O Planejamento Estratégico
Por: Genka • 3/11/2018 • Resenha • 13.194 Palavras (53 Páginas) • 128 Visualizações
Planejamento Estratégico
- Termos Técnico
- Ambiente de uma organização: É tudo aquilo que influencia nos seus negócios e que esta pouco ou nada pode fazer para alterar.
- Macroambiente: É constituído por todos os fatores do macroambiente (sociais, políticos, econômicos e tecnológicos) que possam ter influência na atuação da empresa.
- Ambiente Operacional: Organizações e pessoas que no relacionamento com a empresa poderão interferir na sua performance (Concorrentes, Fornecedores, Prestadores de Serviço, etc).
- Ambiente Interno: A parte humana e incontrolável da empresa (aspirações dos funcionários e proprietários).
- Oportunidades: Forças ambientais, incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que reconhecidas e aproveitadas enquanto perduram.
- Ameaças: São forças ambientais, incontroláveis à empresa, que criam obstáculos à sua estratégia, mas que poderão ou não ser evitadas, desde que reconhecidas em tempo hábil.
- Pontos Fortes: Vantagens estruturais controláveis pela empresa que a favorece perante as oportunidades e ameaças do ambiente.
- Pontos Fracos: Desvantagens estruturais controláveis pela empresa que a desfavorece perante as oportunidades e ameaças do ambiente.
- Missão: Razão de ser de uma organização, para que ela serve, qual a justificativa de sua existência para a sociedade, ou seja qual a função social exercida por ela.
- Visão: Identifica os limites mais amplos (prazo e abordagem) que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar.
- Objetivos: São aspectos concretos que a organização deverá alcançar para seguir a estratégia estabelecida.
- Metas: São valores definidos dos objetivos a serem alcançados para seguir a estratégia estabelecida.
- Políticas: São regras de decisão repetitivas com base na estratégia estabelecida.
- Tática: Ação relacionada com metas de curto prazo e com meios de alcançá-las.
- Planejamentos Tático: É um planejamento de curto prazo, predominantemente quantitativo, abrangendo decisões administrativas e operações visando a eficiência da organização.
- Estratégia: A estratégia de uma empresa pode ser resumida como o plano de ação que os seus executivos adotam visando utilizar os recursos da empresa e suas competências distintas para ganhar uma vantagem competitiva sobre os seus rivais no mercado e para garantir a sua sobrevivência futura.
- Planejamento Estratégico: Técnica que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças e dos seus pontos fortes e fracos, para o cumprimento da sua missão e estabelece a direção que a organização deverá se guiar.
- Tema 1 – Planejamento e Gestão Estratégica
- Etapas do Planejamento Estrtatégico
[pic 1]
1. Avaliação da estratégia vigente:
Qual é o caminho que a organização vem seguindo? qual é a sua função? (Performance dos Produtos, Projeção de Vendas Histórica, Definição do Campo de Atuação, Definição da Missão da Empresa, Projeção de Lucratividade, Reunião de Avaliação da Estratégia Vigente)
2. Avaliação do ambiente:
Conscientização das oportunidades e ameaças e dos pontos fortes e fracos para o cumprimento da missão. (Perspectiva da Economia, Mercado Potencial, Concorrência, Perspectiva de Modas e Costumes, Aspirações dos Funcionários e Acionistas)
3. Estabelecimento do perfil estratégico:
Propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
4. Quantificação dos objetivos:
Viabilidade dos objetivos traçados. (Projeção de Resultados Não Operacionais, Projeção de Resultados Operacionais, Projeção de Demonstrativos Financeiros, Reunião de Confronto dos Objetivos e dos Resultados Projetados)
5. Finalização:
Resumo do plano estratégico em um pequeno documento. (Uniformidade de linguagem, coerência entre partes e o todo, sumário apenas com idéias, divulgação para todos (detalhes apenas em posse dos responsáveis de cada área))
Após a etapa da finalização, segundo Fischmann e Almeida (1993), começam as quatro etapas de implementação do planejamento estratégico, ou seja, colocá-lo em prática:
6. Divulgação:
Transmitir aos elementos de decisão da empresa, o que se espera na sua alçada de atuação.
7. Preparação da organização:
Treinamento, plano de incentivos, mudanças de estrutura, desenvolvimento de sistemas de informações. (Avaliação da Estrutura e Sistema, Administrativo, Cronograma de Mudanças)
8. Integração com o plano tático:
Colocar no orçamento as idéias do Planejamento Estratégico, integrando as decisões administrativas e operacionais com as estratégicas. (Premissas para o Orçamento, Verificação da Integração do Orçamento com o P.E.)
9. Acompanhamento:
Avaliar e controlar a implementação, para assegurar o cumprimento da
estratégia estabelecida; se não for possível o cumprimento, alterar a estratégia.
- Tema 2 – Análise de Stakeholders
As muitas mudanças rápidas que ocorrem no ambiente externo das organizações exigem cada vez mais atenção dos administradores. O componente da ação direta do meio ambiente consiste nos stakeholders – isto é, nos grupos que tem impacto direto sobre as atividades da organização. Entre os stakeholders externos estão os consumidores, fornecedores, governos, grupos de interesses especiais, a mídia, os sindicatos de trabalhadores, instituições financeiras e competidores. Entre os internos estão os empregados, acionistas e o Board.
...