias.
Através deste trabalho, será conceituado o marketing, segundo diversos autores assim como o plano de marketing e sua importância, bem como este é desenvolvido.
Observaremos também, como as empresas atuais utilizam suas estratégias voltadas ao marketing, onde visitamos a empresa HS Informática de Sertão Santana, conversando com um dos proprietários, que nos proporcionou o esclarecimento de diversas situações. Temos como os principais tópicos, o Marketing, o Plano de marketing, e as Estratégias de marketing da empresa.
2 MARKETING
Toda troca entre pessoas ou grupo de pessoas, envolvendo produtos, bens ou serviços é definido como Marketing, bem como suas estratégias, técnicas e seu planejamento.
Podemos observar que o Marketing já vem sendo utilizado desde o começo da humanidade, pois, já havia trocas de produtos, definidos como “ escambo ”, onde as tribos trocavam produtos que tinham em abundância, por itens que não tinham, visando sempre a sua satisfação.
Com o ingresso da moeda, passou a ser utilizado ainda com maior freqüência, pois, facilitava a troca. Um dos pontos cruciais, também foi a Revolução Industrial, que por si só aumentou ainda mais a concorrência, fazendo com que os comerciantes utilizassem estratégias para conquistar seus clientes.
“Através da Internet, o consumidor tem mais acesso a informação e por isso consegue conhecer, questionar, comparar e divulgar sua opinião sobre produtos, serviços, marcas e empresas.” (CAVALLINI, 2008, P.24). Observamos que o marketing é utilizado constantemente neste cenário atual, em razão das facilidades que a internet nos proporciona.
O Marketing engloba uma grande área, como por exemplo: Estudo de mercado, publicidade, vendas, definição de estratégias, dentre outros.
“Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações informações e idéias.” (KOTLER; KELLER, 2006, p.6)
3 PLANO DE MARKETING
Toda empresa, produto ou marca, que deseja ser inserida no mercado, precisa de um bom plano de marketing. Pois é através deste plano, que analisamos os principais pontos que podem prejudicar ou auxiliar os processos. Como por exemplo, o ambiente interno e externo em que a empresa está inserida, novas oportunidades e possíveis ameaças, os pontos fortes e fracos. Este plano geralmente é feito por um profissional capacitado na área, onde é coletado informações, com o intuito de demonstrar de forma bem clara e simples, tudo o que possa favorecer ao gestor para a sua tomada de decisões, para que o mesmo possa evitar, de maneira antecipada os possíveis erros em potencial.
“Antes de preparar a estratégia, é preciso identificar diferentes visões do futuro e selecioná-las.” (KOTLER; KELLER, 2006, p.49). Sem uma análise prévia, dificilmente conquistaremos bons resultados.
Assim como a maioria dos processos, o Plano de Marketing necessita de certa organização lógica, seguindo algumas etapas principais, que são elas: Sumário Executivo, Análise de Ambiente, Definição de público Alvo, Posicionamento de Mercado, Definição de Marca, Objetivos e Metas e a Definição das Estratégias de Marketing.
3.1 SUMÁRIO EXECUTIVO
O plano de marketing deve ser iniciado com um breve resumo das principais metas e recomendações. O resumo executivo permite que a alta administração compreenda o direcionamento geral do plano. Um sumário deve se seguir a esse resumo, delineando o restante do plano com seus fundamentos e detalhes operacionais. (KOTLER; KELLER, 2006, p.59)
Portanto, o sumário executivo é o resumo geral do plano, devendo ser executado somente após o término de todas as etapas. Onde devem constar de forma clara e precisa um breve texto contendo os principais pontos da empresa, assim como a atual situação, suas metas e estratégias a serem alcançadas, o esforço a ser desempenhado, dentre outros.
3.2 ANÁLISE DE AMBIENTE
A análise de ambiente, engloba tanto o ambiente interno ( Microambiente ) como o ambiente externo ( Macroambiente ).
Ambiente Interno
- Custos do Produto.
- Lucratividade do produto.
- Recursos humanos.
- Fatia de mercado ( tanto o que se vende, quanto o que se esperava vender ).
Ambiente Externo
- Mercado.
- Concorrência.
Não podemos esquecer também de fazer uma análise SWOT ( Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e uma análise PEST ( Política, Econômica, Social e Tecnológica).
3.3 DEFINIÇÃO DE PÚBLICO ALVO
Definir um público alvo, é basicamente definir a quem você irá atender, lembrando que deve ser levado em consideração uma série de fatores, como por exemplo: culturais, geográficos, econômicos, demográficos.
...