TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Simulado Gestão Estratégica

Por:   •  11/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 6

Aluno: Lucinelma Vieira de Oliveira   RGM: 22871721

  1. - Ao longo do processo decisório, há ao menos dois elementos fundamentais que envolvem a complexidade da decisão. Estes dois elementos são chamados de ‘complexidade analítica’ e ‘complexidade organizacional’.

Com base nestes dois elementos, enquadre as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

(V) A complexidade analítica está relacionada com a avaliação da situação do ambiente externo da organização.

(V) A complexidade organizacional está relacionada com as preferências das pessoas envolvidas no processo decisório.

(V) A complexidade organizacional envolve a avaliação da situação organizacional.

(F) Conflito de interesses e objetivos está relacionado com a complexidade analítica.

(V) Quando combinadas em dois eixos, a complexidade analítica e a complexidade organizacional resultam em cinco combinações básicas, que são: decisão política,

decisão trivial, decisão operacional, decisão estratégica e decisão tática.

  1. VVVVV
  2. FFFFF
  3. VVVFV
  4. FFFVF
  5. VFFVF

  Resp: C

  1. - O ambiente decisório pode ser entendido a partir das dinâmicas de jogos. Neste ambiente, os jogos podem ser vistos como cooperativos ou não-cooperativos. Com base nestes dois tipos, escolha a alternativa correta.
  1. Nos jogos cooperativos, os jogadores buscam maximizar o resultado da coalizão* por meio da colaboração de todos.
  2. Nos jogos cooperativos, os jogadores buscam maximizar o resultado da coalizão por meio da pressão exercida por uma das partes.
  3. Nos jogos cooperativos, os jogadores buscam maximizar seus resultados individuais, independentemente do resultado coletivo.
  4. Nos jogos não-cooperativos, os jogadores buscam maximizar o resultado da coalizão por meio da colaboração de todos.
  5. Nos jogos não-cooperativos, os jogadores buscam maximizar o resultado da coalizão por meio da pressão exercida por uma das partes.

* Coalizão – aliança, liga ou união entre partes que possuem interesse comum.

Resp: A

  1. - No âmbito de tomada de decisão, a Teoria dos Jogos se tornou uma das principais abordagens utilizada para compreender este fenômeno organizacional. Popularizada por John Nash, a Teoria dos Jogos permite a análise e compreensão de diversas situações relacionadas a tomada de decisão. No sentido das análises baseadas na Teoria dos Jogos, existem algumas classificações, entre as quais estão os chamados ‘jogos simultâneos’.

Com base neste enunciado, escolha a alternativa que corresponde à explicação dos ‘jogos simultâneos’:

  1. Quando os participantes de um jogo simultâneo tomam decisões, fazem isto cientes da decisão dos outros participantes.
  2. Quando os participantes de um jogo simultâneo tomam decisões, fazem isto sem ter conhecimento de quem são os participantes.
  3. Todos os participantes de um jogo simultâneo devem tomar as decisões exatamente ao mesmo tempo.
  4. Quando os participantes de um jogo simultâneo tomam decisões, fazem isto cientes de quem são os participantes.
  5. Quando os participantes de um jogo simultâneo tomam decisões, fazem isto sem ter conhecimento da decisão dos outros participantes.

  Resp: E

  1. - As decisões no âmbito das organizações podem ser entendidas a partir da ideia de jogos com movimentos simultâneos (estáticos) e com movimentos sequenciais (dinâmicos). Estes movimentos podem ser representados visualmente por meio da Matriz de Recompensas e da Árvore de Decisões.

Escolha a alternativa correta, relacionando o tipo de jogo e sua melhor representação.

A) Os jogos com movimentos simultâneos são normalmente representados na Matriz de Recompensas. Os jogos com movimentos sequenciais são normalmente representados pela Árvore de Decisões.

  1. Ambos são normalmente representados pela Matriz de Recompensas.

  1. Ambos são normalmente representados pela Árvore de Decisões.

  1. Os jogos com movimentos simultâneos são normalmente representados na Árvore de Decisões. Os jogos com movimentos sequenciais são normalmente representados pela Matriz de Recompensas
  1. Ambos podem ser representados tanto pela Árvore de Decisões quanto pela Matriz de recompensas, sem prejuízos quanto ao entendimento do jogo.

Resp: A

  1. - Na praça central de uma cidade, o leiloeiro inicia o leilão de salame artesanal. Logo após anunciar o início do leilão, o leiloeiro diz que o valor inicial é de R$ 600 por peça de salame. Após o público permanecer em silêncio, o leiloeiro decide por diminuir o valor para R$ 500. Ainda com o silêncio do público, o leiloeiro decide por reduzir ainda mais o valor, para R$ 400 e assim sucessivamente, até o momento em que o leiloeiro anuncia o valor de R$ 200 e um participante anuncia que arrematará a peça de salame pelo valor de R$ 200, dando fim ao leilão.

Com base nesta história, indique a alternativa que apresenta a resposta correta.

  1. O leilão em questão é um leilão aberto, e é denominado de leilão holandês.
  2. O leilão em questão é um leilão fechado, e é denominado de leilão holandês.
  3. O leilão em questão é um leilão aberto, e é denominado de leilão inglês.
  4. O leilão em questão é um leilão fechado, e é denominado de leilão inglês.
  5. O leilão em questão é um leilão normalmente utilizado em processos licitatórios para fins públicos.

Resp: A

  1. - Leilões são normalmente utilizados como ferramentas para simplificar o processo de compra ou venda de determinado bem ou serviço, além de simplificar também o ambiente de jogo. Seus tipos mais conhecidos são os leilões inglês, holandês e de envelopes fechados.

Com base nisso, escolha a alternativa INCORRETA.

  1. O leilão de tipo inglês possui escala ascendente de lances.

  1. O leilão de tipo holandês possui escala descendente de lances.
  1. No leilão inglês, o leiloeiro fixa um valor mínimo para os lances.
  1. No leilão holandês, o leiloeiro fixa um valor máximo para os lances.
  1. O leilão inglês pode ser classificado como um jogo estático

Resp: E

  1. - Nos leilões, normalmente o vencedor é considerado como beneficiado por sua vitória. No entanto, existem duas situações que indicam se o vencedor foi beneficiado ou não, sendo estas situações a maldição do vencedor e a bendição do vencedor.

Com base nisso, escolha a alternativa correta.

  1. No caso da bendição do vencedor, os participantes do leilão fazem avaliações incorretas e incompletas entre o valor que atribuem (valor privado) e o valor verdadeiro atribuído ao objeto em disputa.
  2. A bendição do vencedor indica que atribuir valor menor implica perda subjetiva, ao passo que a situação simétrica leva o participante de que trata o conceito a arrematar o objeto do leilão com um lance maior que o valor verdadeiro.
  3. No caso da bendição do vencedor, o vencedor do leilão faz avaliações corretas entre o valor que ele atribui (valor privado) e o valor verdadeiro atribuído ao objeto em disputa.
  4. A bendição do vencedor ocorre se os vencedores de leilões sistematicamente adquirem objetos à venda por um valor maior do que o seu valor real.

Resp: C

  1. - Jogos sequenciais são facilmente encontrados no ambiente concorrencial, em níveis que vão desde mercados oligopolistas até mercados de concorrência perfeita. Com base nos aspectos relacionados com o processo de tomada de decisão, explique o que são jogos sequenciais e relacione sua explicação com um exemplo a sua escolha.

Os jogos sequenciais são os jogos em que as estratégias e tomadas de decisão são feitas de forma definida e sequencial, onde as empresas sabem dos passos do seu concorrente e assim podem tomar a próxima decisão para o negócio.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com