Análise de Sistemas Puxados e Empurrados - Lean Manufacturing
Por: estudante89 • 27/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 129 Visualizações
Aluno: Francisco Nogueira Corrêa
Exercício: 20/03/2019
[pic 1]
Exercício A
01 – Consumidor – Puxado
02 – Supermercado – Puxado
03 – Distribuidor – Empurrado
04 – Empacotamento – Empurrado
05 – Central de Processamento – Empurrado
06 – Agricultor – Empurrado
07 – Fábrica de Papelão – Empurrado
08 – Madeireira – Empurrado
09 – Fábrica de rótulos – Empurrado
Exercício B
01 – O sistema puxado é o mais indicado para o consumidor pois é o que ocorre em nossa realizade, o cliente realiza a compra o item de sua escolha conforme necessidade.
Benefício: O fornecedor compra conforme sua necessidade não sofrendo assim o impacto de produtos perecíveis com prazo de validade determinado como alimentos. O fornecedor pode comprar em diferentes supermercados o produto de sua escolha obtendo melhor preço.
02 – O sistema puxado para o supermercado é o mais indicado pois assim como o consumidor, ele puxa o item do distribuidor conforme demanda do cliente final.
Benefícios: Com o sistema puxado o supermercado consegue diminuir estoques e diminuir perda de produtos perecíveis. Muitas vezes por ser o elo com maior poder de comercialização consegue fazer com que o distribuidor financie seu estoque ou arque com prejuízo de produtos perecíveis.
03 – Sistema empurrado para o distribuidor pois após o empacotamento dos grãos, que é realizado em grandes escalas, este elo da cadeia tem de comprar lotes grandes do empacotamento, o que ocasiona estoque interno.
Vantagens: Este estoque interno é utilizado como amortecedor para abastecer os supermercados que podem ter demandas variadas de acordo com regiões ou épocas do ano, garantindo assim o abastecimento do supermercado e consequentemente do cliente final, além da garantia do produto quando demandado pelo supermercado, o distribuidor consegue ter maior poder de negociação devido ao volume comprado.
04 – Sistema empurrado para o empacotamento, pois devido à mesma pressão exercida no distribuidor, o empacotamento também sofre de seus fornecedores (central de processamento, fábrica de papelão e fábrica de rótulos), sendo assim ele empurra seu estoque ao distribuidor, porém seus fornecedores empurram seus estoques para o empacotamento, fornecendo apenas lotes com grandes quantidades que justifiquem a produção em escala de rótulos, caixas e embalagens plásticas.
Vantagens: Por ser um sistema empurrado, o empacotamento consegue negociar com seus fornecedores um lote maior, porém com um custo por unidade melhor comparado a lotes menores. Produzindo em grandes escalas seus fornecedores consegue baixar preços e o poder de negociação aumenta. Outro ponto favorável é o fato de que mesmo em determinadas épocas do ano onde temos escassez de produto, o empacotamento pode continuar suas atividades e manter a cadeia abastecida do seu ponto para baixo.
05 – Sistema empurrado para a Central de Processamento, pois como seu subfornecedor é o Agricultor e produz em grandes escalas, não é possível realizar o sistema puxado conforme demanda.
Vantagens: Tendo o agricultor como fornecedor principal, ou seja, comprando direto do produtor, o poder de negociação é elevado, sendo possível maior agregação de valor no caso os cereais antes de serem revendidos para o empacotamento. Outro fator favorável é a compra em grandes lotes de produção ou de toda a safra do agricultor, aumentando ainda mais o poder de negociação e baixando o custo pela quantidade elevada adquirida.
06 – Sistema empurrado para o Agricultor, pois com produtos agrícolas, é necessário o plantio e todo o tempo de crescimento até o momento da colheita, atrelado ao fato de que o existem épocas específicas do ano para plantio e colheita de determinados cereais, sendo assim o produto poderá ser encontrado apenas nesta janela de compra, não sendo possível o sistema puxado.
Vantagens: Grandes volumes de vendas dos cereais uma vez que em produção em escala não ocorrerá a venda de pequenos lotes, empurrando assim todo resultado da colheita para seu cliente. Outro ponto levado em consideração é que muitas vezes antes mesmo da colheita ser realizada o produto já está vendido, sendo assim não existe estoque de “produto acabado” pois após a colheita ele já poderá ser direcionado ao cliente Central de Processamento.
07 – Assim como a Central de Processamento, o Sistema Empurrado para a fábrica de papelão é adotado pois não se é possível a adoção do sistema puxado no corte das árvores para abastecimento das madeireiras e posteriormente da cadeia.
Vantagens: Devido ao estoque que impacta em dinheiro que não esta em giro, podemos enxergar o benefício de produção e atendimento de demanda quando necessário, não perdendo assim vendas ou abrindo margens para outros competidores entrarem no mercado. Outro ponto considerado é o fato de que comprando em épocas de corte quando ocorre uma maior oferta, existe uma vantagem no momento da negociação.
...