O Surgimento do TI VERDE - Tecnologia da Informação Verde
Por: diullie • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 602 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/ 6°PERÍODO
ADRIANA ARANHA
CLICIA RAYANE
EDIELSON COSTA REIS
GLEICYMAR DOS ANJOS ARANHA
JEANE PEREIRA COSTA
PAULA LAYANA DA SILVA ALENCAR
RENATA SOUSA
VANESSA PEREIRA
MICROLINS
Paço do Lumiar
2017
ADRIANA ARANHA
CLICIA RAYANE
EDIELSON COSTA REIS
GLEICYMAR DOS ANJOS ARANHA
JEANE PEREIRA COSTA
PAULA LAYANA DA SILVA ALENCAR
RENATA SOUSA
VANESSA PEREIRA
MICROLINS
Relatório de pesquisa em campo apresentado à disciplina Tecnologia e Sistemas de Informações para obtenção da 2ª nota.
Profº Doriedson
Paço do Lumiar
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 HISTÓRICO DA MICROLINS 5
3 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA 6
- 1NTRODUÇÃO
Com o surgimento do TI VERDE (Tecnologia da Informação Verde), é possivel implementar práticas sustentáveis em uma empresa. A TI VERDE envolve os usuários e empresas na conscientização de suas escolhas diante das necessidades e dos impactos que causam no meio ambiente. Problemas como o elevado consumo de energia elétrica (que contribui, também, para a emissão de gases nocivos), a quantidade de insumos não-renováveis utilizada na produção de computadores e periféricos, bem como o descarte de equipamentos antiquado são os mais visíveis no meio ambiente. A TI VERDE está relacionada também a redução de custos.
Contudo, pensando na possibilidade de aplicar o TI VERDE na empresa Microlins, grupos de alunos da instituição IESF- Instituto de Ensino Superior Franciscano, do curso de Administração, realizaram uma visita técnica na empresa em busca de informações com o intuito de implantar o TI VERDE na empresa, visando assim melhorias para a organização. Desta forma, é de grande importância dá a continuidade à leitura desse relatório para que possamos acompanhar a implantação dessa maravilha que é o TI VERDE.
2 HISTÓRICO DA MICROLINS
A Microlins foi fundada em 1991 por Eriovaldo Coelho, com uma escola de informática na cidade de Lins, em São Paulo. Em apenas uma década e meia, a Microlins transformou-se na maior empresa de cursos profissionalizantes do país. Focado no segmento de ensino da micro informática logo conquistou as cidades do Nordeste Paulista instalando as suas filiais. Em suas unidades a Microlins conta mais de 20 milhões de alunos já formados e 100.000 colaboradores, oferecendo mais de 70 opções de cursos profissionalizantes nas áreas Administrativas, Informática, Atendimento, Vendas, Turismo, Idiomas, além de palestras, etc.
No ano de 2010 a Microlins foi adquirida pelo grupo Multi Holding, que hoje é proprietária das marcas Wizard, Yazigi, Bit Company, Skill. Em 2013 o grupo britânico Pearson, focado em educação e edição de materiais didáticos, também proprietário do Financial Time de Londres, comprou a Multi que inclui varias marcas no segmento.
Em 2014, a Microlins de São Luís, teve uma nova gestão com um grupo de associados que começaram a administra-la com franquias nas unidades Maiobão, Cohab, João Paulo. A principio, as unidades citadas anteriormente estavam em condições não muito agradáveis, contudo, essa nova gestão passou a trabalhar em buscas de melhorias para o crescimento da mesma, trabalhando na educação, na estrutura, oferecendo aos seus clientes um ambiente confortável e agradável. Além disso, a Microlins conta comum grupo de profissionais nas duas franquias nas quais foi realizado a presente pesquisa Cohab (figura 01), Maiobão (figura 02).
3 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
A equipe visitou a empresa Microlins (figura 03), localizada no bairro da COHAB, na qual foi realizada uma entrevista com o diretor franqueado da mesma, o Srº. Júlio Lima de Araújo (figura 04), ele relatou sobre sua administração na empresa, as dificuldades para ingressar em um novo sistema e o que faz para a empresa ser sustentável em algumas áreas.
[pic 2] [pic 3][pic 4][pic 5]
No que diz respeito aos contratos dos alunos, por exemplo, eles ainda fazem uso do impresso, porém, este é digitalizado e arquivados em nuvem. Os colaboradores ao realizarem a impressão de documentos os mesmos têm o cuidado de fazer uso da frente e verso de papeis, dessa forma, obtendo um consumo menor.
...