TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento

Por:   •  5/6/2017  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE

1- A prática do orçamento participativo é preferível ao método tradicional de elaboração e acompanhamento dos orçamentos, que envolve apenas os poderes Executivo e Legislativo?

R. A prática do Orçamento Participativo é preferível tendo em vista o efetivo exercício pleno da cidadania. A dinâmica do Orçamento Participativo faz com que cada cidadão desenvolva a capacidade de estabelecer melhores práticas e/ou soluções para os problemas cotidianos da coletividade.

2- Os mecanismos de controle social são superiores aos de controle formal adotados pelo orçamento público?

R: Sim, os mecanismos de controle social são superiores aos de controle formal, uma vez que através da participação, da fiscalização, do monitoramento e controle das ações da administração pública, evita-se a corrupção e fortalece o desenvolvimento socioeconômico. A justiça social prevalece. O Orçamento Participativo sana necessidades básicas através de um regimento elaborado pelos sujeitos da ação que são os cidadãos comuns, o executivo e os técnicos das instituições públicas.

3- Quais são as principais barreiras para a implantação do orçamento participativo?

R: A representatividade artificial formulada a partir da conscientização induzida por alguns, ocasionando o “inchamento” de participantes com interesse centrado numa única demanda pode ser considerada uma das barreiras para implantação do orçamento participativo.

Além dos ativismos de bairro, que desconhecem as duas formas complementares, a do conhecimento e a da ação, outro aspecto negativo seria a superioridade do conhecimento técnico e científico sobre o saber popular que provocam críticas constantes da população e que se caracteriza como um aspecto negativo para a construção e a implementação do orçamento participativo.

4- O orçamento participativo pode ajudar na formação de uma nova geração de servidores públicos mais alinhadas às exigências contemporâneas da gestão pública, como transparência, ética, controle social, democratização, etc?

R: O Orçamento participativo contribui na formação de uma nova geração de servidores públicos. Através da participação popular efetiva-se uma legitimação por meio de uma melhor aceitação das políticas públicas e pela transparência na aplicação dos recursos públicos.

O conhecimento fundamentado no cotidiano que advém das pessoas simples e o conhecimento técnico, juntos, proporcionam nova informação e da confluência destes conhecimentos surge o novo e intersubjetivo método de produção de significados e consequentemente uma gestão eficaz administrada por uma nova geração de servidores públicos atuantes numa esfera pública não-estatal.

5- A Constituição Federal de 1988 atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo sistema de Planejamento e Orçamento, e a iniciativa dos seguintes projetos de lei: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei de Orçamento Anual (LOA). Relate o que representa cada um desses projetos de lei e faça uma análise de todos os ciclos do Plano Plurianual - PPA, implantados no Brasil após a Constituição Federal de 1988. Apresente a importância e diferencial de cada ciclo.

R: PPA - PLANO Plurianual, previsto no artigo 165 da Constituição federal e regulamentado pelo decreto 2.829 de 29 de Outubro de 1998, estabelece as diretrizes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com