O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Monografias: O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: THIAGOGRAVINO • 2/6/2014 • 294 Palavras (2 Páginas) • 525 Visualizações
A evolução constante das sociedades capitalistas traz uma nova relação entre as empresas e a sociedade como um todo e, em muitos casos, essa evolução culmina na segregação entre os proprietários das companhias e seus administradores. Essa segregação entre controle e gestão pode provocar conflitos de interesses entre acionistas, investidores e demais interessados na empresa. Nesse contexto de mudanças, surge a Governança Corporativa como um processo para reduzir a distância existente entre proprietários e administração da empresa e a sociedade de maneira geral.
De acordo com Shleifer E Vishny (1997), governança corporativa é o conjunto de restrições que os administradores aplicam sobre si próprios ou que os investigadores aplicam sobre os administradores, de forma a reduzir a má alocação de recursos e motivar os investigadores a investirem mais recursos.
Segundo Filho (1998), as questões de governança corporativa ganharam maior relevância a partir do surgimento das modernas corporações, nas quais há separação entre controle e gestão.
Para Nioac Prad (2014) a governança corporativa é fundamentada em quatro princípios - transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, a governança contribui com o comportamento dos administradores alinhado ao melhor interesse da empresa e de todos os seus sócios e demais stakeholders, prevenindo ou mitigando conflitos de interesse e contribuindo para a longevidade das organizações.
Nos EUA, ainda segundo Nioac Prad (2014), e em outros países que tem como regra empresas sem controle definido, remete a conflitos de interesses entre sócios e gestores da empresa. Já no Brasil, país no qual a propriedade concentrada predomina, ou seja, o poder de controle societário em geral é exercido por uma pessoa ou grupo, familiares ou não, os conflitos tendem a se dar entre os sócios majoritários e minoritários. Os conflitos tendem ainda a se intensificar na medida em que ocorre a sucessão.
...