O Planejamento Estratégico
Por: 22032014 • 24/9/2018 • Resenha • 2.350 Palavras (10 Páginas) • 123 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
INTRODUÇÃO
Planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões das empresas. O impacto de suas decisões são de longo prazo e afetam a natureza e as características das empresas no sentido de garantir o atendimento de sua missão. Para efetuar um planejamento estratégico, a empresa deve atender os limites de suas forças e habilidades no relacionamento com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens competitivas em relação à concorrência. Em outras palavras, planejar estrategicamente consiste em gerar condições para as empresas poderem decidir rapidamente perante oportunidades e ameaças, otimizando suas vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial onde atuam, garantindo sua perpetuação no tempo.
Drucker (1977), define o que não é Planejamento Estratégico:
- Planejamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas (indicadores mal utilizados, por exemplo), pois quantificar não é planejar;
- Não é previsão – se faz necessário por não ter a capacidade de prever; não dita futuro, mas leva para um caminho, mas não único; Análise de risco é muito importante;
- Ele não opera com decisões futuras, mas sim com o que há de futuro nas decisões existentes;
- Não é tentativa de eliminar os riscos. É fundamental que os riscos assumidos sejam riscos certos (Análise de Riscos).
- Segundo Drucker (1977), planejamento estratégico é um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de ´rever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos.
- Segundo Oliveira (2007), é um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, tendo em vista o otimizado grau de fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.
- O planejamento estratégico não ocupa mais o lugar de destaque que o caracterizou nas décadas de 60 e 70. Hoje o desenvolvimento dos profissionais da equipe que será responsável pelo planejamento figura entre os pilares estratégicos de uma organização, de maneira que os métodos utilizados contenham elementos que incorporem a intuição, a criatividade, a experiência pessoal e profissional e o juízo de valor das decisões nos processos de planejamento e formulação de estratégias.
ESTRATÉGIA
Estratégia competitiva é o conjunto de ações ofensivas e defensivas para criar uma posição defensável em relação a concorrência, no meio industrial, para enfrentar com sucesso as suas forças competitivas e assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa.
NÍVEIS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
[pic 1]
Em relação aos níveis do planejamento estratégico, podemos mencionar três níveis em destaque: o Estratégico, o Tático/Funcional e o Operacional. O desdobramento desses níveis dentro do planejamento sofre influência das forças que vem do ambiente e do mercado, o que afeta a organização. Logo através da análise do ambiente seguido do planejamento, o nível estratégico, composto pela alta direção, é responsável pela definição de O QUE fazer, traçando assim os objetivos. O nível tático/funcional, composto por diretores e gerentes é responsável pela definição de COMO fazer e o nível operacional serão os responsáveis pela implementação e irão gerar os resultados que serão as forças de mudança dentro da organização.
De uma maneira geral, o planejamento estratégico é responsabilidade dos níveis hierárquicos mais elevados da empresa/organização, o planejamento tático é o desenvolvido pelos níveis intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis e o planejamento operacional é elaborado pelos níveis mais baixos da organização com foco nas atividades do dia-a-dia.
ESTRATÉGIA – ETAPAS
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO NEGÓCIO
Strengths – Forças
Weaknesses – Fraquesas
Opportunities – Oportunidades
Threats – Ameaças
- A partir da visão e missão da empresa pode-se estabelecer ações que serão implementadas, analisadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e metas estipulados. Para isso, elabora-se uma estratégia corporativa. O plano de negócios de uma empresa deve contemplar de forma objetiva essa formulação estratégica da empresa, que passa pela análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças), análise do ambiente interno (forças e fraquezas), formulação de objetivos, estratégias e programas, e a medida que são implantadas será necessário um feedback e controle para cada formulação de estratégia.
[pic 2]
CICLO DO PROCESSO ESTRATÉGICO
[pic 3]
Primeiro começa pela Análise do ambiente, depois passa pela formulação da estratégia e sua avaliação e continua pelos mecanismos que irão fornecer a sustentação da estratégia definida. Este ciclo deve ser contínuo (PDCA).
Além do ciclo mencionado acima deve ser levado em conta o ambiente de mudança que o mercado exerce sobre a organização gerando a necessidade de se adequar ao ambiente, sendo que isto acaba fazendo parte do processo do planejamento estratégico, sendo a solução para equilibrar ações defensivas e ofensivas.
TENDÊNCIAS PRINCIPAIS
Desde final do século XX até início do século XXI, houveram uma série de mudanças de paradigmas e da maneira de se entender o mundo. Uma série de macro-tendências efetivamente mudou a face da humanidade. Elas acabam sendo geradas pelo ambiente e acabam forçando as organizações a mostrarem iniciativas estratégicas. Dentre essas tendências, podemos mencionar:
- Atuação Global;
- Pro-atividade e foco participativo;
- Incentivo a inovação;
- Controle pelo BSC (Balanced Scorecard – ferramenta que mede o desempenho da organização baseada em sua missão e estratégia);
- Organização em UEN’s (Unidades estratégicas de negócio);
- Ênfase em alianças;
- Sustentabilidade;
- Aprendizagem contínua.
INTENÇÃO ESTRATÉGICA
É o propósito da empresa ou instituição. Em linhas gerais representa o que ela faz, para que ela existe, aonde pretende chegar e quais os princípios de atuação. Está refletida no negócio, missão, visão e valores da empresa ou instituição.
...