O PROJETO DE INTERVENÇÃO: A COLETA DE DADOS PARA GERAR INFORMAÇÃO E TOMAR DECISÕES EM UMA EMPRESA NO NICHO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Por: Marcos Domingos • 7/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 3.054 Palavras (13 Páginas) • 169 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
SANTO AMARO
Marcos Domingos
PROJETO DE INTERVENÇÃO: A COLETA DE DADOS PARA GERAR INFORMAÇÃO E TOMAR DECISÕES EM UMA EMPRESA NO NICHO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Belo Horizonte
2019
MARCOS DOMINGOS
PROJETO DE INTERVENÇÃO: A COLETA DE DADOS PARA GERAR INFORMAÇÃO E TOMAR DECISÕES EM UMA EMPRESA NO NICHO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário SENAC – Santo Amaro, com o objetivo de obtenção de título de Especialização em Controladoria e Finanças.
Belo Horizonte
2019
RESUMO
O presente trabalho teve por objetivo uma pesquisa ação, esta realizada em uma empresa de pequeno porte do ramo educacional, focada em quatro serviços por ela ofertada sendo demonstrado que a partir da gestão das informações é possível melhorar o número de clientes. Para tanto foi criado uma nova forma de coleta e tratamento de dados para gerar informação facilitando a tomada de decisão.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 4
2 PROJETO DE INTERVENÇÃO: A COLETA DE DADOS PARA GERAR INFORMAÇÃO E TOMAR DECISÕES EM UMA EMPRESA NO NICHO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO................................................................................................. 6
2.1 Descrição das etapas do projeto.......................................................................................... 6
2.1 Cronograma de Atividades realizadas na intervenção........................................................ 7
2.2 Cronograma físico-financeiro.............................................................................................. 7
3 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS............................................................................. 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 9
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 10
APÊNDICE A : Alunos interessados nos cursos e Alunos efetivados nos cursos................. 11
APÊNDICE B: Matriz de Responsabilidades ....................................................................... 12
APÊNDICE C: Questionários 1 e Questionário 2 ................................................................ 13
1 INTRODUÇÃO
Em micro e pequenas empresas e comum que muitas tarefas sejam executadas de forma amadora. A forma como os dados e informações são mensurados é de suma importância para qualquer tomada de decisão, assim observada como se tomavam as decisões e como estas eram subsidiadas, denotou que é grande a dificuldade encontrada pelos gestores da empresa foco do projeto. Uma ação direcionada neste espectro seria viável e poderia dar um norte para melhoria de outros setores e outras atividades relacionadas à empresa. Inicialmente a proposta era de realizar de uma forma mais abrangente, mas não teria condições em função da complexidade na coleta de dados, mensuração e prazos, assim a decisão de focar apenas parte se mostrou mais produtiva e alcançável, para tanto o planejamento antes previsto no Pré-projeto foi alterado.
O presente projeto tem por objetivo alcançar a meta de melhorar as informações para os diretores da organização, para auxilio na tomada de decisões, focada no número de alunos interessados e efetivados de quatro cursos: (Instrutor de trânsito - ITF, Atualização de Instrutor de Trânsito -ITAT, Taxista – TAXI e Atualização de Taxista - ATAXI) escolhidos dentre os diversos ofertados pela organização os objetivos específicos são:
- Entender como são alimentados os dados de alunos interessados e matriculas
- Compreender como são tratados estes dados e se há algum procedimento padrão e sistema para facilitar a entrada de dados e geração de informações aos gestores
- Analisar de forma quantitativa e qualitativa todos os dados levantados para elaboração do projeto
- Propor aos interessados a ação que se fizer necessária para melhoria após apresentação de relatório técnico.
A coleta de dados se deu na própria organização escolhida em dias e horários autorizados pelos gestores, permitindo classificar esta pesquisa quanto aos procedimentos técnicos em documental e bibliográfica tendo em vista que foi amparada pelas literaturas existentes. Os dados primários foram coletados em uma entrevista com questionário estruturado realizados com diretor da unidade Belo Horizonte e o mesmo foram enviados aos demais diretores através de e-mail, conforme pode ser observado no apêndice C. Fora realizado questionário estruturado conforme apêndice C às demais colaboradoras do atendimento.
Os dados secundários foram obtidos através de análise de documentos da empresa, sistema de Gestão financeira e de Gestão de Alunos, sendo permitida a geração de relatórios que os sistemas dispunham e outras planilhas eletrônicas que eram alimentadas no setor de matricula/atendimento.
Para se construir a informação é necessária interpretação dos dados OLIVEIRA (2002) denota que “dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação”. Os dados podem ser entendidos com a etapa anterior a informação, precisa ser processada, lapidada que podem gerar conhecimento.
De acordo com ABIB (2010), apud MASUDA (1982), “a informação é uma relação situacional, observada entre sujeito e objeto, que torna possível a seleção da ação pela qual o próprio sujeito pode atingir alguma espécie de valor de uso”. Segundo COSTA, POLITANO e PEREIRA (2014) Apud PADOVEZE (2001) e NAKAGAWA (2003) denotam que informação é o dado que foi transformado de forma que se possa compreender a quem o recebe e que demonstra valor real alcançado para suas decisões correntes ou perspectivas. Um fator de extrema relevância é que as organizações necessitam de ferramentas que os auxiliem na obtenção de processamento dos dados para obtenção de informações, o investimento na tecnologia da informação traz rapidez e dinâmica aos processos gerenciais. VASCONCELOS E LUCAS (2012)
...