O SEGURANCA DO TRABALHO
Por: reicheljr • 13/9/2022 • Projeto de pesquisa • 274 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
A energia eólica é uma fonte de energia limpa e renovável, o Brasil é o 7° país do mundo em energia eólica (21GW). Temos uma escassa demanda de mão de obra qualificada, onde o mesmo técnico atua em várias usinas simultaneamente, que ocasiona muitas das vezes a falta de manutenção periódica dos equipamentos gerando acidentes de trabalho por falha humana e falha de equipamentos.
Os acidentes relacionados a eletricidade no setor eólico, o mais comum é a sobrecarga dos geradores que ocasiona descargas elétricas altíssimas e incêndios. Por isso, todos os cuidados são necessários na hora de operar e fazer manutenção nas máquinas, afinal, um procedimento incorreto pode acarretar um verdadeiro desastre para a segurança de todos os colaboradores. O conhecimento sobre riscos e consequências e a tomada de ações preventivas são importantes.
Além do risco à vida, as queimaduras advindas desse tipo de acidente também representam problemas seríssimos e podem causar lesões graves no corpo humano, causando inúmeros transtornos para toda vida.
Acidente elétrico em parque Eólico da Raposeira
Dois trabalhadores do parque Eólico da Raposeira no concelho de Vila do Bispo ficaram gravemente feridos após uma descarga elétrica, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro. A descarga elétrica ocorreu num quadro elétrico durante trabalhos de manutenção num aerogerador do parque eólico.
Como evitar acidentes com eletricidade?
Utilizando Equipamentos de Proteção Individual. Cada atividade industrial requer Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) específicos. Improvisar é uma péssima ideia nesse segmento. Um profissional que entra em contato com uma linha energizada, por exemplo, precisa utilizar os EPIs adequados, como luvas, máscaras, calçados, uniformes emborrachados, além de outros materiais isolantes.
...