O Perfil Ideal do Administrador .
Por: laurety • 4/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 177 Visualizações
Introdução
Todas as atividades de uma empresa devem ser conduzidas de forma racional para que seus objetivos sejam cumpridos da melhor maneira possível, mostrando eficiência.
As teorias da administração foram criadas principalmente pelos grandes mestres Taylor e Fayol, para que se tenha uma base de como conduzir e gerir uma empresa, mostrando assim as melhores maneiras de como se cuidar do planejamento, da organização, da direção e do controle das atividades desenvolvidas por ela.
Com base nessas informações, foi feito o estudo de caso baseado na empresa JC Confecções, a fim de contribuir de forma positiva e eficaz para sua melhoria e com isso estimular seu crescimento no mercado empresarial tendo como objetivo alavancar a empresa JC Confecções e achar soluções administrativas que possam fazer com que a empresa saia da condição atualmente.
Como: aprimorar conhecimentos gerais administrativos entre os sócios; elaborar planilha de financeira; divisão de cargos para parte administrativa; divisão de cargos de produção.
É nesse contexto que a gestão do conhecimento na área administrativa se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história empresarial.
Desenvolvimento
As organizações são grupos humanos onde cada componente colabora para que se alcance um objetivo final. Cada grupo tem seu objetivo específico seja ele lucrativo ou não. Esses grupos chamados de organizações devem estar sujeitas às mudanças.
As organizações podem ser classificadas em três tipos: as organizações formais e as organizações lucrativas e não lucrativas.
São as organizações caracterizadas por regras e regulamentos por escrito, têm hierarquias para ordenar e facilitar o desenvolvimento das atividades de cada individuo, e são, na maioria das vezes, muito burocratizadas.
Entre as organizações existem as que foram desenvolvidas unicamente para atingir lucros, assim se autossustentado e gerando retorno financeiro aos seus proprietários.
Principal exemplo de organização lucrativa são as empresas. Empresa é toda atividade humana que reúne recursos humanos, financeiros, tecnológicos, entre outros, a fim de se alcançar autossustentação e a lucratividade comercializando seus bens e/ou serviços.
As organizações mais tradicionais eram administradas de forma mais piramidal, onde o gestor que estivesse no topo da pirâmide era quem tomaria todas as decisões sobre todos os setores e atividades da organização.
Com o passar do tempo pode-se perceber que esse modo de gestão poderia ser falho, afinal o gestor que estivesse no topo da pirâmide teria sucesso sim nas suas tomadas de decisões das áreas competentes à ele, porém nas áreas distintas não. A partir daí começa-se a notar que quem poderia melhor enxergar os pontos positivos e negativos, de um processo produtivo por exemplo, seria aquela pessoa que está ligada diretamente à atividade em questão ou seu superior, no caso o auxiliar de produção ou seu líder.
Então é quando as novas organizações começam a ser geridas de forma mais horizontal, onde se tem não só uma linha de comando, mas várias.
Administrar uma organização nos dias de hoje sem dúvida nenhuma é uma atividade altamente complexa e que exige severas habilidades e competências. O processo administrativo passa por quatro etapas: planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento
É o alicerce do empreendimento, onde o administrador deve reunir todas as ideias de execução futura. Planejar é um ato que necessita identificar ameaças e oportunidades externas, e as forças e fraquezas internas de seu negócio (análise swot).
O planejamento é onde se estuda a melhor forma de se chegar ao objetivo final, seja ele lucrativo ou não, por isso ele deve ser flexível levando em consideração que possa haver alguns problemas no decorrer da execução.
Por ser uma etapa tão importante e complexa do processo administrativo, o planejamento está divido em três níveis:
• Planejamento Estratégico – plano que envolve a empresa como um todo. É projetado para obter resultados em longo prazo e a nível global da organização. Deve ser definido pelo topo da escala hierárquica, com isso todos os outros planos estarão subordinados ao plano estratégico.
• Planejamento Tático – plano de nível intermediário. Cada unidade (setor) da organização deve ter seu plano tático correspondendo, obviamente, ao plano estratégico. Deve ser projetado pra obter lucro em médio prazo (geralmente anual). Envolve o objetivo específico do setor.
• Planejamento Operacional – planejamento de cada operação (tarefa) específica. Deve ser projetado para curto prazo (diário, semanal, ou mensal), pois lida com a rotina diária. Envolve cada tarefa isoladamente de forma mais específica focando a eficiência.
Organização
Ordenar os recursos de forma racional de forma a ampliar o desenvolvimento da empresa. A técnica japonesa 5S é uma das técnicas mais utilizadas atualmente nas empresas como forma de utilização de recursos, autodisciplina, saúde, limpeza e ordenação.
Direção
O administrador trabalha também como um motivador, consequentemente como direcionador de seus subordinados. Para isso ele precisa ter a visão de que valorizando seus colaboradores e integrando suas equipes ele será bem sucedido e a empresa vai sair ganhando com isso.
Para se alcançar essa boa liderança ele precisa ter habilidade em: comunicação, motivação, autoridade, avaliação e decisão. Então ele precisará unir suas habilidades com seus conhecimentos e atitudes formando assim as competências do administrador, que são: administração de mudanças; credibilidade pessoal; domínio do negócio.
Controle
A etapa do controle nada mais é do que comparar e analisar os resultados das atividades da empresa com a primeira etapa do processo administrativo que é o planejamento, pra daí poder realizar as devidas correções e dar continuidade no andamento do empreendimento.
O controle ideal é aquele que se aplica desde o inicio de qualquer projeto.
No passado o administrador era simplesmente um supervisor de pessoas e tarefas. Hoje em dia seu papel foi altamente ampliado. Para poder realizar seu papel com excelência ele precisa ter algumas
...