O PLANO GESTOR
Por: juiza123 • 6/12/2021 • Projeto de pesquisa • 3.313 Palavras (14 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNO: DANUSA FONTANA MOSSNER – RA: 1138967
CURSO: ARTES VISUAIS- LICENCIATURA
PLANO GESTOR
DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ
BATATAIS
2021
1. UNIDADE ESCOLAR
IDENTIFICAÇÃO
- Nome: Colégio Estadual Euclides da Cunha Ensino Fundamental, Médio e Normal – CEEC. Núcleo: Foz do Iguaçu.
- Endereço: Endereço: Rua Napoleão Laureano nº. 642 – centro, Município: Matelândia-Paraná. coleuclidesdacunha@yahoo.com.br
- CEP: 85.887-000
- Fone/fax: 45-3262-1487 e 3262-1547
- CGC: CGC: 78.100.914/0001-11
- Horário de Funcionamento: Segunda-feira e Sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
2. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Autorização De Funcionamento: Decreto Nº. 14.011, De 31/01/64, Reconhecimento Do Estabelecimento: Resolução Nº. 2.770, De 21/12/81. Código Do Estabelecimento: 000-20. Dados Do Prédio Escolar: Ano De Inauguração: 1964.
Em 2016 o Colégio CEEC, conta com 22 turmas de 6º à 9º ano, com 669 alunos matriculados no Ensino Fundamental, 14 turmas de Ensino Médio, com 417 alunos matriculados no Ensino Médio, (sendo 03 turmas do curso de Formação de Docentes), totalizando 1086 (um mil e oitenta e seis alunos) matriculados nos três turnos (manhã, tarde e noite).
A escola conta também com atendimento da sala de recursos multifuncional, atendendo no período matutino, e no período vespertino, além de ofertar sala de apoio nos dois turnos. Também temos duas turmas de atividades complementares, um projeto de Esporte e Lazer e Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas).
O funcionamento da escola, os turnos, horários, estão amparados no Artigo 34 da LDB 9394/96, onde rege que “o ensino fundamental incluirá pelo menos 4 horas de trabalho efetivo em sala de aula...”, desta forma definimos os seguintes horários, totalizando 04h20min horas para o diurno e 04h15min horas para o período noturno, totalizando assim, 200 dias e 800 horas letivas de trabalhos anuais.
3. ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA: OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO
- Direção:
O CEEC, conta com um diretor com 40 (quarenta) horas semanais e dois diretores auxiliares ambos com 20 (vinte) horas semanais.
- Técnico Pedagógico:
O CEEC, conta com 07 (sete) pedagogas com vinte horas semanais cada.
- Administrativo: Agente Educacional II
O CEEC conta com: 03 (três) secretários com 40 horas cada; 02 (duas) bibliotecárias com 40 horas cada e 02 (duas) técnicas no laboratório de informática com 40 horas cada.
- Inspetor de ensino: 02 (dois)
- Agente Educacional I: 14 (dez)
- Corpo Docente: 79 (setenta e nove)
- Corpo Discente: 1086 (um mil e oitenta e seis)
4. FILOSOFIA DA ESCOLA
A direção e o corpo docente deste estabelecimento acreditam orientar o cidadão para uma visão de mundo que privilegia o coletivo, a integração, o trabalho em parceria e cooperativismo com empresas, escolas e entidades, busca acentuar mais as práticas pedagógicas que compreendem a solidariedade, o valor do “cidadão” e o exercício do “amor”. Amor este ao conhecimento e à integridade, sendo assim amor a si próprio e ao semelhante. Pois, quem conhece vence e ajuda ou pode ajudar os outros também a se tornarem vencedores, sendo sujeito integral de princípios e ética.
Sabe-se que para atingir o ideal é preciso ter projetos e metas a serem alcançadas. Fato é que parece às vezes uma utopia, mas pensa-se na transformação. Portanto, o homem busca a sua realização e felicidade e é através do desejo de vencer que ele deve permanecer firme e não desistir. Uma Instituição Educacional forte segue de cabeça erguida à concretização de suas metas a partir do PPP elaborado; e o aluno vencedor é o que através da SUA PROPOSTA a escola consegue incluir, tornar sujeito triunfal do saber ministrado e da didática pedagógica do grupo docente e equipe.
Para além dos conteúdos científicos, a escola possui uma função formadora. O homem é um ser rico em necessidades e capacidades físicas, emocionais, culturais, espirituais e intelectuais.
Buscar uma educação equilibrada, que atenda a essa multiplicidade, é fundamental para a sua formação. Educar em sentido mais amplo significa considerar as diversas experiências sociais, culturais e intelectuais do aluno. Ou seja, respeitar suas histórias de vida, linguagem e costumes, condições sociais, moradia e lazer. A escola deve ainda proporcionar aos alunos novas experiências que possam enriquecer seu universo de conhecimentos.
5. PROCESSO E MOVIMENTO DA ESCOLA
Os alunos matriculados neste estabelecimento são na maioria de classe média e baixa. Também existem famílias com desestruturação social, econômica e afetiva, carregam para a escola uma bagagem de suas carências: uma de natureza material; outra emocional e afetiva.
A comunidade escolar é oriunda de todas as classes sociais, cujas famílias possuem diversas rendas. Os alunos são procedentes da zona urbana, (bairros e centro) e da zona rural; como também de outros Municípios, Estados e Países, uma vez que nosso município está localizado a 80 km do Paraguai e Argentina. O processo migratório influencia muito no nível de aprendizagem, dificultando o trabalho pedagógico e tornando as turmas heterogênicas.
6. DIAGNÓSTICO
O CEEC pretende melhorar sua qualidade de ensino, sempre evoluindo e somando num ritmo crescente. Isso a começar na continuidade da difusão de todos os conhecimentos básicos necessários, de forma criativa e aberta envolvendo os docentes; assim, logo todos os alunos podem se apropriar do conhecimento necessário para exercer plenamente sua cidadania. Sempre com aquisição, também, da devida qualificação para o trabalho aquém, assegurando desta forma a permanência e o sucesso dos alunos no Colégio.
...