O PROTIFÓLIO 1º SEMESTRE
Por: Priscila Oliveira • 30/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Empresa da construção civil 4
2.1 Empreendedorismo 4
2.1.1 Ética, política e sociedade 4
2.1.1.1 Homem, cultura e sociedade 5
2.1.1.1.1 Sistemas de Informação Gerencial 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Os assuntos tratados nas disciplinas de administração fundamentaram a elaboração desse trabalho, onde colocou em prática tudo que vimos dentro das disciplinas de uma foram resumidas.
Entendemos assim a importância de cada etapa que estudamos e que para empreender não basta apenas ter dinheiro, precisamos de muito conhecimento sobre o assunto uma estratégia tanto de negócio como de análise de tudo que faz parte do empreendimento.
Vamos ver a seguir um resumo das disciplinas onde podemos aplicar cada etapa na fusão destas duas empresas claro que o que vamos ver é apenas o começo.
Empresa da construção civil
O modelo de negócio é um instrumento indispensável que tem o objetivo da um norte aos empreendedores.
Empreendedorismo
Na abertura ou expansão de um determinado empreendimento, o processo vai diagnosticar a viabilidade ou não do mesmo. Para isso é necessária uma análise interno e externo, identificando as oportunidades de negócio em relação aos demais concorrentes e detectar as possíveis pontos fracos e ameaças do negócio.
Estudando as aplicações, verificamos o modelo de negócio canvas, técnica que pode ser utilizada em qualquer tipo de empresa, vamos aplicar o método na fusão destas duas empresas da construção civil.
Verificando assim.:
- Principais parceiros – Ex.: fornecedores, tipo de empresas, etc.
- Atividades – Ex.: Prestador de serviço, locação de mão de obra, etc.
- Recursos – Ex.: Equipamentos, supervisão, etc.
- Proposta – Ex.: Equipe qualificada, suporte, etc.
- Relacionamento com o cliente – Ex.: contrato direto ou indireto com o cliente, etc.
- Canais – Ex.: indicação, preço diferenciado, licitação, etc.
- Segmentos de clientes – Ex.: Construtora, pessoas, setor público, etc.
- Estrutura de custos – Ex.: folha de pagamento, aquisição de equipamentos, etc.
- Fontes de renda – Ex.: recebimento de serviços por metragem executada, pacote fechado, etc.
Ética, política e sociedade
A dialética é um método filosófico de dialogo onde há a contraposição e a contradição de ideias, aqui todas as ideias são levadas em consideração sobre um tema central.
No caso de duas empresas se fusionando, a dialética pode ser usada para determinar o que será aproveitado de cada empresa, e para isso deverá haver argumentação de ambos os lados, determinando o que será melhor para a nova empresa que irá surgir dessa fusão.
Imagine equipes com pessoas diferentes, gestões diferentes, culturas diferentes e que utilizam processos diferentes para realizarem suas atividades no dia a dia. Conectar toda essa força de trabalho de uma só vez é extremamente desafiador e pode gerar diversos conflitos.
Por isso é importante que, também com antecedência, essa conexão seja muito bem pensada e que se crie um onboarding exclusivo para a “nova” empresa que se forma.
É claro que grandes aprendizados causarão mudanças extremamente significativas conforme os times forem se alinhando.
Porém descartar um planejamento prévio considerando as melhores formas de isso tudo acontecer de uma maneira bem-sucedida, pode causar consequências drásticas no cotidiano e na cultura dos seus clientes internos.
Homem, cultura e sociedade
Cada dia mais o capital humano são valorizados nas empresas, pensando no maior bem-estar dos colaboradores e na boa sinergia dos times, que resulta em produtividade, é extremamente importante que as companhias se preocupem com o bom clima organizacional. O conceito normalmente está ligado à chegada de novos profissionais a uma empresa, mas também deve ser vista como uma estratégia de engajamento contínuo, principalmente entre os times de alto desempenho. Vale ressaltar também que a integração de funcionários não se limita apenas ao momento de chegada de um novo profissional. Ele começa na admissão, mas deve ser um processo contínuo para garantir o engajamento de equipes e um clima organizacional harmônico.
As empresas podem utilizar para promover a integração constante de funcionários é incentivá-los a colaborar em ações da empresa, como campanhas de arrecadação, por exemplo, ou utilizar momentos de descontração fora do ambiente de trabalho para estreitar laços, como as festas de confraternização. Pessoas de diferentes idades, classes sociais, culturas, religiões, orientações sexuais e com personalidades muito distintas podem acabar integrando um mesmo time em uma companhia que preza pela diversidade. Para integrar esses profissionais tão diferentes, as lideranças precisam trabalhar as capacidades de relacionamento interpessoal da equipe, unir seus esforços para alcançar um objetivo comum, estabelecer papéis e funções claros, definir prioridades, promover processos colaborativos e trabalho em equipe, adotar uma linguagem comum e apostar na comunicação clara e transparente.
...