O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Por: Vanessa Viana • 22/5/2022 • Trabalho acadêmico • 3.806 Palavras (16 Páginas) • 92 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
PAULINIA/2022
Nº. | NOME | RA |
01 | ERICK RAMOS DE SOUSA | 0542259 |
INTRODUÇÃO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I visa desenvolver uma pesquisa técnico-acadêmica no intuito de propiciar a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento prático de conceitos teóricos aprendidos durante o semestre, a partir da integração multidisciplinar com foco em uma organização.
Logo, o objeto de estudo do pesquisador no PIM I consiste em uma empresa de mercado – a Natura Cosméticos, uma empresa brasileira atuante no setor de produtos cosméticos, atualmente presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos.
A estratégia adotada aqui consiste em um estudo de caso, em que o pesquisador irá explorar a empresa para gerar suas percepções, análises e conclusões, a partir da coleta de dados durante a pesquisa.
Desse modo, pretendemos mostrar como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) para a Natura Cosméticos.
Iremos desenvolver a análise a partir das disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, que serão divididas em três capítulos no desenvolvimento desse projeto. No capítulo 2, descreveremos as principais práticas organizacionais da Natura Cosméticos à luz das teorias da administração. No capítulo 3, descreveremos as principais ferramentas de comunicação interna. No capítulo 4, mostraremos as principais utilizações das TIC’s para a Natura. Em todos os capítulos construiremos um referencial teórico sobre os tópicos abordados.
De tal modo, comparando as teorias estudadas e a análise do objeto de estudo, apontaremos os pontos negativos e positivos identificados, propondo melhorias para a empresa, se for o caso.
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A disciplina Fundamentos da Administração se trata de conceitos, técnicas e ferramentas que são utilizados de modo a definir e atingir os objetivos estratégicos da organização. Uma organização é composta pelos Recursos Humanos, que possuem certas habilidades e que com o auxílio dos meios tecnológicos e financeiros, atingem metas – contribuindo de grande forma para o crescimento da empresa.
A Natura Cosméticos S.A., empresa brasileira do setor farmacêutico e higiene, tem como sua atividade principal o comércio atacadista de comércio e produtos de perfumaria. Teve início de suas atividades em 1969, com sete funcionários e uma modesta loja de cosméticos e consultoria personalidade para tratamentos de beleza.
Atualmente, é a maior companhia de cosméticos brasileira e desenvolve, fábrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal – o que consolidou a marca como uma das mais reconhecidas do mercado de cosméticos do Brasil. Desde 2004 a Natura é uma companhia de capital aberto, com ações listadas na Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo.
Sua constituição é da seguinte forma:
- Razão Social – NATURA COSMÉTICOS S.A.
- Data da Constituição – 28/08/1969
- CNPJ: 71.673.990/0001-77
- Endereço (Sede) – Rodovia Régis Bittencourt, km293
- País de Origem – Brasil
- Controle Acionário – Privado
- Tipo de Empresa na CVM – Companhia Aberta
- Quantidade de Colaboradores – cerca de 7000
A abertura de capital da Natura se deu em 2004 e, a partir desse momento, sua governança passou por profundas e significativas evoluções. Abaixo, trazemos o modo como a governança da empresa é estruturada:
[pic 2]
Figura 1: Governança Natura
Fonte: Elaborado pelo autor (adaptado de Natura, 2021)
O Conselho Administrativo da empresa é composto por dois co-presidentes e seis membros independentes mais um executivo de conselho. A atuação do conselho é avaliada anualmente e a remuneração dos integrantes é composta por um determinado valor fixo (mensal) + um valor variável, atrelado ao alcance dos objetivos econômicos, sociais e ambientais.
Além do Conselho Administrativo, a empresa conta com quatro comitês auxiliares, sendo:
- Comitê Estratégico, composto de cinco membros, responsável pelo monitoramento e direcionamento da estratégia corporativa estabelecida pelo Conselho Administrativo, sendo também responsável pela transferência de conceitos, valores e crenças, promovendo o crescimento da empresa;
- Comitê de Governança Corporativa, formado por cinco membros, que tem como objetivo monitorar o funcionamento do sistema de governança da empresa;
- Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, o responsável pelo subsídio ao Conselho de Administração na tomada de decisões no que se refere a iniciativas, políticas e normas dos Recursos Humanos, desenvolvimento de pessoal, organizacional, remuneração e benefícios. É formado por quatro membros, que tratam dos assuntos ligados ao comitê em reuniões bimestrais;
- Comitê de Auditoria, de Gestão de Riscos e de Finanças, composto por dois consultores externos e mais quatro membros, tem como objetivo assegurar a operacionalização de processos de auditoria dos mecanismos e dos controles relacionados à gestão de riscos e a coerência de políticas financeiras, com diretrizes estratégicas e riscos do negócio.
A Natura ainda conta com o Comitê Operacional do Grupo (GOC), responsável pelo suporte ao Conselho de Administração no que se refere a definições e implementações de estratégias globais, atuando como um fórum de discussão e recomendação acerca das estruturas administrativas e operacionais da organização, promovendo a criação de centros de excelência nas unidades de negócio do Grupo Natura, de modo a sempre buscar as melhores práticas e a excelência para a empresa.
...