Processo do sistema
Seminário: Processo do sistema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: frederick • 19/3/2014 • Seminário • 480 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Uma idéia resultante do enfoque sistêmico é a definição da organização como sistema: uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes. A organização revela-se como conjunto de pelo menos dois sistemas (ou subsistemas) que s influenciam mutuamente: o sistema técnico e o social. Sistema técnico é formado por recursos e componentes físicos e abstratos que independem das pessoas: objetivos, divisão de trabalho, tecnologia, instalações, procedimentos. Sistema social é formado por todas as manifestações do comportamento dos indivíduos e dos grupos: relações sociais, grupos informais, cultura, clima, atitudes e motivação.
O processo de um sistema é a maneira como os componentes se relacionam, para criar uma seqüência de operações ou procedimentos que produzem os resultados esperados. Os processos criam operações que transformam certos componentes do sistema ou prestam serviços. Nos sistemas de produção, maquinas e equipamentos transformam a matéria - prima em pecas e componentes que se agregam em partes maiores. Nos sistemas de prestação de serviços, objetos e pessoas são “processados”.
Henry Mintzberg é um importante autor que estudou temas como o trabalho gerencial, a estratégia e as organizações. Para Mintzberg, há sete tipos de organizações, onde cada uma dessas partes tem uma característica importante para as organizações.
Tipo de organização Parte mais importante Características
Empresarial Cúpula estratégica Centralização das decisões na figura de um executivo ou empreendedor.
Maquina Tecnoestrutura Energia produzida por técnicos especializados e gerentes
Profissional Núcleo operacional Controle exercido por especialistas independentes.
Diversificada Linha media Gerentes de gerentes administram unidades de negócios.
Inovadora Pessoal de pesquisa e desenvolvimento Ênfase na busca de conhecimentos para lidar com ambiente dinâmico
Missionária Ideologia Controle das pessoas por meio de crenças e símbolos
Política Não ha Conflito e mudança
Para Charles Handy, no livro Compreendendo as organizações, apresenta a idéia de que há quatro tipos de organizações, e cada uma é simbolizada por um deus da mitologia grega. Algumas imagens de Handy são coincidentes com as de Mintzberg e também se inspiram na herança de Max Weber.
Símbolos Características
Zeus Organização centralizada, cultura do clube. Todos os caminhos levam ao chefe. Semelhante a organização empresarial de Mintzberg.
Apolo Organização mecanicista, cultura dos papeis. Semelhante á burocracia de Weber e a maquina de Mimtzberg.
Atena Organização orientada para as pessoas, cultura da tarefa. Semelhante ao modelo orgânico de Burns e Stalker.
Dioniso Organização orientada para as pessoas, cultura existencial. Semelhante ao modelo profissional de Mintzberg.
...