TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da gestão empresarial

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

O papel da gestão empresarial socialmente responsável para uma sociedade sustentável.

        MOTA, Rafael Ennes

                                                 

                

                

ORIENTADOR: VILLELA, Humberto Fernandes

Após a virada do século, as empresas começaram a se deparar com um problema que cada vez mais é cobrada uma solução pela sociedade. Com o agravamento de problemas sociais e ambientais e a globalização tornando esses problemas cada vez mais aparentes, as empresas estão passando por um processo de mudança ou adaptação ao novo modelo empresarial “imposto” pelo século XXI.

Com esses problemas tão aparentes, empresas que investem parte do seu lucro ou deixa de focar sua gestão em lucros e parte para um melhor relacionamento com a sociedade e técnicas, tecnologias ou modelos para tornar sua empresa mais sustentável, tem melhor reconhecimento na atualidade, deixando de lado a gestão que foca apenas no lucro e capital industrial. Esta gestão empresarial nova rever valores que antes não eram domados de tanta atenção.

Grandes problemas sociais e ambientais que veem acontecendo após a revolução industrial, agora estão associados às empresas. Coutinho e Macedo-Soares (2002) ressaltam que, devido ao agravamento de problemas sociais e ambientais por todo o planeta (desemprego, exclusão, poluição, exaustão de recursos naturais) e à dificuldade dos governos em solucioná-los, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. É exatamente neste ponto que a gestão empresarial socialmente sustentável ganha um grande valor global.

Mas mudar ou se adaptar a este novo modelo de gestão, não é fácil. Antes empresas que queria gerar grandes lucros em curto prazo, na maioria das fezes deixavam exaustos os recursos ambientais necessários para este objetivo. Alem de recursos problemas ambientais, está buscas por lucros excessivos também atingia a sociedade de forma direta ou indireta. Tomando está observação do modelo antigo de gestão percebemos que adaptar uma empresa ao novo modelo sustentável é extremamente difícil e principalmente complicado para a contabilidade, pois não se busca mais o lucro excessivo e sim formas de gerar lucros contribuindo com a sociedade e ambiente ou sem interferi-los de forma agressiva. Figueiredo, Abreu e Casas (2009) destacam que o sucesso da empresa não mais está atrelado apenas à sua capacidade de produção, inovação e participação no mercado. Fatores como a qualidade e o preço podem ser abalados por ações prejudiciais à sociedade e impactos causados ao meio ambiente. Mas uma vez é percebido o valor desta nova gestão em visão global.

Tornar uma empresa reconhecida pelo seu papel na sociedade é o um dos maiores focos para os gestores na atualidade, atingir este objetivo por meio de mudanças simples, como no seu chão de fabrica capacitando-o e trazendo conhecimento aos mais ilimitados ou como contribuições para sociedade. Ou mesmo tendo mudanças drásticas na produção ou produto chefe da empresa tornando sua produção mais eficaz, ecológica e sustentável.

Tendo em vista todo este estudo sobre gestão socialmente responsável para uma sociedade sustentável, ficou claro que a globalização trouxe inúmeros desafios aos gestores. Mas essas empresas que buscam solucionar os desafios sociais e econômicos vividos se tornam empresas com grande reconhecimento admiração e ou até mesmo como uma referência de empresa moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com