O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE OPERACIONAL
Por: IngridCcarolina • 19/6/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 4.020 Palavras (17 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ADMINISTRAÇÃO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL
EMPRESA PULL SPORT
SÃO PAULO
2022
ESTUDO DE CASO – EMPRESA PULL SPORT
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor: Eduardo de Freitas Vicente
SÃO PAULO
2022
RESUMO
Para a realização do presente trabalho foi feito o estudo de caso da empresa Pull Sport, essa empresa encerrou suas atividades no início dos anos 60. Com o objetivo de analisar, a atuação organizacional da empresa, a cultura organizacional da empresa, hierarquia, relação de poder, relação de admissão e demissão de funcionários, estilos de lideranças presentes na empresa, como era feito o planejamento, a divisão de tarefas e a coordenação e direção entre outros itens analisados no decorrer do projeto. Optou-se por uma metodologia de pesquisa bibliográfica, sendo pesquisado em sites da internet, Google Acadêmico entre outros. Além disso foi possível concluir que a empresa não possuía uma cultura organizacional definida, existia muita disputa de poder entre os chefes dos setores da empresa.
Palavras-chave: Estudo de caso. Cultura organizacional. Planejamento.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.2. Atuação organizacional da Empresa Pull Sport 6
2.2.1. Hierarquia 7
2.3. Divisão de Tarefas 7
2.4. Princípios da Administração 8
2.4.1. Planejar – organizar, Coordenar e direção 9
2.5. Compra de Matéria Prima na Europa 11
2.6. Estilo de Liderança presente na Empresa Pull Sport 11
2.6.1. Relação de admissão e demissão 12
2.7. Cultura Organizacional da Empresa e o poder. 12
2.8. Pull Sport do Sucesso ao Fracasso. 14
2.8. O papel do consultor no caso Pull Sport 15
2.9. Pontos positivos e negativos da Empresa Estuda 15
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
INTRODUÇÃO
Para a realização do presente trabalho foi feito o estudo de caso da empresa Pull Sport, essa empresa encerrou suas atividades no início dos anos 60. Era composta por dois prédios, contando com mais de 200 funcionários, era uma empresa renomada de grande porte.
Para o desenvolvimento foram analisados alguns itens, como por exemplo, a atuação organizacional da empresa, a cultura organizacional da empresa, hierarquia, relação de poder, relação de admissão e demissão de funcionários, estilos de lideranças presentes na empresa, como era feito o planejamento, a divisão de tarefas e a coordenação e direção entre outros itens analisados no decorrer do projeto.
Os objetivos eram analisar os itens citados acima a fim de analisar se estavam presentes ou não na empresa, para isso optou-se por uma metodologia de levantamento bibliográfico, sendo pesquisado em sites da internet, Google Acadêmico, Scielo, entre outros, assuntos pertinentes ao tema, para dar base as questões respondidas no projeto.
Além disso foi possível concluir que a empresa não possuía uma cultura organizacional definida, existia muita disputa de poder entre os chefes dos setores da empresa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.2. Atuação organizacional da Empresa Pull Sport
A estrutura organizacional, que é um meio para o alcance dos objetivos, está relacionada com a estratégia da organização, de tal forma que mudanças na estratégia precedem e promovem mudanças na estrutura.
A estrutura organizacional de uma empresa define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. São seis os elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura das organizações: a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e descentralização e, por fim, a formalização.
Portanto, estrutura organizacional não é apenas uma definição de departamentos e hierarquias, mas uma combinação dessas decisões que impactam na rotina da empresa, em diferentes aspectos. Isso significa que existem vários tipos de estruturas organizacionais, afinal, empresas e gestores se diferem entre si e têm necessidades e expectativas variadas.
Apesar de conhecermos com mais clareza as estruturas formais, representadas, por exemplo, por um organograma, existem outras estruturas que podem atender às relações interpessoais e as alterações sofridas no âmbito do trabalho nos últimos anos.
Nota-se que a organização da empresa Pull Sport, é uma organização informal onde não se estabelece surgindo naturalmente através da interação social dos membros da empresa, portanto representam as relações criadas entre as pessoas, em diferentes áreas da organização, de simpatia ou antipatia.
A organização informal se estabelece por espontaneidade, relações de afetividade, identificação entre as pessoas. Logo, sua natureza e duração transcendem as interações e relações formais. Padrões de desempenho nos grupos informais, depende da motivação dos integrantes, pode ser inferior ou, até mesmo, superior ao que fora definido pela empresa. O grupo, quando está motivado, alcançará um elevado padrão de desempenho. Porém, quando há desarmonia ou oposição, o padrão de desempenho será baixo.
...