O Paper Gertão
Por: Lucianowilson17 • 6/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.714 Palavras (15 Páginas) • 956 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS COM ENFASE EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
Danielle Gomes
Geovani Santos
Jessica Moraes
Karina Carvalho
Luciano Wilson
Sabrina Ilha
Prof. Andréia Teixeira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso: Gestão Comercial (GCO0126) – Gestão de pessoas - Unidade I
26/08/2015
Resumo
O avanço tecnológico e a globalização alavancaram os processos de comunicação e relação entre as pessoas. A consequencia oriunda deste avanço alterou as relações de trabalho, exigindo maior capacitação profissional, autonomia e criatividade na resolução de problemas e na gestão de pessoas. O potencial humano e suas competências são vistos com maior destaque em detrimento ao potencial técnico. Este por muito tempo foi priorizado nos sistemas de captação e seleção de talentos nas organizações. A atração e contratação dos melhores do mercado são estratégias para empresas que entende que, sem as melhores pessoas, não há o melhor negócio.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas / Recrutamento / Seleção/ Talento/ Atração
1 Introdução
Atualmente, as melhorias constantes dos processos empresariais exercem pressão sobre as organizações. A alta competição entre as empresas faz com que se tornem cada vez mais expressivo um quadro com bons colaboradores. Qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e por intermédio das pessoas. A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações. Pode-se enfatizar que estabelecer o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente salutar para a estabilidade e o sucesso de uma organização.
2 DESENVOLVIMENTO
3.0 Conceitos de Recrutamento e Seleção.
O Recrutamento e Seleção de pessoas são duas fases de um mesmo processo, (CHIAVENATO, 1991.). Ou seja, a introdução de recursos humanos na organização. O recrutamento é toda e qualquer atividade de divulgação das vagas Já a seleção é todo o processo que envolve a escolha do candidato, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação.
Recrutar e selecionar são processos de extrema relevância nas organizações de alto desempenho, pois neles estão inseridas expectativas de crescimento tanto por parte da organização como das pessoas envolvidas.
As atividades de recrutar e selecionar podem estar à cargo da área de Gerenciamento de Pessoas, de consultorias especializadas e/ou dos próprios Gestores de Área.
3.1 Recrutamento de Pessoas
Segundo (CHIAVENATO, 1991.), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Para (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000.), recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o trabalho.
Marras (2002), o processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais. Essa necessidade que se origina por motivos diversos, é expressa ou emitida formalmente, pelo ‘requisitante’ da área. Através de um documento denominado requisição de Pessoal (RP). Em linhas gerais, a RP segue um fluxo predeterminado pela própria organização.
- Fontes de Recrutamento
O Recrutamento de Pessoal constitui um processo que objetiva atrair candidatos diretamente nas fontes de recrutamento, sejam elas internas ou externas. As características da mão-de-obra determinarão a escolha das fontes de recrutamento. Para (MARRAS, 2002.) fontes de Recrutamento são as variávweis que devem ser exploradas na busca de recursos humanos para conter no processo seletivo da empresa. Através de uma multiplicidade de técnicas de recrutamento, visando atrair candidatos para atender às suas necessidades (CHIAVENATO, 1991.) Através de avaliação o setor de recrutamento analisa onde poderá localizá-los (MORALES, 2002.)
- Recrutamento Interno
Recrutamento interno é aquele que privilegia os próprios recursos da empresa. Em outras palavras, é o método que privilegia a divulgação das necessidades (vagas em aberto) informada por meio de comunicação – memorandos ou cartazes -, em todos os quadros de avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo ou que enviem seus dados para análise (MARRAS, 2002.)
4.1 Recrutamento Externo
Recrutamento externo é o processo de captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos (MARRAS, 2002.). Dessa forma, incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações (CHIAVENATO, 1991.) O responsável pelo recrutamento escolhe os meios (interno, externo ou misto), de acordo com as características da mão-de-obra a ser recrutada e demais critérios preestabelecidos pelo órgão responsável pelas políticas e diretrizes da gestão de pessoas (TACHIZAWA, FERREIRA e FORTUNA, 2001.)
5.0 Seleção de Pessoas
Conforme (CHIAVENATO, 2004.), o processo de seleção é uma atividade de avaliação, verificação do perfil dos candidatos recrutados em relação ao perfil do cargo.
No processo de seleção de pessoas está implícito a comparação de individuos diferentes. Sendo assim, o profissional de recursos humanos deve zelar para diminuir a subjetividade na hora da comparação. Para isso, deve utilizar um conjunto de elementos a fim de tornar este processo menos subjetivo e mais pragmático. São eles:
- Ter a descrição do cargo da vaga;
- Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto;
- Conhecer os principais desafios esperados pela área soliictante;
- Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado/desejado;
- Conhecer a cultura, os valores e os princípios, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto;
- Conhecer a missão, a visão, os objetivos estratégicos;
- Buscar a participação do solicitante da vaga.
Todo o trabalho do RH inicia com um proceso seletivo bem conduzido e estruturado. Esta é a grande contribuição dos profissionais da área, ou seja, selecionar corretamente o novo colaborador. O processo seletivo é hoje considerado estratégico e vital, face desencadear o começo do desenvolvimento das empresas através das pessoas certas para os cargos adequados, visando o melhor aproveitamento do talento de cada um.
5.1 Tipos de Seleção
A seleção pode ser de três tipos: externa, interna ou mista. A seleção externa é composta de candidatos do mercado de trabalho. A seleção interna é composta de candidatos da própria empresa, ou seja, já fazem parte do seu quadro de colaboradores. A seleção mista é a combinação de candidatos captados tanto no mercado de trabalho como na própria empresa. Vale lembrar que a opção por recrutamento externo implica em seleção externa, bem como a opção por recrutamento interno implica em seleção interna, já que se tratam de processos complementares. (CHIAVENATO, 1991.)
...