TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é a Sociologia do Conhecimento?

Por:   •  22/9/2015  •  Abstract  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que é a Sociologia do Conhecimento? Ela é atual? Dê um exemplo de um fato que envolva a sociologia do conhecimento e explique porquê o escolheu.

A sociologia do conhecimento é composta por vários conceitos bastante complexos, estuda a construção social do conhecimento. A sociologia em si não responde por questões filosóficas, mas percebe a construção de um conhecimento e se ele é válido ou não dentro do todo. A sociologia do conhecimento quebra barreiras da sociedade, pois se constitui com o âmbito racional.

Podemos dizer que a sociologia do conhecimento se baseia na vertente sociológica mas também na cientifica, abrangendo ciências sociais e teorias de grandes sábios da ciência na época, para solucionar questões relacionadas ao comportamento humano.

Essa teoria não é tão atual, foi criada por Max Scheler, onde afirma que essa sociologia nasce quando o homem percebe que sua consciência é determinada pela sociedade em que habita. Em seguida temos Karl Mannheim que abrange a compreensão dessa nova teoria, afirmando que a sociedade determina muito além da forma, ela determina o conteúdo da idealização humana.

Um fato bem comum que envolve a sociologia do conhecimento nos dias de hoje, são conflitos religiosos por exemplo, que se tornam discussão e em outras áreas do país são motivos de grandes guerras civis, e o motivo é por algo desconhecido que cada um crê, e que defende com unhas e dentes por conta de sua fé, do sentimento que o homem constrói dentro de si e pela importância que se dá. O homem passa por cima do direito do outro, da opinião do outro por conta da crença que se tem nessa determinada religião, sua forma e sua idealização foram construídas em volta disso. Nesse contexto podemos notar que ao mesmo tempo que localizamos a sociologia do conhecimento, não encontramos muitas respostas do porquê os homens se manifestam dessa maneira.

2) Quando analisamos as relações sociais que uma empresa desenvolve com seu entorno, a aplicação da sociologia do conhecimento é importante? Por quê?

Podemos dizer que sim, visto que a aplicação da sociologia do conhecimento é muito importante, pois, mostra definitivamente que a empresa precisa conhecer com quem se envolve, quais as intenções desse entorno, e se a empresa possui o mesmo objetivo que a sociedade em que atua, pensando que as empresas tem como principal função, atender as necessidades dos consumidores através da produção de bens e serviços, principalmente quando lidamos com negócios de maior relevância e de segmentos que possam ser mais delicados. Além disto, existem fatores sociais muito importantes em nível cívico, como iniciativas de cunho cultural, social, científico e até mesmo quando tratamos da maneira como a organização preserva os recursos ambientais e culturais de seu entorno.

Por fim, os relacionamentos sociais das organizações oferecem

panorama que está à disposição dos gestores responsáveis . Se os resultados deste levantamento não constituem em si uma ferramenta de

manifestação, elas podem ser mobilizadas na para problematizar e contextualizar as apostas chaves para gerenciar em alguma ocasião da vida laboral da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com