TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Economias verdes a sociedades verdes

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 10

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

 BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

JOSEFA NATÁLIA ROSÁRIO DIAS

DE ECONOMIAS VERDES A SOCIEDADES VERDES

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Química Geral no 1º período, sob orientação da Drª Gracy Karla Rocha Cortês.

Paripiranga-BA

Março de 2015

SPEZIA, Carlos Humberto. Trad., Unesco. De economias verdes a sociedades verdes. 2011.Disponível em < http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=150> acessado em: 26 de janeiro de 2015.

Josefa Natália Rosário Dias

Credenciais do autor

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO- acrônimo de United Nations Educational and Cultural Organization) fundou-se a 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e a segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. As atividades culturais procuram a salvaguarda do patrimônio cultural mediante o estimulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e traições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura. Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação.

Resumo da obra

Livro traduzido de um escritor norte americano, foi usado como instrumento na conferência Rio +20, com o objetivo de transformar esta sociedade em humanos conscientes da preservação do meio ambiente. Separado em onze capítulos e uma introdução, leva a sustentabilidade como tema principal, mostrando os objetivos de desenvolvimento para o milênio.  Nele está contido planos e metas de investimentos na educação, ciência, cultura e informação, tudo isso com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

1.Rumo a um mundo sustentável: plano de ação da UNESCO

O aumento de disparidades, desigualdades e iniquidades sociais, a crescente deterioração do meio ambiente e dos recursos, assim como as simultâneas crises energética, alimentar e financeira, refletem a inadequação do atual paradigma mundial de desenvolvimento. Nenhum modelo de desenvolvimento que deixe um bilhão de pessoas socialmente excluídas, com fome e na pobreza, será sustentável. (p.7)

Para desenvolver sociedades verdes e inclusivas, é necessário maior apoio para auxiliar os esforços africanos por paz, democracia, boa governança, respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais, incluindo o direito ao desenvolvimento e à igualdade de gêneros. (p.8)

A educação possui a chave para a produtividade e o crescimento sustentável, melhora a saúde e a nutrição, a renda e o sustento, criando condições para alcançar todas as metas dos ODMs e da EPT. Nenhum país nunca alcançou um bom nível de desenvolvimento humano sem investimento sustentável em educação. (p.9)

Parecer

Sustentabilidade não é assunto de somente uma nação, estado ou país, e sim de 7 bilhões de pessoas que moram na terra. Esse tema deveria ser adotado para a vida de cada um de nós. Não adianta escrever planos de ação sem coloca-los em prática. Os projetos são realmente muito bons, e se forem colocados em prática, acredito que possamos viver em um lugar melhor. Ao meu ver, a priorização dos problemas da fome nos países mais pobres foi importante, já que muitos esquecem que há pessoas em profunda miséria precisando de ajuda das entidades governamentais.

2.Educar para um futuro sustentável

“A educação é uma alavanca fundamental de mudança, contribuindo para a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável, a equidade e a inclusão. É também um meio de compreender mais amplamente os benefícios sociais, econômicos, políticos e culturais.” (p.13)

A UNESCO está trabalhando em uma revisão internacional de capacitação para o desenvolvimento verde, que mapeará políticas e produzirá ferramentas para o desenvolvimento de currículos e a formação de professores relacionados à capacitação verde. A Organização está atualmente desenvolvendo diretrizes internacionais para a capacitação verde. (p.20)

Parecer

A priorização da educação, é um tema de fundamental importância. O autor define-a como alavanca de fundamental mudança, então a partir dela conseguimos tudo que queremos. A educação abre portas, e a partir daí cria empregos, gerando renda, diminuindo o índice de pobreza que é um dos problemas almejados pela UNESCO. O fator ‘Educação’ é repetido várias vezes. Se priorizarmos a melhora dela desde o primário, aplicando a preservação ambiental e outros fatores de relevância, iremos obter adultos responsáveis que contribuirão para um mundo melhor e assim cumprir tais objetivos.

3.Mobilizar a ciência para as transformações verdes

“Nas sociedades verdes, todas as potencialidades da ciência precisam ser aproveitadas, por meio das ciências naturais e sociais, da tecnologia e do desenvolvimento de capacidade inovadora, incluindo universidades e centros de pesquisa.” (p.23)

A engenharia é de vital importância para o desenvolvimento de soluções de tecnologia ambiental, necessárias para lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável enfrentados pelo mundo atual. Isso inclui áreas como abastecimento de água e saneamento, gerenciamento de resíduos, reciclagem, eficiência energética e conservação, energia renovável, e mitigação e adaptação à mudança climática. (p.30)

Parecer

Nota-se a escassez de pessoas formadas em engenharia e a importância desses profissionais no mundo de hoje. Sem engenheiros não conseguimos soluções para os problemas que temos ou que teremos, pois eles estão mais aptos a resolver do que qualquer um outro profissional. A atitude da UNESCO de fortalecer a engenharia nas universidades é muito louvável pois vai ajudar no incentivo da entrada de novos acadêmicos. Sem a ciência em geral, não conseguimos as possíveis soluções para ter uma vida mais sustentável como, por exemplo, fontes de energia renováveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com