O Processo de implantação do sistema de gestão ambiental
Por: Keilla Borges • 14/2/2017 • Trabalho acadêmico • 5.454 Palavras (22 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS.....................
POLO: DOURADOS
2ª SÉRIE
ERICK MARCIUS ANELI RA 8178394638
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)
TUTOR: ELVIO SOARES VIANA JUNIOR
DOURADOS/MS
2016.2
ERICK MARCIUS ANELI
RELATÓRIO FINAL PROINTER II
IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.
Orientador:Elvio Soares Viana Junior.
DOURADOS/MS
2016.2
RESUMO
Atuando há muitos anos no ramo cooperativo, possuindo inúmeros cooperados e parceiros a Copacentro preza pela disseminação da importância do correto manejo ambiental.
As questões ambientais são destaque diário nas atividades dos colaboradores, nas unidades da cooperativa, e cooperados, diretamente no campo, aliando o agronegócio produtivo e inovador ao correto manejo dos insumos e defensivos, consolidando-a ainda mais.
O processo de implantação do sistema de gestão ambiental proporcionará a empresa, uma melhoria sensível nos padrões de desempenho relativas as questões ambientais. O SGA promoverá um movimento que estabelecerá dentro dos setores, uma nova consciência na busca do convívio harmonioso com a natureza. Mostrará aos gerentes novos caminhos na busca do aprimoramento dos processos, estabelecendo novos patamares de responsabilidades, reaproveitamento e redução no consumo de matérias primas e energia, com consequências fundamentais para o custo da empresa. Estabelecerá aos empregados e a comunidade o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região, mostrando que a mesma vem tomando medidas que a caracterizam como uma empresa proativa e que servirá de benchmarking para outras empresa.
Todos os desafios ambientais são possíveis de realização quando a organização realmente incorpora o sistema de gestão ambiental em suas atividades do dia-a-dia desde a alta administração até o funcionário de linha. Todos devem entender que o meio ambiente é importante para a garantia futura das gerações e sustentação da empresa no atual mercado competitivo.
INTRODUÇÃO
A grande quantidade de resíduos gerados e descartados por diferentes indústrias, pode causar inumeros impactos ambientais e este fato vem sendo cada vez mais preocupante Assim, as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a demonstrar um gerenciamento adequado ao seu processo e às suas estruturas, avaliando e quantificando a geração dos resíduos produzidos, estudando formas adequadas para a redução da produção dos resíduos de modo a minimizar os impactos.
Esta pesquisa apresentará dados levantados em pesquisa de campo, junto a Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste, Copacentro, localizada na cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, para a implantação de um sistema de Gestão Ambiental.
Sera apresentado um breve historico da empresa, seus pontos fortes e fracos, tecnologias e materias primas utilizadas nas atividades diárias, descrição de sua estrutura e instalações, maquinas e equipamentos necessários para a prestação de serviço e por fim a descrição de pontos importantes quanto à questão ambiental.
1 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
Dourados, um município modelo do estado de Mato Grosso do Sul, foi o cenário ideal que um grupo de vinte e um produtores da região encontrou para organizar uma sociedade cooperativa voltada para os objetivos sociais e econômicos comuns.
No mês de julho do ano de 1995 aconteceu à primeira reunião do grupo e em três de outubro de 1995 do mesmo ano o sonho tornava-se realidade, surgia então a Copacentro – Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste, com uma filosofia de trabalho inovadora integrada aos princípios do cooperativismo, atuando com personalidade própria tornou-se em pouco tempo referência em todas as áreas que atua, sua filosofia de trabalho é voltada a estabilidade e segurança, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida dos cooperados e o desenvolvimento socioeconômico de Dourados e por conseqüência do estado de Mato Grosso do Sul.
A matriz da Copacentro atualmente um prédio situado na rua Coronel Ponciano, no 710, no município de Dourados-MS, porém já ocupou um prédio localizado em frente ao terminal rodoviário por muitos anos, prédio este que já foi sede de duas outras cooperativas, a Cooperativa Agrícola de Cotia, e da Copersum, que era uma cooperativa integrada a Cooperativa Agrícola de Cotia, porém devido a necessidade de adequação ao legislação ambiental local a matriz mudou. Atualmente encontra-se numa localização estratégica tanto para os produtores, quanto para os fornecedores. Com a adesão de novos produtores ao grupo fundador, com a meta de fortalecer ainda mais a cooperativa, estruturou-se o escritório, a loja de insumos, o silo armazenador de cereais, a estação de pesquisa, além da usina de beneficiamento de algodão, localizada na cidade vizinha de Fátima do Sul.
O escritório e a loja de insumos estão localizados na sede da cooperativa, compostos por profissionais capacitados e competentes para o atendimento de seus cooperados e clientes, fornecendo orientação e assistência técnica personalizada no campo. Atendendo associados e demais produtores fornecendo insumos diversos, para as culturas praticadas na região, tais como soja, milho, trigo e outros, além de auxiliar na comercialização da produção dos cooperados.
A unidade de armazenagem está localizada na BR 163 Km 7, saída para Campo Grande, armazena soja, milho, trigo e outros cereais, dos associados e demais produtores da região, com instalações com as seguintes capacidades: um conjunto convencional/granel para 11.250 toneladas, um armazém graneleiro para 15 mil toneladas e 10 conjuntos de silo/baterias metálicos com capacidade para 16.200 toneladas, totalizando 42.450 toneladas de capacidade de armazenagem.
...