O Sistema Toyota de Produção também chamado Lean Manufacturing
Por: Nays Neiva • 28/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 423 Visualizações
Lean Manufacturing
O Sistema Toyota de Produção também chamado Lean Manufacturing, é baseado em um sistema para a redução do desperdício. Seus principais pontos são buscar “zero defeito”; minimizar o desperdício e aperfeiçoar o uso dos recursos escassos; redução de custo e melhoria na qualidade e não ter acumulo de estoque. Assim, com a eliminação do desperdício tem-se a melhoria da qualidade e a diminuição do tempo e custo de produção. Ou seja, o Lean tem como objetivo adquirir apenas a quantidade correta de matérias para cada produção, minimizando o desperdício.
Produção Puxada
O sistema de Produção Puxada (pull system) busca utilizar apenas o material necessário e na quantidade necessária para reduzir ao máximo o estoque. Sendo assim, a produção puxa as peças que foram fabricadas em um processo anterior e assim determinando a quantidade que deve ser produzida a partir desse momento. Nesse sistema, a quantidade a ser fabricada é realizada de acordo com o pedido do cliente, onde buscam a qualidade através do “defeito zero”. Há três tipos de sistemas puxados:
• Sistema puxado com supermercado que também é conhecido como sistema de reposição, onde se trabalha com um estoque mínimo.
• Sistema puxado sequencial pode ser utilizado quando há uma variedade grande de peças que devem ser armazenadas em um supermercado.
• Sistema puxado misto é utilizado ambos as regras dos citados acima e podem trabalhar juntos.
Produção Enxuta
A Produção Enxuta também conhecida como STP (Sistema Toyota de Produção) é vista como uma filosofia de gerenciamento que tem como objetivo eliminar ou minimizar atividades não agregadas ao valor final, buscando otimizar a organização para atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e com baixo custo, ao mesmo tempo aumentando a segurança. Ou seja, ela visa eliminar o desperdício pelo fluxo continuo com que os processos produtivos ocorrem, no tempo e na quantidade certa e pela produção segundo a demanda do cliente. Desse modo, é possível perceber que a Produção Enxuta objetiva o máximo do sistema produtivo, sendo ele fabril ou não.
O Pensamento Enxuto adota como filosofia as seguintes premissas:
• Cliente em primeiro lugar;
• Pessoas são os recursos de maior valor;
• Melhoria Contínua (Kaizen);
• Foco onde as coisas acontecem;
Just in time
Esse sistema objetiva a melhoria do continua do processo produtivo através de um mecanismo da redução ou mesmo eliminação de estoque, onde a matéria prima deve chegar na quantidade correta e no momento exato da produção. A coordenação entre os colaboradores é essencial para que os matérias cheguem no tempo certo para que não haja interrupção da produção. Apesar disso, esse sistema é considerado uma “filosofia”, no qual esta incluso aspectos de administração de matérias, gestão de qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O objetivo desse sistema além de ser a redução de custo busca a eficiência também.
Expressões usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time:
• Produção em estoque
• Eliminação de desperdícios
• Manufatura de fluxo contínuo
• Esforço contínuo na resolução de problemas
• Melhoria contínua dos processos
Kanban
O sistema Kanban utiliza um cartão de sinalização que permite ter o controle detalhado do fluxo de produção ou transportes em uma indústria, com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes e caixas vazias.
O sistema Kanban foi criado pela empresa Toyota na década de 1960, que basicamente trata de um sistema de abastecimento e controle de estoques, fazendo com que não haja abastecimento de materiais antes de solicita-lo do estagio anterior. Onde, são utilizados cartões para o controle e funcionamento do Kanban, cada cartão indica que um material foi utilizado e precisa ser resposto. O sistema Kanban não tem como função reduzir estoques, apenas limita seu nível a um valor máximo.
Kaizen
O Kaizen refere-se à filosofia ou praticas que incidem sobre a melhoria continua na vida em geral. Esse sistema permite baixar os custos e o aprimoramento diário, tendo como objetivo a eliminação dos processos desnecessários, tais como, desperdício de tempo, de matéria prima e entre outros, aumentando também a produtividade.
O Kaizen faz o uso de gestão japonesa, como o controle da qualidade, just in time, kanban, defeito zero, melhoria da produtividade, desenvolvimento de novos produtos e etc. visto isso, as suas principais vantagens são a analise de valor, eliminação de desperdício, padronização e melhor uso da força de trabalho.
5s's
Esse sistema é uma ferramenta do pensamento Lean com base no Kaizen, que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. Seu objetivo é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. Esse sistema funciona a partir do momento em que o individuo internaliza esse conceito e o coloca em pratica, permitindo a melhoria continua na destinação dos materiais.
...